TOP 5: Novidades do Xbox Series X

TOP 5: Novidades do Xbox Series X

Até que enfim chegaram os Xbox Series X/S. Os consoles da Microsoft dessa nova geração prometem surpreender no quesito desempenho, sobretudo o Series X, que é o que iremos focar.

O novo Xbox possui dois modelos, sendo um mais básico, com menos espaço de armazenamento e recursos, o Series S.

Por outro lado, a versão mais potente, que leva o título de ‘console mais poderoso da nova geração’, é o Series X, que será o rival do PS5.

Sendo assim, iremos tratar apenas das novidades presentes no Series X, que são muitas.

Mas, antes de começar, não deixe de conferir as matérias especiais que fizemos sobre todos os consoles Xbox clicando aqui, aqui e aqui.

Confira agora o nosso top 5.

5.Desempenho Gráfico do Series X

Esse poderoso console, o Xbox Series X, consegue reproduzir imagens em resolução 4K em 120 FPS (quadros por segundo)! Graças à monstruosa GPU RDNA 2 da AMD, é possível aumentar a taxa de quadros por segundos em até 120 em games específicos.

Contudo, há indícios de que outros jogos perdem resolução em detrimento da taxa de quadros. Por exemplo, quando se escolhe a opção de 120 fps, há uma queda na resolução para 1080p.

É uma escolha entre desempenho e gráficos.

Para fazer isso, bastar ir às configurações de áudio e vídeo do console para alterar as opções de resolução e taxa de quadros.

São 16 jogos que conseguem reproduzir 4K em 120, como Gears 5, graças ao sistema de otimização de jogos do Xbox Series X.

Outros games incluem Call of Duty: Black Ops Cold War, The Falconer, Halo Infinity e Ori and The Will of The Wisp.

No entanto, o console consegue reproduzir imagens 4K em 60 fps na maioria dos jogos, o que melhora os detalhes da animação e, sobretudo, diminui o lag, entregando uma experiência muito boa.

Além disso, o console possui o DirectX Raytracing, que renderiza visuais mais realísticos durante o jogo, simulando e a rastreando todos os raios de luz produzidos pela fonte de luz.

Isso permite que reflexos e sombras sejam mais realistas, pois o sistema calcula onde serão refletidos os raios de luz.

VRS (Sombreamento de Taxa Variável) é outro recurso gráfico disponível no Series X. Esse recurso dá mais controle aos desenvolvedores durante a renderização de pixels individuais em uma cena.

Portanto, em vez da placa de vídeo reproduzir os milhões de pixels na cena em questão, é possível que o desenvolvedor priorize efeitos individuais em objetos, ou personagens, específicos.

4.Dolby Vision e Dolby Atmos

Uma novidade presente apenas no Xbox Series X é o suporte ao Dolby Vision, tecnologia que permite um HDR mais avançado, aumentado a precisão das cores e do contraste.

O Dolby Vision tem o padrão HDR10, que faz com o que o console reproduza mais de 68,7 bilhões de cores, mas é necessária uma TV que conte com esse recurso. Confira aqui as melhores TVs para o Xbox Series X.

O áudio fica por conta do Dolby Atmos e o DTS, que consegue entregar uma experiência completa de áudio espacial. É possível escutar a presença dos inimigos, o movimento dos objetos e os sons das vozes com base na posição em que o jogador está.

No entanto, deve-se ficar atento aos jogos compatíveis com esse recurso, como, novamente, Gears 5.

Além disso, um bom fone é um requisito importante. Aqui você pode ler sobre o fone que a Corsair fez especialmente para o Xbox Series X.

3.Retrocompatibilidade e Game Pass no Series X

Series X

Um dos recursos responsáveis pelo sucesso do Xbox One é a retrocompatibilidade, que permite ao usuário acessar jogos das gerações de console anteriores.

Esse recurso está de volta no Xbox Series X, mas com uma  biblioteca bem maior do que a do anterior.

Todos os games lançados para as edições anteriores do Xbox estarão disponíveis para o Series X, exceto aqueles que precisam do Kinect.

Há mais de mil jogos retrocompatíveis disponíveis no Series X que carregam muito mais rápido e são mais estáveis, com quedas de taxa de quadro bem menores.

Além disso, agora, a retrocompatibilidade não é apenas para os jogos, pois é possível usar acessórios do console anterior nesse novo console, como o joystick wireless e o Xbox Elite, bem como os headsets anteriores.

O outro recurso é o Xbox Game Pass Ultimate, que oferece mais de 100 jogos por uma assinatura de R$44,99, que inclui o xCloud, serviço de streaming de jogos da Microsoft.

Há vários jogos grandes disponíveis no Game Pass e, certamente, os títulos da Bethesda entrarão no catálogo em breve.

Por fim, os recursos do xCloud permitem acessar o sistema do Xbox Series X, em que é possível jogar onde quiser, com a progressão do jogo disponível em qualquer dispositivo.

2.Smart Delivery

Smart Delivery é a função que oferece otimizações nos jogos dos consoles anteriores disponíveis na retrocompatibilidade.

Basicamente, é similar a possibilidade de personalizar os recursos gráficos do console, mas de maneira automática, além de garantir a execução do jogo de acordo com o formato do Xbox Series X.

Portanto, isso significa que um jogo do Xbox One, com resolução 1080p em 30 fps, que no Xbox One X fica em 4K/60pfs, será reproduzido em 4K/120fps no Series X.

Os títulos compatíveis serão otimizados de graça aos usuários do Xbox One que fizerem o upgrade para o Series X. Confira a lista dos games que possuem esse recurso.

1.Quick Resume

A novidade mais aguardada do Xbox Series X é o Quick Resume.

O recurso permite que o jogador retorne do estado de suspensão do videogame ao jogo instantaneamente.

Em poucos segundos, é possível retomar o jogo no mesmo local em que o jogador estava, sem carregamentos e inicialização do sistema operacional, como se o game não tivesse sido suspenso.

Além disso, o mais interessante desse recurso é o fato de ser possível transitar entre os jogos da biblioteca e deixá-los em Quick Resume.

No entanto, os games devem ser inicializados anteriormente.

Para o Quick Resume funcionar, o sistema do Xbox Series X armazena os dados do jogo em seu SSD NVMe, permitindo saltar de jogo em jogo sem se preocupar em perder alguma custcene ou luta.

Apesar de não haver confirmação da Microsoft, vários usuários relataram que o recurso permite 4 a 6 jogos (considerando o tamanho e a complexidade) simultaneamente.

Enfim, esse foi o top 5 sobre as novidades do Xbox Series X, que chegou ontem (10) e custa R$ 4.599. Como vimos, esse novo console da Microsoft conta com recursos incríveis, que podem ameaçar a hegemonia da Sony nessa geração.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X