O que é CGI? 8 filmes que ficaram marcados pelo uso da computação gráfica

O que é CGI? 8 filmes que ficaram marcados pelo uso da computação gráfica

Hoje em dia é muito comum que o termo “computação gráfica” seja usado em conversas sobre filmes de cinema e até seriados. Mas o que é CGI e quais são suas implicações na indústria cinematográfica? Por que tantas pessoas reclamam quando um CGI não parece tão realista?

Por isso resolvemos dedicar esse artigo para o tema, explicando não apenas o que é CGI como quando ele é usado e até mesmo dando exemplos de filmes onde é possível ver a técnica em ação com maestria.

Leia também:

O que é meme? Conheça a origem desse fenômeno da Internet
O que é fotografia computacional?

Afinal, o que é CGI?

o que é CGI

CGI é uma sigla que vem do termo em inglês Computer Graphic Imagery, ou seja, imagens feitas com computação gráfica. Isso significa que CGI é qualquer imagem em um filme ou série que usa alguns elementos que foram feitos diretamente no computador, que não existem na “vida real”.

São imagens em 3D para que elas sejam o mais real possível, contando até mesmo com profundidade de campo, que é o que dá aquela sensação de que o elemento está mesmo ali e faz parte do ambiente. Um exemplo é o personagem Hulk, do filme dos Vingadores.

O Hulk não existe, claro, ele foi todo feito no computador e lançado na cena de forma que dentro do filme ele pareça bastante real. Isso também acontece com efeitos especiais e até mesmo alguns lugares e cenários, principalmente naqueles mundos fantásticos.

o que é CGI

O CGI é usado em diversas áreas da tecnologia, mas o seu uso mais comum e corriqueiro é para cinema e TV. Um dos primeiros filmes a contar com a técnica de CGI foi Star Wars – Uma Nova Esperança, lá em 1977, e que até hoje é um filme clássico e que envelheceu muito bem. Outro filme que também usou CGI e marcou a história da técnica foi TRON, em 1982, da Disney.

É por isso que Hollywood se tornou uma grande investidora nesse tipo de tecnologia e ela vem evoluindo e melhorando com o passar dos anos. E também sendo cada vez mais usada. Hoje em dia o CGI é usado em praticamente todo produto de entretenimento, seja em algo mais simples como uma abertura de uma série quanto cenas incríveis com efeitos especiais.

Formas de se usar CGI em um filme

Existem diversas formas de usar o CGI em filmes atualmente, desde colocando elementos totalmente novos quanto modificando alguns. Uma dessas formas é a “figura virtual”, onde as pessoas responsáveis conseguem criar figuras feitas totalmente de forma virtual. Um exemplo disso é Jurassic Park, onde eles criaram dinossauros no computador e colocar na cena.

o que é CGI

Isso pode ser feito com qualquer tipo de modelo CGI 3D criado em computador, não apenas animais, mas criaturas inventadas também.

Outra forma de usar esse processo e entender o que é CGI é a “Captura de movimento”. Nesse caso o personagem não é completamente criado no computador e sim modificado a partir de uma pessoa real. Ou seja, o ator é transformado em um personagem, muitas vezes com características “não humanas”, mas mantendo suas expressões e movimentos.

o que é CGI

Um exemplo disso acontece com o recente filme Alita, onde a atriz é transformada em uma semi-robô.

O CGI também pode ser usado para acrescentar paisagens e cenários, principalmente fantásticos. Nesse caso é usada a “tela verde”, que possibilita com que os responsáveis possam tirar a imagem de fundo no pós-processamento e trocar por alguma imagem feita em computador. É também possível adicionar um elemento em outro cenário.

o que é CGI

Por exemplo, eles podem filmar um helicóptero em um fundo verde e depois adicioná-lo em cenas gravadas em outro local. Em alguns casos os próprios atores se vestem com uma roupa verde para que seu corpo possa ser modificado na cena com o CGI.

8 filmes que ficaram marcados pelo uso da computação gráfica

Hoje em dia essa tecnologia é tão usada que se torna difícil escolher apenas 8 filmes que ficaram marcados pelo uso de computação gráfica e efeitos especiais, por isso escolhemos alguns de muitos nessa categoria. Confira.

Star Wars

Star Wars

Para começar, é impossível não falar em CGI e computação gráfica e não pensar em Star Wars. Em um mundo completamente fictício e duelos de naves e sabres de luz, os filmes da franquia são ótimos exemplos do uso de CGI. O primeiro deles, lançado em 1977, foi um dos pioneiros nessa categoria.

