Tudo o que você precisa saber o novo Microsoft Edge, baseado no Chromium

Tudo o que você precisa saber o novo Microsoft Edge, baseado no Chromium

Dia 15 de janeiro, um dia após encerrar oficialmente o suporte extendido para o Windows 7, e após meses de testes, a Microsoft lançou a tão aguardada versão do navegador Microsoft Edge baseado no Chromium, projeto de código aberto lançado pelo Google em 2008 e que é a base de muitos outros navegadores no mercado, incluindo o mais popular da atualidade, o Chrome, e também o Opera, Vivaldi e o Yandex Browser. Neste artigo explicamos a diferença entre o Chrome o Chromium, uma dúvida muito recorrente.

Em relação ao Microsoft Edge, caso você ainda não saiba, esse é o navegador que a Microsoft adotou como o substituto para o Internet Explorer, que nos seus melhores anos chegou a abocanhar 95% do mercado de navegadores, feito alcançado em 2002, devido principalmente a estratégia da Microsoft em colocá-lo como o navegador padrão do Windows, abordagem utilizada desde o lançamento do browser, em 1996.

Link para download do Microsoft Edge

No caso do Edge, a estratégia se manteve, esse é o navegador que acompanha o Windows, ele fez sua estreia em 2015 junto com o lançamento do Windows 10, porém até o momento não atingiu a relevância esperada pela Microsoft, atualmente detém uma quota de mercado de apenas 5,65%, atrás inclusive do Explorer, que ainda é responsável por 7.42%. Com a nova versão do Edge, baseado numa estrutura completamente nova, sai o EdgeHTML e e entra o Chromium e o motor de renderização Blink, podemos dizer que é um renascimento para o navegador da Microsoft, uma forma de tentar com que ele seja mais competitivo.

A Microsoft explicou isso em seu blog que a ideia de alterar o mecanismo parecia fornecer uma melhor compatibilidade para usuários e desenvolvedores da Web. A adesão à comunidade Chromium também envolve o trabalho em conjunto para melhorar o mecanismo. A baixa popularidade do browser também foi citada, E, oficialmente, diz-se que o motivo foi a baixa popularidade do navegador. Além disso, interromper o desenvolvimento de seu próprio mecanismo e mudar para um que já está pronto, é uma forma de conter custos.

Até o logo mudou!

A versão anterior, baseada em EdgeHTML foi completamente removida do mercado, e agora você só pode obter o Microsoft Edge baseado no Chromium. Ele está disponível para para Windows 7 , 8 / 8.1, 10 e também para macOS, Android e iOS. Se você estiver usando o Windows 10 , o novo navegador estará disponível  via Windows Update.

Com a adoção da nova plataforma, o Microsoft Edge ganha uma cara mais de Chrome, na parte visual, mas é bom frisar que ele não é um tipo de clone do Chrome, a Microsoft fez algumas alterações técnicas específicas, além de oferecer três níveis de proteção contra o rastreamento do usuário, solução que o Chrome ainda esstá cogitando adotar. Evidentemente que no Edge o motor de busca padrão é o Bing, o modo de navegação pivado também está disponível (modo InPrivate).

Com a passagem para o Chromium, o Edge se beneficia do número gigantesco de extensões compatíveis com o Chrome. É uma situação similar ao que a Microsoft poderá aproveitar com a decisão de retornar ao mercado de smartphones com aparelhos baseados em sistema Android. Deixando de lado o Windows Mobile e adotando o sistema móvel mais utilizado no mercado seus aparelhos poderão se beneficiar de todos os aplicativos já desenvolvidos para esse sistema, além de disponibilizar para o usuário uma plataforma já que é muito bem aceita.

O novo Microsoft conta com seu próprio repositório de extensões, mas também pode acessar a Chrome Web Store e escolher uma extensão. O processo de instalação é idêntico ao que você já faz no navegador do Google. A Microsoft fala que o Edge será atualizado cerca de oito vezes por ano, ou seja, a cada 6-8 semanas. Depende não da Microsoft , mas do Chromium . O Edge,  assim como o Chrome, deve se adaptar ao esquema de atualização do mecanismo. No caso do Chrome, leva até 10 semanas entre sua nova edição e sua implementação no navegador.

O processo de atualização acontecerá normalmente pelo Window Update, para usuários e pequenas empresas. Organizações maiores, por sua vez, poderão atualizar o navegador via Windows Server Update Services (WSUS), Gerenciador de Configurações e Intune . Também é possível introduzir pequenas atualizações como parte do Patch Tuesday , ou seja, todas as terças-feiras do mês.

Assim como no Chrome, o Edge tem quatro edições: Canary, Dev, Beta e stable. Você pode instalar facilmente cada um deles onde quer que o Edge estável esteja instalado. Ele aparecerá como um item separado nos aplicativos e também terá um ícone de cor diferente. As edições Dev e Canary são atualizadas semanalmente e diariamente, respectivamente.

 

Você também deve ler!

Diferença entre as memórias DDR3/DDR4 e o que esperar da DDR5

Dolby Vision: tudo o que você precisa saber

QR Code: origem e evolução dessa tecnologia que dominou o mundo

Celular abrindo propaganda sozinho, como resolver?

O que é HDMI ARC ?

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X