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The Doug
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Ranking mundial de 200 universidades inclui USP e Unicamp

#1 Por The Doug 09/11/2007 - 12:29
Ranking mundial de 200 universidades inclui USP e Unicamp

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp) foram incluídas no ranking das 200 melhores instituições de ensino superior do mundo publicado pelo The Times Higher Education Supplement.

A USP ocupa o 175º lugar, empatada com a Universidade de Massachusetts, Amherst. A Unicamp ficou no 177º lugar, empatada com o University College de Dublin.

A inclusão da Unicamp na lista representou um grande salto. Em 2006, a universidade estava no 448º lugar do ranking.

A USP também evoluiu em relação aos últimos anos: em 2006, a universidade ocupava o 284º lugar e, em 2005, a 196ª posição.

A lista é publicada anualmente pelo The Times Higher Education Supplement e é baseada em um levantamento que inclui a opinião de acadêmicos, de companhias que empregam recém-formados e de estudantes de outros países e pesquisas realizadas pela universidade.

Os dez primeiros lugares do ranking divulgado pelo The Times Higher Education Supplement foram dominados por universidades britânicas e americanas.

Em primeiro lugar no ranking, aparece a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.

Mas as universidades britânicas subiram no ranking e, em 2007, quatro das dez melhores instituições de ensino superior do mundo ficam na Grã-Bretanha, de acordo com o levantamento.

As universidades britânicas de Cambridge e Oxford ficaram empatadas em segundo lugar com a Universidade de Yale, dos Estados Unidos.

O Imperial College de Londres, que estava em nono lugar em 2006, ocupa a quinta posição no novo ranking.

A University College, de Londres, foi uma das universidades que mais subiu no ranking ao pular da 25ª posição em 2006 para o nono lugar neste ano e ficar pela primeira vez entre as dez primeiras.

Nunzio Quacquarelli, diretor da QS, o grupo de avaliação de carreiras e educação que elaborou a lista, destacou a qualidade das universidades britânicas.

"Em um ambiente de crescente mobilidade dos estudantes, a Grã-Bretanha está se colocando à frente como a principal escolha para estudantes do mundo todo", disse Quacquarelli ao jornal The Times.

"Eles examinam com mais atenção a qualidade da faculdade, a diversidade internacional e, claro, a educação que vão receber", acrescentou.

Apesar do bom desempenho das universidades britânicas, a hegemonia das instituições americanas ainda é grande.

Segundo o The Times, os fundos recebidos pela Universidade de Harvard, primeiro lugar no ranking, são de US$ 35 bilhões.

Esta quantia é aproximadamente igual ao fundo anual combinado de todas as universidades inglesas.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/bbc/2007/11/08/ult3278u11.jhtm
foca
foca Highlander Registrado
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#16 Por foca
14/11/2007 - 14:13
Não é uma sala que te ensina e sim quem esta lá na frente falando.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
http://brunofoca.blog.uol.com.br
12 anos de GDH - Ñ tiro dúvida por MP
jose_silva_neto
jose_silva_n... General de Pijama Registrado
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#18 Por jose_silva_n...
14/11/2007 - 16:54
The Doug disse:
Principalmente por recursos. Nem se compara os recursos investidos na Unicamp, por exemplos, com os recursos investidos no Ita. Meu cunhado foi no Ita a uns 2 anos atras e até ficou assustado. Disse q está tudo caindo aos pedaços. As carteiras dos alunos estão todas destruídas e está tudo velho.
Mas tb não tenho como comprovar que o Ita está realmente ruim assim, pois só ouvi falar, mas tb já ouvi várias pessoas falando isso.


Noossa...oO!

The Doug

Metade dos alunos são da pós, então publica muita coisa......

Na boa, o que vou dizer é geral, vale para qualquer instituição universitária do planeta ok ?
Se quantidade de publicações (os famigerados "papers") fosse uma medida fiel de qualidade, o Bunsen (lembra dele ?) seria um dos maiores cientistas que já existiram pois publicou centenas de artigos, mas se
não me falha a memória, só lembram dele por causa do bico de gás dos laboratórios de química.


foca

Não é uma sala que te ensina e sim quem esta lá na frente falando.