George Lucas conseguiu inventar efeitos de luz para o filme e usou programas de computador para algumas das cenas mais importantes do longa, como a sequência final do combate na Estrela da Morte. Já nos últimos filmes e até mesmo nos seriados recentes da franquia, a técnica é usada com ainda mais maestria, embora em alguns casos eles mantenham as origens usando “fantasias” e maquiagens especiais para alguns personagens.

Jurassic Park

Jurassic Park

Outro filme que envelheceu muito bem e foi um dos pioneiros nessa técnica foi Jurassic Park. Realmente o filme é até hoje reverenciado pelos fãs e eles usaram a computação gráfica tão bem que os dinossauros parecem de fato bem reais, principalmente para algo feito naquela época.

O trabalho foi tão bom que hoje em dia mesmo nas versões atualizadas dos primeiros filmes, os efeitos foram mantidos.

Matrix

matrix

Outro grande sucesso de bilheterias e que ficou marcado pelos efeitos visuais incríveis foi Matrix. O filme trouxe para o cinema algumas cenas e efeitos que nunca tinham sido vistos até então, como um verdadeiro revolucionário para o gênero.

As sequências do filme como a emblemática cena em que Neo desvia das balas se tornaram também icônicas justamente pelo uso bem certeiro dessa técnica.

Planeta dos Macacos

planeta dos macacos

Planeta dos macacos é um filme emocionante, tão emocionante que é muito fácil esquecer que não estamos vendo na tela um animal de verdade. Um dos grandes exemplos de como se usar o CGI com captura de movimentos de forma esplendorosa.

O trabalho do ator Andy Serkins é incrível e é escalado ainda mais pelos efeitos especiais que conseguem fazer com que o personagem macaco ganhe vida nas telas e mostre emoções de forma quase natural.

Senhor dos Anéis

Senhor dos Anéis

Quem já se imaginou conhecendo um ambiente fantástico e cheio de magia e mágica, com certeza se sentiu realizado com Senhor dos Aneis quando o primeiro filme da franquia foi lançado. Ele conta com paisagens de tirar o folego e efeitos especiais incríveis a cada cena.

Um dos grandes destaques do filme é, sem dúvidas, o personagem Gollum, que também foi feito com captura de imagens de um ator real e parece de fato uma criatura de outro mundo. Para a época foi algo muito avançado, revelando uma qualidade superior.

Avatar

Avatar

Embora Avatar seja um filme que divida opiniões, mesmo sendo um sucesso em bilheterias, não dá para negar que ele é um grande exemplo de qualidade gráfica com seus efeitos especiais e uso do CGI.

O próprio diretor James Cameron revelou que o projeto do filme já estava praticamente pronto desde a década de 90, mas não tinha saído do papel ainda porque eles não tinham a tecnologia necessária para dar vida e ele como deveria ser feio. Com a chegada de evoluções na técnica, principalmente de captura de movimentos, ele finalmente viu a luz do dia.

Além dessa técnica, é preciso também destacar a criação do próprio universo do filme, com uma grande diversidade de vida selvagem e totalmente inventada pelo computador.

O Rei Leão

O Rei Leão

O live-action de um dos desenhos mais famosos da Disney é um belo exemplo do uso de CGI no cinema. O filme foi praticamente feito inteiramente no computador, sem captura de movimentos e nem uso de animais de verdades para isso, com apenas um quadro gravado no mundo real.

O filme se destaca por usar uma tecnologia de CGI inédita até então, onde o diretor e os próprios dubladores poderiam se sentir dentro das cenas com o uso de realidade virtual.

Vingadores Guerra Infinita

Vingadores

Hoje em dia o cinema está tomado pelo sucesso dos filmes de heróis, e isso já vem acontecendo há alguns anos. Não é a toa que os longas se tornam cada vez mais ambiciosos e o grande sucesso das cenas de ação de tirar o fôlego é, certamente, o uso de CGI.

Seja para mostrar os diversos poderes dos personagens ou até mesmo criar personagens que não são humanos, o CGI tem um papel fundamental nesse universo. Por isso aqui vamos destacar Vingadores Guerra Infinita.

Um dos grandes destaques desse filme é a chegada de Thanos, que foi feito com excelentes efeitos gráficos e brilha na pele de Josh Brolin. É nesse filme também que muitos personagens aparecem como Groot e Rocket de Guardiões da Galáxia, que também feitos com efeitos visuais, além de poderes incríveis a cada cena.

Fãs cada vez mais exigentes

Com toda a evolução do CGI e com todos esses exemplos de filmes que fizeram o trabalho com essa técnica de forma exemplar, é comum que algumas produções mais recentes acabem sendo criticadas pelos fãs por não parecerem reais o suficiente. A verdade é que o uso do CGI já possibilitou com que os filmes e séries apresentassem trabalhos tão realistas que agora os telespectadores não querem nada menos do que isso.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X