Você já se perguntou como funciona a tecnologia de captura de movimentos que faz com que atores sejam transformados em seres inexistentes com tanta fidelidade nos detalhes? Isso acontece tanto em animações quanto em filmes e até mesmo em jogos hoje em dia.
Hoje nós vamos explicar com mais detalhes como essa tecnologia funciona, o que ela faz e como é possível que seja usada nessas produções. Confira.
Leia também:
O que é CGI? 8 filmes que ficaram marcados pelo uso da computação gráfica
Qual foi o primeiro filme que usou computação gráfica?
O que é essa tecnologia?
Hoje em dia muitas produções contam com animações bastante ricas e muito realistas, e isso é possível graças a tecnologia de captura de movimentos. Ela também é usada em filmes, quando é preciso inserir personagens fantasiosos e que não existe como por exemplo um dragão que conversa com o personagem, ou um macaco inteligente como em Planeta dos Macacos, ou quem não lembra do icônico Gollum de Senhor dos Anéis?
Os exemplos são numerosos hoje em dia, principalmente se você levar em conta também os jogos que contam com esse tipo de tecnologia, como God of War ou animações. Essa tecnologia permite que as feições do ator possam ser passadas para o personagem com todos os detalhes e, principalmente, sua animação. Por isso, no resultado final, o personagem se torna incrivelmente realista.
Como funciona a captura de movimentos?
A captura de movimentos também é conhecida como “mocap”, que é o diminutivo da expressão em inglês (motion capture). É uma tecnologia que consegue gravar os movimentos e as feições dos atores para depois usar essa movimentação como base para a criação de personagens digitais, tanto em 2D quanto em 3D. Esse trabalho é feito pelos artistas digitais e é incrível.
Para que isso seja possível da melhor forma, existem alguns equipamentos dedicados para a técnica. Primeiro, os atores usam uma roupa dedicada, com marcações, para ficar mais fácil de inserir cores e texturas depois, já que na maioria das vezes os personagens nem são humanos. O mesmo acontece com o fundo na hora da gravação, que precisa ser vazio e neutro.
Além disso, eles também utilizam uma câmera para gravar suas feições, já que essa é uma parte muito importante da atuação. É comum também que você veja pontinhos brancos no rosto dos atores, que são usados como mapeamento das expressões. Assim os artistas digitais conseguem passar com mais realismo essas mudanças de expressões, sabendo como é a movimentação exata dos olhos, da boca, da pele como um todo. É um detalhe muito importante.
Após toda a atuação, com tudo tendo sido registrado com as câmeras, essas filmagens são enviadas para os computadores, e então os animadores colocam a mão na massa. São eles que fazem toda a parte gráfica, organizando cada cena, as etapas necessárias para a animação e colocando os detalhes como o visual e as texturas que vão transformar aquele ator no personagem em questão.
Essa tecnologia vem sendo aprimorada cada vez mais e o resultado é muito notável nas ultimas produções que a utilizam. Certamente é algo que revolucionou e continuará revolucionando o mundo do cinema, da TV e dos jogos.
Alguns exemplos de ótimos uso da tecnologia
O processo de captura de movimentos para o cinema teve início em filmes como Star Wars Ameaça Fantasma e até mesmo Senhor dos Anéis, porém hoje em dia está presente em muitos filmes de sucesso e com ótimos atores. Uma das vantagens dessa tecnologia é que, além de garantir um trabalho mais realista, ela permite que o ator ou atriz fique mais livre para interpretar o personagem sem sofrer com quilos de maquiagem ou com roupas pesadas que podem incomodar e até mesmo impedir movimentos.
Com essa evolução da mocap, hoje em dia é possível citar diversos exemplos de grandes performances de atores com a técnica, muitos se tornaram bem notáveis e até mesmo inesquecíveis. O site movieweb fez uma lista com 9 grandes atuações com o uso da captura de movimentos que servem para exemplificar isso.
- Andy Serkis – Caesar
- Andy Serkis – Gollum
- Zoe Saldaña – Neytiri
- Josh Brolin – Thanos
- Toby Kebbell – Koba
- Bill Nighy – Davy Jones
- Benedict Cumberbatch – Smaug
- Mark Ruffalo – The Hulk
- Alan Tudyk – K-2SO
Deixe seu comentário