Concordo, mas não no caso citado acima, sala do tipo "pós bombardeio aéreo" no way...=P


Fiquem com Deus

Kali
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
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#19 Por rmaiabh
14/11/2007 - 17:47
Recursos de universidades são adquiridos, quando por pesquisa, por parcerias com empresas multinacionais (se fosse utilizado a lógica dos EUA, as empresas desenvolveriam a tecnologia e cobrariam royalties pelo uso das patentes).
Dúvidas? Somente no fórum! Não respondo dúvidas técnicas por MP.
Todos os cogumelos são comestíveis, alguns somente uma vez.
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"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
Gordon
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#20 Por Gordon
14/11/2007 - 20:08
foca disse:
Não é uma sala que te ensina e sim quem esta lá na frente falando.


É com esse otimismo que todo mundo entra na faculdade. Mas a coisa não funciona assim, obriga o aluno a se virar, e isto provavelmente é coisa mais importante que a faculdade ensina.
Cansei da Privada! -- Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu estudo, mais sorte eu tenho. (Adaptado - Thomas Jefferson)
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
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#21 Por rmaiabh
14/11/2007 - 20:18
Gordon disse:
É com esse otimismo que todo mundo entra na faculdade. Mas a coisa não funciona assim, obriga o aluno a se virar, e isto provavelmente é coisa mais importante que a faculdade ensina.


É por isso que se formam menos de 40% dos egressos nas faculdades. A maioria tem preguiça em se virar. E quem se forma (não formar por formar, quem aprende e desenvolve algo com o conhecimento) pode sim ser considerado um guerreiro.

Sala de aula não ensina ninguém, mas ajuda no aprendizado.
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jose_silva_neto
jose_silva_n... General de Pijama Registrado
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#22 Por jose_silva_n...
14/11/2007 - 20:33
Gordon disse:
É com esse otimismo que todo mundo entra na faculdade. Mas a coisa não funciona assim, obriga o aluno a se virar, e isto provavelmente é coisa mais importante que a faculdade ensina.


Autodidata sênior ?
Autonomia em atos, capacidade de pensar sozinho, etc...é fundamental, eu concordo.
Mas a falta de guias de alto nível no início é uma tragédia; as falhas do início se propagam por toda a carreira.

Olha o tipo de gente que nos falta, foi nosso, mas o perdemos...não, na verdade o enxotamos... choramingando.gif

http://www.rfi.fr/actubr/articles/063/article_21.asp
http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u11.shtml

Vou escrever mais um pouco...eu tive a honra de assistir a uma palestra do professor Salmeron, durante a mesma eu me perguntava como puderam fazer isso com ele e com vários outros que participaram do início da UNB.
Para mim foi um crime de lesa pátria, mas não ficou impune, o que somos hoje em termos acadêmicos foi plantado naquela época; com consequências desastrosas para toda a estrutura da sociedade brasileira.


Fique com Deus
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
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#23 Por rmaiabh
14/11/2007 - 21:15
kalicrates disse:
Autodidata sênior ?
Autonomia em atos, capacidade de pensar sozinho, etc...é fundamental, eu concordo.
Mas a falta de guias de alto nível no início é uma tragédia; as falhas do início se propagam por toda a carreira.


Eu diria que um projeto, para dar certo, deve ser conduzido por uma pessoa competente, e o estudo não é diferente. Perdemos também bons professores, como por exemplo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4794596U9#Indice.


Enfim, o tripé aluno interessado, estrutura favorável e tutor competente fazem com que o brilhantismo aflore. Quantos homens realmente brilhantes, ao nível dos grandes pesquisadores viemos nascer nas décadas de 90 e na atual?
Dúvidas? Somente no fórum! Não respondo dúvidas técnicas por MP.
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#24 Por Gordon
15/11/2007 - 11:24
jose_silva_neto disse:
Autodidata sênior ?
Autonomia em atos, capacidade de pensar sozinho, etc...é fundamental, eu concordo.
Mas a falta de guias de alto nível no início é uma tragédia; as falhas do início se propagam por toda a carreira.

