Aprenda a usar as etiquetas do WhatsApp Business

Aprenda a usar as etiquetas do WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do mensageiro feita especialmente para quem tem um pequeno ou médio comércio, e traz uma variedade de funções extras que ajudam no processo de contato com o cliente, sendo uma delas as etiquetas.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que são as etiquetas, como usá-las e também como pesquisar suas mensagens etiquetadas, então fica de olho!

Leia também:

WhatsApp: em breve será possível recuperar mensagens apagadas
Como o WhatsApp ganha dinheiro?

O que são as etiquetas do WhatsApp Business?

WhatsApp Business

As etiquetas fazem parte de um recurso que está disponível apenas na versão Business do mensageiro, já que é voltado principalmente para quem conversa com clientes e fornecedores pelo aplicativo.

Ela permite que você coloque uma etiqueta a uma mensagem ou conversa e, dessa forma, ela fica salva e pode ser encontrada de forma mais rápida. Cada etiqueta pode ter um título, que será exatamente a definição do que encontrar.

O WhatsApp Business já vem com algumas etiquetas prontas, que são as de “Novo Cliente”, “Novo Pedido”, “Pagamento pendente”, “Pago”, “Pedido finalizado” e “Comentários de clientes”. Porém, você pode editar qualquer uma dessas etiquetas ou até mesmo adicionar mais uma que seja exatamente o que você precisa.

Ao todo, é possível criar até 20 etiquetas diferentes, e escolher uma cor para cada.

Dessa forma, você pode organizar algumas conversas e mensagens e depois encontra-las facilmente sem precisar ficar pesquisando dentro do aplicativo. É um recurso muito útil, principalmente para quem conversa com várias pessoas ao mesmo tempo.

Com as etiquetas, dá para ficar sempre de olho naquele cliente que ainda não pagou o pedido e não corre o risco de passar batido, ou separar os contatos etiquetando os fornecedores para encontra-los rapidamente, ou pode separar as mensagens de comentários sobre o produto, entre muitas outras opções.

Agora que você entende as vantagens das etiquetas, confira como cria-las.

Criando etiquetas novas

Se você já quer deixar uma nova etiqueta pronta, que seja diferente das que já vem feitas no aplicativo, é muito simples.

Abra o aplicativo, em seguida escolha a aba Conversas, clique nos 3 pontinhos que aparece no canto superior direito e vá em Etiquetas. Agora é só escolher a opção + Nova Etiqueta e adicionar quantas quiser. Lembrando que o limite é de até 20.

Colocando uma etiqueta em uma conversa

Whatsapp business

Uma das opções do recurso é você etiquetar toda a conversa ao invés de uma simples mensagem. Geralmente é usada para marcar novos clientes, por exemplo, ou fornecedores.

Para isso, abra o WhatsApp Business, e ao invés de tocar uma vez para abrir a conversa com o contato, mantenha o dedo pressionado na tela em cima dela. No menu superior, perto das opções de fixar a conversa, mutar ou arquivar, vai aparecer um ícone de etiqueta também, que será logo o primeiro. É só apertar nele, selecionar a etiqueta que deseja para aquela conversa e depois salvar.

Esse mesmo ícone vai aparecer ao lado do nome do contato, com a etiqueta e a cor selecionada para a categoria que ela pertence.

Como etiquetar uma mensagem

Existe também a opção de você colocar etiqueta apenas em uma mensagem, e não na conversa toda. Pode ser para colocar uma etiqueta de um pedido que ainda não foi pago, por exemplo, ou de um comentário positivo acerca do seu produto.

Para isso você vai selecionar a mensagem dentro da conversa, deixando o dedo pressionado em cima dela. Em seguida, vai nos 3 pontinhos que ficam no canto superior direito da tela e então escolherá a opção Etiquetar. Pronto, agora é só escolher a etiqueta que deseja e apertar em salvar.

Como ter acesso as conversas ou mensagens etiquetadas?

WhatsApp Business

Depois que você já etiquetou suas conversas e mensagens, elas passam a ficar salvas em um espaço dedicado a isso, facilitando com que você as encontre de forma mais rápida do que procurar entre os contatos ou, pior, tentar encontrar uma mensagem dentro de uma conversa.

Para ter acesso a elas, é bem fácil. Abra o WhatsApp Business e então vá nos 3 pontinhos que ficam no canto superior direito. Selecione a opção Ferramentas Comerciais. Ele vai abrir um novo Menu, então desça até a última opção que é Etiquetas e clique nela.

Ao fazer isso, ele vai te mostrar todas as etiquetas que já foram criadas no aplicativo, suas cores, títulos e até mesmo quantas conversas ou mensagens já foram marcadas com ela. Para vê-las é só selecionar a etiqueta desejada.

Ao clicar em “Novos Clientes”, por exemplo, você pode ver a lista dos clientes que você etiquetou com essa categoria e abrir a conversa por ali de forma rápida e prática.

Ah, e ao selecionar uma etiqueta, além de ver as conversas e mensagens que você etiquetou com ela, ainda dá para editar. É só selecionar os 3 pontinhos do canto superior direito e escolher a opção Editar para mudar o nome. Ele também te dá a opção para escolher outra cor ou até mesmo apara apagar aquela etiqueta.

Confira os processos no vídeo abaixo:

Mais vantagens do WhatsApp Business para quem tem um negócio

O WhatsApp Business é uma versão do mensageiro voltada para quem está sempre em contato com clientes, principalmente se você vai começar um pequeno negócio. Ele traz ferramentas bem interessantes como as etiquetas que garantem mais vantagens nesse sentido.

Ele pode ser instalado no mesmo aparelho que já tem uma versão padrão do WhatsApp, porém é preciso que esse aparelho tenha dois chips, já que é necessário um número diferente de telefone para cada serviço.

Se você quer saber um pouco mais sobre as vantagens do WhatsApp Business, e o que ele oferece a mais em relação à versão padrão, confira nosso artigo dedicado ao assunto com todos os detalhes, clicando aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X