WhatsApp Business: o que é e o que oferece em relação ao WhatsApp normal

WhatsApp Business: o que é e o que oferece em relação ao WhatsApp normal

O WhatsApp Business é a solução ideal para quem tem uma pequena e média empresa e pretende ter recursos mais vantajosos para o contato com o cliente ou até mesmo para a divulgação de produtos e de serviços.

Por isso, neste artigo, vamos falar mais um pouco dessa versão comercial do mensageiro, explicar suas vantagens em relação ao WhatsApp normal, e para que você entenda o público alvo.

Leia também:

WhatsApp lança 3 novos recursos de privacidade, dentre eles sair de grupos sem avisar
WhatsApp aumenta para 2 dias o prazo para apagar mensagens enviadas

O que é o WhatsApp Business?

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do famoso mensageiro feita especialmente para quem tem uma pequena ou média empresa, ou comércio, ou para quem é um microempreendedor. Dessa forma, qualquer pessoa que comece uma empresa, mesmo que seja simples e esteja bem no comecinho, pode aproveitar as vantagens que ele oferece.

Isso porque seus recursos são mais voltados justamente para que empresas tenham um contato mais aprimorado com os clientes quando comparado ao WhatsApp normal, além de poder complementar o seu perfil com informações importantes.

Ele pode ser instalado tanto em smartphones Android quanto iPhone e a melhor parte é que dá para ter instalado tanto a versão normal do aplicativo quanto a do WhatsApp Business. Porém, para isso, o seu smartphone tem que ter dois chips, já que é preciso usar um número diferente para cada. Nesse caso, você usa o número de contato da sua empresa para o WhatsApp Business.

Ele foi lançado em 2018, há relativamente pouco tempo, mas já ganhou bastante melhorias e já está fazendo bastante sucesso. Em 2021, já existia mais de 5 milhões de usuários pelo mundo todo usando essa versão do mensageiro.

Como hoje em dia praticamente todo mundo no Brasil tem e usa o WhatsApp em seu smartphone, é uma ótima forma de garantir o contato com os clientes. Além disso, o WhatsApp Business também conta com a criptografia que já é tão famosa no WhatsApp normal, então é totalmente seguro para o seu negócio também.

Essa criptografia de ponta a ponta significa que só quem enviou a mensagem e quem recebeu a mensagem pode ter acesso a ela. Nem o WhatsApp ou qualquer outra empresa tem acesso a essas informações.

Vantagens e desvantagens

WhatsApp Business

Depois de toda essa explicação, fica mais fácil entender como o WhatsApp Business pode ser vantajoso para quem está abrindo uma empresa ou até para quem já tem uma. Entre essas vantagens estão o fato de conseguir ter presença no mensageiro mais usado do mundo, garantindo assim que o cliente possa entrar em contato ou vice versa, já que praticamente todo mundo usa.

Outra vantagem é que ele garante informações básicas da sua empresa de forma fácil para os clientes, além de também facilitar muito a comunicação, com diversas ferramentas que aprimoram esse tipo de contato. Ele também oferece algumas ferramentas que facilitam a comunicação como um catálogo de produtos, etiquetas de mensagens e mensagens automáticas de boas vindas ou respostas rápidas.

As desvantagens do aplicativo só existem mesmo para uma empresa que já começou a crescer demais, já que dessa forma vai ficar limitado a usar apenas um aparelho para responder os seus clientes, e caso o fluxo seja muito grande, não será suficiente. Outra limitação é que no WhatsApp Business não dá para armazenar os perfis dos clientes e não dá para colocar chatbots. Por isso é voltado para pequenas e médias empresas.

Diferenças entre o WhatsApp Business e o WhatsApp normal

Quando você tem um WhatsApp Business e entra em contato com um cliente, para ele a única diferença que sua conta Business terá para uma conta normal será um aviso de que ela é comercial. Fora isso as opções de enviar mensagens são as mesmas, eles podem te colocar em grupos, enviar e receber mídias, e tudo que uma conta normal pode fazer.

A grande diferença está mesmo nas ferramentas extras que o WhatsApp Business oferece para o dono da conta, sendo elas voltadas para a comunicação da empresa com clientes. Ou seja, se você não tem empresa, essas ferramentas não vão servir para nada, então vale a pena continuar com o WhatsApp normal. Mas se você tem uma pequena empresa, elas vão ajudar bastante.

Confira algumas dessas ferramentas exclusivas do WhatsApp Business:

Mensagens automáticas

Um dos recursos mais usados por quem tem o WhatsApp Business para contato com os clientes é o de mensagens automáticas. São mensagens já salvas que são enviadas em determinadas situações. Por exemplo, assim que o cliente manda uma mensagem no contato do seu WhatsApp Business, ele já envia automaticamente uma mensagem de saudação que você deixou programada.

Essa mensagem pode ser apenas uma saudação para que ele saiba que em breve alguém falará com ele ou até mesmo já conter algumas informações que você precisará para o contato. Por exemplo, se sua empresa trabalha com delivery e usa o WhatsApp Business, na mensagem de saudação você já pode pedir para que cliente fazer o seu pedido com os itens necessários para isso como endereço e forma e pagamento.