Olha o tipo de gente que nos falta, foi nosso, mas o perdemos...não, na verdade o enxotamos... choramingando.gif

http://www.rfi.fr/actubr/articles/063/article_21.asp
http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u11.shtml

Vou escrever mais um pouco...eu tive a honra de assistir a uma palestra do professor Salmeron, durante a mesma eu me perguntava como puderam fazer isso com ele e com vários outros que participaram do início da UNB.
Para mim foi um crime de lesa pátria, mas não ficou impune, o que somos hoje em termos acadêmicos foi plantado naquela época; com consequências desastrosas para toda a estrutura da sociedade brasileira.


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Kali


Talves eu tenha me expressado mal, não é que seja bom ser assim. O ideal é ter bons professores sim (bom professor, no sentido de guia como você disse). Mas já que isto não é realidade, tiramos proveito da situação.
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rmaiabh
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#25 Por rmaiabh
17/11/2007 - 23:45
Gordon disse:
Talves eu tenha me expressado mal, não é que seja bom ser assim. O ideal é ter bons professores sim (bom professor, no sentido de guia como você disse). Mas já que isto não é realidade, tiramos proveito da situação.


Temos sim bons professores, mas faltam também alunos interessados. E quando temos os dois, não temos os recursos necessários. Enfim, uma coisa não vive sem a outra.
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jose_silva_neto
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#28 Por jose_silva_n...
18/11/2007 - 13:46
claitonjs disse:
Tem esse material do Ranking de 2006 (que até onde sei, é o mais recente).

http://oglobo.globo.com/educacao/arquivos/melhoresuniversidades.pdf



Boa tarde,

Página 13, segunda coluna


The National Autonomous
University of Mexico is ranked 74th in the
world, rising from 195th in our first series of
rankings. It is probably the world’s largest
university by student numbers, but it
produces no cited research on the measures
we use. It is also the only institution we list
from Latin America, Africa or Oceania. São
Paulo in Brazil was in our top 200 in 2005
but has now dropped out.

=(


Fique com Deus
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
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#29 Por rmaiabh
18/11/2007 - 21:52
Não é um hanking que define se uma faculdade é boa, mas suas produções e sobretudo, a formação de pensadores. Se uma faculdade forma grandes nomes na ciência, arte e tecnologia, não interessa a posição do hanking, na verdade não interessa o hanking. Temos que parar de preocupar com certas tabulações tendenciosas. Pode ser uma forma de manipulação de opinião.
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#30 Por jose_silva_n...
18/11/2007 - 22:41
rmaiabh disse:
Não é um hanking que define se uma faculdade é boa, mas suas produções e sobretudo, a formação de pensadores. Se uma faculdade forma grandes nomes na ciência, arte e tecnologia, não interessa a posição do hanking, na verdade não interessa o hanking. Temos que parar de preocupar com certas tabulações tendenciosas. Pode ser uma forma de manipulação de opinião.


Você tem toda a razão, é melhor não comparar mesmo, pois as diferenças de nível entre nós e os grandes centros são brutais: Harvard, Caltech, MIT, Oxford, ETH, Tóquio, École Polytechnique, etc, são os geradores de prêmios Nobel, a informática como conhecemos hoje é deles, a tecnologia espacial é deles, fabricantes (fabricantes/projetistas mesmo, não montadoras) de automóveis são deles, montes e montes de medicamentos foram eles que inventaram (e já fomos obrigados a quebrar patentes por que não sabemos projetar medicamentos de ponta), etc,etc,etc.
Enfim, é uma atitude bem mais humilde (e realista da nossa realidade) se não nos compararmos mesmo com os grandes centros.

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