A evolução do Xbox – Primeira geração

A evolução do Xbox – Primeira geração

Hoje (10) é o dia lançamento dos consoles da Microsoft para a nova geração, o Xbox Series X e S. Como já foi dito inúmeras vezes aqui, a empresa do Bill Gates preparou dois novos videogames para essa geração, com a versão Series S contando com um preço bem em conta.

A história do Xbox é marcada por uma relação próxima entre o videogame da Microsoft e o Brasil. Talvez, observando os números e as ações de marketing aqui no país, seja o console que tenha uma proximidade maior com a comunidade brasileira.

Ontem (9), durante a live de comemoração do lançamento dos Series X/S, o diretor de Marketing do Xbox, Aaron Greenberg, mandou um recado em português aos fãs brasileiros.

Confira o Aaron falando nosso idioma aqui.

A comemoração do lançamento do novo Xbox será transmitida ao vivo até amanhã (11) no YouTube, na Twitch e no Facebook Gaming.

Portanto, para comemorar o lançamento dos Xbox Series X e S, preparamos uma série de artigos que irá contar a história do Xbox e a consolidação desse console no mercado.

Além disso, haverá estatísticas curiosidades para os geeks de plantão. Vamo nessa, mas, primeiramente, um pouquinho da história do Xbox.

A história do Xbox

As gerações mais antigas, certamente, devem se lembrar desse videogame que surgiu há quase 20 anos, no finalzinho do remoto ano de 2001.

Mas, para aqueles que não se lembram, é importante ressaltar que um dos maiores nomes da história dos consoles surgiu como um pequeno projeto da Microsoft.

Em 1998, época em que Bill Gates ainda era o chefão da empresa, a Microsoft começou a desenvolver a ideia de criar um console próprio da empresa.

xbox

O time dos engenheiros do DirectX apresentou a ideia diretamente para Bill Gates, que permitiu que fosse criado o primeiro console com arquitetura igual a do PC.

Sendo assim, o sistema do console que, na época, levava o nome de DirectX Box, funcionaria no Windows 2000. Isso permitiu que os desenvolvedores da empresa, acostumados com as funcionalidades de softwares do PC, tivessem maior facilidade ao trabalhar com a arquitetura do console.

Além disso, o processador desse console era duas vezes mais potente que o do PlayStation 2, o líder do mercado na época.

Contudo, faltava um nome atraente para o console, que se tornou Xbox, uma abreviação do nome anterior, apesar das ressalvas do setor de marketing da empresa.

Com isso, a Microsoft desenvolveu pesquisas com o público alvo, que recebeu positivamente esse nome que entraria para a história em alguns anos a frente.

Um novo videogame no mercado

Em 2000, dois anos depois, a Microsoft apresentou para o público o seu novo console, na Conferência dos Desenvolvedores de Videogames. O produto foi divulgado ao público pelas mãos do próprio Bill Gates.

O videogame contava com muitas inovações, devido a sua semelhança com os computadores, aprimorando aspectos da interface de usuário dos videogames de uma forma bastante inovadora para época.

xbox

Porém, o público não ficou completamente convencido, pois, supos que fosse apenas um PC em forma de console.

Apesar dessa reação, a Microsoft continuou a divulgar o console em diversas feiras da indústria, sobretudo na Electronic Entertainment Expo, uma convenção desconhecida, abreviada como E3.  (contém ironia na frase anterior).

Foi exatamente na E3 que a Microsoft apresentou aquilo que seria o primeiro capítulo de sua maior franquia: Halo: Combat Evolved. O jogo nasceu da compra da Bungie pela Microsoft, que desenvolveu esse e outros jogos da série, bem como a franquia Destiny, que fez sucesso na geração que deu adeus hoje.

A intenção inicial da Microsoft era desenvolver um jogo de tiro de perspectiva em terceira pessoa, mas a Bungie decidiu que o Halo usaria melhor as funcionalidades do novo console se fosse um FPS. Não preciso dizer que isso mudou a história do gênero.

No ano seguinte, em janeiro, Bill Gates apresenta o design do Xbox na Consumer Electronics Show (CES). A apresentação contou com a presença de The Rock, um dos atores mais conhecidos atualmente.

Confira o vídeo abaixo.

Aspectos técnicos do primeiro Xbox

Nessa apresentação, Bill Gates revelou os seguintes specs do Xbox:

  • Processador: Intel Pentium III 733 MhZ,
  • GPU: NV2A de 233MHz, desenvolvida pela Nvidia em parceria com a Microsoft, uma variante da GeForce 3.
  • HD: 8 GB
  • Memória Ram: 64 MB DDR.

Controle

O controle do Xbox apresentava as características principais das tendências para joystick no início dos anos 2000.

Xbox

The Duke, apelido do controle em homenagem ao filho do diretor do projeto, contava com duas alavancas analógicas, bem como quatro teclas direcionais e seis botões de ações. Os gatilhos do controle foram a novidade, que se diferenciam do R2 do Dualshock.