Outro tipo de mensagem bem interessante com esse recurso é o de ausência. Caso não seja um dia em que sua empresa está em funcionamento ou até mesmo caso seja um período de férias ou recesso, você pode programar uma mensagem com essas informações caso alguém envie uma mensagem nesse período.

O perfil é comercial

Outra ferramenta bem interessante para empresas é que no WhatsApp Business é possível colocar um perfil comercial com informações importantes. Dessa forma você coloca o nome da empresa, o setor ao qual ela pertence, endereços físicos ou eletrônicos como sites, e formas de contato para que o cliente encontre tudo ali de fácil acesso.

Na foto do perfil você poderá colocar a logo da empresa, assim as pessoas podem ter mais confiança no contato ou até mesmo reconhecer sua empresa pela imagem. É uma forma de personalizar a conta do WhatsApp Business com informações que são importantes.

Catálogo com os produtos e preços

Outra ferramenta muito vantajosa para quem usa o WhatsApp Business é que dá para adicionar um catálogo com todos os seus produtos ou serviços e preços. Assim, quando o cliente entra em contato, não é preciso ficar enviando esse catálogo a cada conversa, eles terão acesso a tudo ali no perfil da empresa.

No catálogo ainda é possível adicionar fotos dos produtos, escrever uma descrição de cada um e até adicionar links extras para que os clientes sejam redirecionados para o site da empresa com mais informações. Além de tudo, claro, você já pode colocar os preços para adiantar o atendimento.

O catálogo também serve para serviços prestados.

Lista de transmissão organizada

O WhatsApp Business também conta com uma ferramenta de lista de transmissão, que pode ser um diferencial na hora de divulgar alguma oferta para algum cliente. Nesse caso você pode criar uma lista com diversos clientes, com o número total limite de 256 pessoas por lista. O limite foi imposto pela plataforma para evitar o uso da ferramenta para spam.

Já para a empresa a vantagem é que a mensagem chegará para os clientes como se fosse uma mensagem direta normal e individual, o que dá aquele toque pessoal e uma sensação de exclusividade, principalmente quando é oferta.

Respostas rápidas

WhatsApp Business

Embora muitas pessoas confundam esse recurso com as Mensagens Automáticas, nesse caso é bem diferente. As respostas rápidas são textos e frases que ficam salvos na memória do aplicativo e que são enviados de forma manual quando é preciso, facilitando a comunicação e ganhando tempo para quem precisa atender várias pessoas.

Elas são salvas através de atalhos. Por exemplo, você pode criar uma mensagem bonita de agradecimento depois que o cliente fizer uma compra, dizendo que a empresa agradece a preferência, oferecendo outros serviços ou qualquer coisa do tipo. Então é só salvar com o atalho “obrigado” e pronto. Não será preciso escrever toda a mensagem a cada cliente, ela já tá salva para quando você digitar apenas “/obrigado”.

Nesse caso, ao digitar o atalho a resposta rápida aparece na tela e o atendente pode escolher usá-la ou não. E mesmo selecionando para usá-la, ainda dá para editar alguma coisa antes de enviar, como por exemplo mudando o nome do cliente.

É possível criar quantas respostas rápidas você quiser, e também é possível ver a lista com todas elas de uma só vez, basta digitar / na caixa de conversa que elas aparecerão na tela.

Etiquetas de contatos

Outra ferramenta que ajuda bastante o uso no aplicativo é o uso de etiquetas de contatos. Dessa forma, você poderá separar seus contatos a partir de “grupos”, categorizando cada conta. Para isso é só criar uma etiqueta, escolher um nome e uma cor para ela e aplicar ao contato.

Assim fica mais fácil encontrar grupos específicos entre a lista de contatos, como por exemplo de fornecedores, que podem ter uma etiqueta diferenciada. Também dá para separar os clientes como “cliente novo” ou “cliente frequente” ou “cliente corporativo”, entre outras opções.

Contato rápido através do Facebook e Instagram

Se você usa o Facebook para anunciar sua empresa, ter uma conta no WhatsApp Business pode facilitar bastante para que as pessoas entrem em contato com sua empresa, principalmente se ainda não tem site ou nenhuma outra forma de contato digital.

Dá para criar anúncios que tenham mídia como fotos ou vídeos da empresa e dá ainda para postar o catálogo ou o status do seu perfil do mensageiro, o que facilita bastante na hora da divulgação.

Ainda dá para integrar o seu contato pelo WhatsApp Business tanto no Facebook quanto no Instagram, basta criar uma conta para a empresa nessas redes e adicionar o contato pelo WhatsApp. Assim, os clientes que encontrarem a empresa pelo Instagram, por exemplo, já terão um link direto para contato no WhatsApp.

Links curtos

Ele também permite que você possa criar um link curto para o cliente clicar e já ser redirecionado para a conversa no WhatsApp da sua empresa. Quando ele clica nesse link curto, em um aparelho que já tem o aplicativo instalado, abre automaticamente, facilitando assim o contato.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X