Hoje em dia é muito comum que um filme, por mais simples que seja, tenha sua pitada de computação gráfica. Foi graças a essa tecnologia que o mundo do cinema conseguiu revolucionar os efeitos especiais e trazer grandes longas com cenas de ação e personagens inimagináveis.
Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre a história dos primórdios dessa técnica no mundo do cinema e conhecer qual foi o primeiro filme a ter computação gráfica nessa linha do tempo.
Leia também:
O que é CGI? 8 filmes que ficaram marcados pelo uso da computação gráfica
Como é possível um filme muito antigo ser lançado em 4K?
Primeiro filme a usar computação gráfica
A computação gráfica hoje em dia permite que os diretores e os atores possam criar coisas surreais nas telonas do cinema, ganhando a capacidade de simular coisas impossíveis graças aos efeitos especiais. Porém, a técnica que hoje é muito avançada, teve seu começo há alguns anos de forma mais sutil.
Antigamente, os efeitos visuais eram feitos usando apenas técnicas de teatro e usando objetos reais. Em 1950 o filme Vertigo de Alfred Hitchcok usou a primeira animação em 3D, e embora ainda não tenha sido uma computação gráfica, foi um pontapé inicial para a chegada dela.
Porém, o primeiro filme com computação gráfica foi Westworld, de 1973. Ele foi um longa de ficção científica que contava a história de um parque de diversões que era dividido em 3 ambientes, um da Roma Antiga, um da Idade Média e um do faroeste americano. Esses locais eram habitados por androides, ou seja, robôs que tinham a aparência humana e que estavam ali para entreter os visitantes do parque. Inclusive, a história ganhou uma adaptação em uma série no ano de 2016.
No caso do filme, a computação gráfica foi usada de forma bem sutil, pixelando a imagem exibida na tela para que ela representasse a visão de um dos robôs do parque, interpretado pelo ator Yul Brynner. Para que isso acontecesse, um simples efeito de pixelização da tela, essas imagens precisaram ser tratadas digitalmente. Confira:
O filme ainda teve uma continuação, chamada de Futureworld, lançado 3 anos depois, em 1976. E ele foi o primeiro filme a contar com uma imagem em 3D, que foi feita com a computação gráfica. Essa imagem mostrada o rosto do ator Peter Fonda digitalizado.
E qual foi a primeira animação feita toda no computador?
Quando um filme é feito todo pelo computador, ele é chamado de animação. Porém, nem toda animação é feita inteiramente pelo computador, já que existem muitas outras técnicas para isso que são usadas até hoje.
Em 1991, a Disney ganhou destaque por usar ferramentas digitais para criar a famosa cena da dança no salão do desenho A Bela e a Fera. Essa cena foi toda feita no computador e isso fez com que fosse aberto um leque de mais opções nesse segmento.
Cerca de 4 anos depois, a Pixar, que é uma empresa associada à Disney, lançou o primeiro filme feito inteiramente com as ferramentas da computação gráfica no cinema: Toy Story, marcando história. Esse salto, combinado com uma história comovente e criativa, foram os ingredientes do sucesso da animação.
Na história, acompanhamos os brinquedos de uma criança chamada Andy que ganham vida quando os humanos não estão por perto, sendo liderados pelo carismático Woody. Mas a chegada de um novo brinquedo, Buzz Lightyear, acaba fazendo com que Woody fique com ciúmes e cause um acidente. Para voltar a ser o herói, Woody sai em busca de Buzz e precisam voltar para casa antes que os humanos sintam sua falta.
Deixe seu comentário