O acessório robusto ainda contava com duas entradas para cartões de memórias.

No entanto, a reação do público ao Duke não foi tão favorável que, sobretudo pelo seu tamanho, gerou uma má reputação ao console.

Esse controle entrou para Guinness por ser considerado o maior controle de videogames da época.

Em 2002, após as críticas ao controle exageradamente robusto, a Microsoft decidiu lançar um novo joystick para acompanhar o lançamento do console no Japão.

O Xbox Controller S, apelidado de Akebono, possuía um design semelhante ao controle anterior, mas com um formato menos robusto e com um reposicionamento dos botões.

Apesar do console não conseguir um bom desempenho em relação às vendas no Japão, o novo controle conseguiu atrair elogios do público, o que pavimentou a sua chegada ao mercado ocidental.

Lançamento do primeiro Xbox

Em 14 de novembro de 2001 chegou às lojas o Xbox, com lançamento especial na Times Square.

Nas primeiras 3 semanas, incrivelmente, o console, que custava 299 dólares, vendeu mais de um milhão de unidades.

Não é necessário dizer que um dos principais responsáveis para esse sucesso inicial do console foi o Halo. O jogo, além de ser exclusivo do Xbox, foi um dos títulos que transformou o gênero FPS, vendendo um milhão de cópias nos primeiros meses, um recorde para os padrões da época.

O Xbox foi lançado em outros mercados em 2002, como a Europa e o Japão, mas não conseguiu apresentar os mesmos números do mercado americano.

Xbox
Propaganda do Xbox no Japão

Apenas 123 mil unidades foram vendidas no Japão na primeira semana, comprovando a hegemonia do PS2 no país.

No Brasil, o console nunca foi lançado de maneira oficial, se tornando um videogame de nicho, algo que iria mudar com o próximo lançamento.

Resultados não tão positivos para o Xbox

Com os resultados negativos do console em outros mercados, a Microsoft decidiu reduzir o valor do console para 199 dólares.

No entanto, o alto custo de produção do Xbox fez com que o lucro gerado pelo videogame fosse mínimo, apesar de aumentar o número de vendas.

Com isso, o Xbox foi o segundo console mais bem-sucedido dessa geração, ultrapassando o GameCube da Nintendo e se tornando um dos combatentes da guerra dos consoles.

Xbox Live 

xbox live

Em 2002 surgiu a Xbox Live que, seguramente, é uma das maiores inovações que aconteceram na indústria dos videogames naquele período.

A Xbox Live é a plataforma online para games da Microsoft, lançada em novembro de 2002, que permitiu que os jogadores pudessem jogar online.

Além disso, a Live tornou possível o download de novos conteúdos dos jogos, marcando presença na formação das DLCs, que se estabeleceram na geração seguinte.

Principais jogos do primeiro Xbox

Como dito anteriormente, o primeiro Halo contribuiu diretamente com o alto número das vendas nos EUA.

Halo 2

A franquia exclusiva da empresa ajudou a definir um novo formato para os jogos de FPS. Além disso, o enredo do jogo entrou para história, sobretudo o do Halo 2, que apresenta reviravoltas bem marcantes.

Halo 2 entra como o principal jogo do console devido ao seu sistema multiplayer, que contava com conexão pela Live. Portanto, o jogo permitia que até 16 pessoas duelassem entre si.

A Xbox Live definiu o formato multiplayer online com o Halo, que, eventualmente, se tornou uma das maiores obras-primas do gênero.

Além de Halo 1 e 2, um dos jogos que marcaram a geração foi Star Wars Knights of the Old Republic (KOTOR), que é o principal jogo da franquia Star Wars até os dias de hoje.

O RPG apresenta elementos que o fazem ser um dos maiores jogos ocidentais do gênero. História, gameplay e customização tornaram KOTOR a maior adaptação de Star Wars para a história dos games.

Se você é fã de Star Wars e quer saber um pouco mais sobre KOTOR, confira a lista que fizemos no mês passado sobre os melhores jogos do universo criado por George Lucas.

Por fim, não poderíamos deixar de comentar sobre um dos games que mais fizeram sucesso no Xbox: Ninja Gaiden

Dos mesmos criadores de Dead or Alive, o game pode ser considerado o Dark Souls daquela geração, com um nível de dificuldade bem pesado.

Mas, deixando isso de lado, o game de aventura apresenta gráficos muito legais para a época e conta com mecânicas que não deixam o jogo ficar chato. Os combates ninjas, certamente, são a cereja do bolo.

Outros jogos

Devemos fazer menções honrosas para Elder Scrolls 3: Morrowind, Fable, Star Wars Battlefront II e Beyond Good and Evil, que ajudaram a aumentar o sucesso do console.

Portanto, chega ao fim a primeira parte sobre a história e a evolução do Xbox. O próximo artigo irá apresentar a ascensão do console na geração seguinte.

Sobre o Autor

Avatar de Pablo Nogueira
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X