O que é IMAX? Qual a diferença para uma projeção convencional?

O que é IMAX? Qual a diferença para uma projeção convencional?

IMAX é uma tecnologia que traz para os cinemas uma experiência mais imersiva e com maior qualidade. Os filmes precisam ser gravados no formato específico para garantir uma imagem melhor, além de um áudio aprimorado. Além disso, as salas também são diferenciadas.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é o IMAX e quais são as diferenças básicas entre essa tecnologia e o cinema convencional. Será que o ingresso mais caro vale a pena? Confira.

Leia também:

O que é motion capture? 6 jogos que ficaram marcados pelo uso desta tecnologia
O que é CGI? 8 filmes que ficaram marcados pelo uso da computação gráfica

O que é IMAX?

IMAX

Hoje em dia é comum que alguns dos filmes mais populares cheguem aos cinemas com a tecnologia IMAX para melhor entretenimento. Esse formato começou a existir no Canadá em 1971, inicialmente para documentários, e aqui no Brasil a primeira exibição aconteceu apenas em 1997. Porém foi uma exibição única. O IMAX chegou de fato em terras brasileiras apenas em 2009 no Bourbon Shopping, em São Paulo. O custo da sala foi de quase US$ 1,5 milhão e ela tinha capacidade para 334 pessoas.

Atualmente já é mais fácil encontrar salas de cinema com a experiência IMAX. Aqui no Brasil elas já estão presentes em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Cotia, Campinas e Riberão Preto.

A sigla IMAX vem da frase “image maximum”, ou seja, o máximo de imagem. O slogan dessa tecnologia é “viva a experiência”, e um dos seus grandes diferenciais é que ela usa imagens no formato 1.43:1. Quando expandida nas telas dos cinemas, ela atinge 1.90:1, que é bem próximo do formato 16:9 das TVs.

IMAX

As salas IMAX são diferenciadas para garantir a experiência superior das exibições. O IMAX garante mais imersão na hora de assistir um filme, e entrega uma qualidade técnica superior, tanto para a imagem quanto para o áudio. Para isso, os filmes precisam ser gravados especialmente nesse formato, mesmo que apenas algumas cenas.

Os filmes em formato IMAX são filmados em 70 mm, o dobro dos 35 mm nos filmes convencionais. A diferença é que no IMAX triplica a quantidade de linhas de resolução horizontal, garantindo uma imagem mais nítida e real. Só que ainda é muito caro filmar nesse formato, e por isso é comum que alguns filmes ofereçam apenas algumas cenas específicas filmadas em IMAX.

Outro detalhe que difere o IMAX é que suas salas contam com telas maiores, com resolução de 10.000 x 7.000 pixels, mais do que o dobro em comparação com as telas de cinemas convencionais. Além disso, a tela é côncava, com uma cúpula circular, que faz com que as pessoas tenham uma visão inteira independente da posição em relação a ela.

IMAX

Inclusive as próprias salas de cinema IMAX são diferentes em sua construção. Elas oferecem uma distribuição de poltronas única para que os telespectadores fiquem mais próximos da tela, e nesse caso não dificulta a visualização como nas telas normais. As fileiras não são em linha reta e sim em um ângulo acentuado.

Por fim, um destaque na exibição de um filme IMAX está no uso de uma lâmpada Xenon com bastante brilho, de 15.000 watts. É mais um detalhe que faz com que a imagem seja exibida de forma mais nítida, garantindo uma alta taxa de contraste e trazendo mais realidade às cenas.

Filmar em IMAX é caro e trabalhoso

IMAX

Hoje em dia é comum encontrar versões de filmes em IMAX, mas nem todos eles garantem a experiência completa já que não são todos filmados nesse formato. O primeiro filme gravado todo com equipamentos e câmeras IMAX foi Vingadores: Guerra Infinita. Antes disso o mais perto foi com Sully, um filme de Clint Eastwood, que teve apenas uma cena que não foi gravada com câmeras IMAX.

Isso acontece porque existem ainda alguns impasses nesse tipo de trabalho. Para começar, a própria câmera usada para gravar em formato IMAX é muito grande, e bastante pesada, chegando a 109 quilos. Além disso, também é bem barulhenta. Isso significa que movimentar essa câmera exige muitos suportes e aparelhos específicos, e ainda é preciso um trabalho sonoro extra para retirar os ruídos que ela produz.

IMAX

Outro detalhe é que, por causa do tamanho da tela e do nível de detalhes que ela oferece, os efeitos especiais precisam ser muito bem feitos para garantir um resultado final satisfatório para a audiência.

Com tudo isso, nota-se que o próprio custo para gravar em IMAX é muito maior do que no estilo convencional. Também é necessário mais tempo, já que o equipamento de IMAX consegue gravar pelo menos umas 4 cenas por dia, enquanto no cinema convencional dá para gravar cerca de 10 cenas por dia. Isso equivale a mais custos.

Qual a diferença entre o IMAX e o cinema comum?

Apesar da alta qualidade do cinema IMAX, o cinema convencional ainda continua em alta e isso não vai mudar por muito tempo. Hoje em dia muitas pessoas ainda preferem as salas comuns, principalmente por causa do preço dos ingressos e também mais disponibilidade de horários e assentos.

Por cinema convencional, consideramos aquelas salas com contam com telas retas e com fileiras de cadeiras retas com o piso inclinado. Como já percebemos, ela conta com uma tela menor, com resolução também menor, que chega a 2.048 x 1.080 pixels, quando o IMAX tem resolução de 10.000 x 7.000 pixels. Além disso, os filmes são filmados em 35 mm, enquanto o IMAX é com 70 mm.

Enquanto o cinema convencional oferece uma imagem com boa qualidade, o IMAX ultrapassa esse limite, garantindo alta definição, imagens mais coloridas, nítidas e claras.

IMAX

A própria sala tem uma geometria diferente. Nas salas convencionais, por ter assentos em linha reta, quem senta nas pontas geralmente não tem uma visão muito boa da tela e do filme, assim como quem senta na frente. Já no IMAX, os assentos ficam no formato angular, assim como a própria tela, isso faz com que mesmo quem sente nos cantos possa ter uma boa visão do filme.

Essa geometria também ajuda com o som do filme. No cinema convencional tem alto-falante padrão, que ficam na parte de trás da sala. Já no IMAX eles são digitais, com 21.1 canais de 15.000 wattis, o que oferece uma experiência mais imersiva e um áudio mais cristalino.

Como também citamos, a projeção no cinema convencional é feita a partir de imagens projetadas de lâmpadas xenom tradicionais. Já no IMAX, ele conta com mecanismos de luz a laser com alta potência. São usados projetores digitais 4K que conseguem iluminar melhor a tela.

Mas toda essa qualidade tem um custo, e os cinemas convencionais ainda têm a vantagem da melhor acessibilidade nesse sentido. Tanto para quem faz os filmes, já que filmar no formato IMAX é muito caro e complicado, quanto para quem assiste, já que os ingressos para esses filmes costumam custar as vezes o triplo do preço do comum.

Ainda assim, vale a experiência. Ainda que não seja algo corriqueiro, vale a pena curtir um filme nas salas IMAX para entender melhor como essa tecnologia funciona.

E aí, você já foi em alguma exibição de filme em sala IMAX? Sentiu muita diferença? Acha que o ingresso mais caro vale a pena? Conta aí!

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X