O que é motion capture? 6 jogos que ficaram marcados pelo uso desta tecnologia

O que é motion capture? 6 jogos que ficaram marcados pelo uso desta tecnologia

O Motion Capture, também chamado de captura de movimento, é uma técnica usada nos jogos que permite levar para as telas movimentações, reações e expressões de atores e dublês para que os personagens possam ter um alto nível de realismo. Hoje em dia ela está tão avançada que, em muitos jogos, é como se estivéssemos assistindo uma atuação real do próprio ator ou atriz.

Neste artigo, falaremos mais um pouco sobre essa tecnologia, como ela foi evoluindo e como ela é utilizada para tornar os jogos cada vez mais próximos do realismo.

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As raízes do Motion Capture

A ideia de trazer mais realismo para os jogos não é atual, e os desenvolvedores já buscavam por isso há alguns anos. Um grande exemplo disso é o jogo Prince of Persia, de 1989. Embora na época ainda não existisse a tecnologia de Motion Capture, eles utilizavam uma técnica chamada de rotoscopia, que permite desenhar um contorno em cima de fotos.

Todos os movimentos do joguinho clássico foram feitos em cima de movimentos reais. O criador do jogo, Jordan Mechner, filmou o próprio irmão mais novo, David, fazendo alguns deles, principalmente os de correr, saltar, subir em coisas, e mais.

O avanço da técnica no mundo dos games

Hoje em dia a técnica está bem avançada, e por isso existem várias maneiras e estilos de usá-la. Ela pode envolver pessoas reais e até animais, em diversas situações. A mais comum é aquela em que os atores usam uma roupa toda preta, cheia de bolinhas e com uma câmera no rosto.

Motion Capture

Essas câmeras são responsáveis pelo rastreio das ações dos atores, principalmente suas reações e emoções, além da fala e voz. Já as bolinhas de cores e tamanhos variados servem como base para a captura dos movimentos, sendo uma espécie de referência de posições. Todo esse processo é feito pelos computadores, que conseguem criar um esqueleto virtual e dar vida a um personagem em 3D.

Em alguns jogos, eles utilizam até mesmo as características físicas dos atores e atrizes, principalmente dos mais famosos, para que o personagem seja uma versão deles próprios na tela. Devido a isso, atualmente é fácil identificar rostos de atores de Hollywood em algumas produções mais ambiciosas.

Motion Capture

Sendo assim, ao usar o Motion Capture, é importante tanto que o estúdio conte com o equipamento necessário quanto bons atores, e não são todos que conseguem essa façanha. Isso porque atuar dessa forma requer algumas regras como, por exemplo, um modo de andar sempre igual para que os movimentos possam ser sempre estáveis.

A técnica permite que eles possam pegar algumas nuances dos atores, que são mais complicadas de replicar em uma animação feita a mão. Isso ajuda com que as expressões dos personagens se tornem o mais realistas e orgânicas possível.

Motion Capture

Entretanto, ainda não é uma técnica para muitos. O Motion Capture pode ser feito de forma mais simples, porém os mais avançados exigem um bom equipamento e bastante tempo para que tudo fique pronto. Esses equipamentos não são nada baratos, e em alguns casos eles podem ser usados para capturar apenas os movimentos do corpo ou só do rosto do ator.

Além de atores, também são usados dublês para cenas mais agitadas, como de lutas, cambalhotas, pulos, por exemplo. Essas pessoas passam por treinamentos e utilizam objetos para simular o uso de armas diversas. Também é um trabalho cansativo, já que é preciso ser bastante minucioso no processo e isso requer refazer a cena durante horas.

Hoje em dia essa técnica é tão usada e tão aprovada na comunidade gamer que até o The Game Awards já conta com uma categoria para melhor atuação há alguns anos. Entre os vencedores mais recentes estão: Maggie Robertson (Lady Dimitrescu – Resident Evil Village), Laura Bailey (Abby – The Last of Us Part II), Mads Mikkelsen (Cliff – Death Stranding), Roger Clark (Arthur Morgan – Red Dead Redemption 2), Melina Juergens (Senua – Hellblade), entre outros.

6 jogos que ficaram marcados pelo uso da tecnologia

Como o Motion Capture pode ser usado de diversas formas e atualmente está presente em muitos jogos de sucesso, é difícil escolher apenas 6 que se destacam nessa categoria. Por isso, para essa lista, escolhemos alguns dos jogos de maior sucesso em que as feições e emoções dos personagens se destacam pelo realismo.

God of War

God of War de 2018 trouxe mudanças para a série de jogos e se tornou um marco na franquia. Ele se afasta da mitologia grega para trazer agora uma mitologia nórdica. Kratos agora conta com um novo visual, uma nova arma e está acompanhado do seu filho, Atreus, com quem divide o protagonismo do jogo dessa vez.

Nesse jogo, o ator de Kratos muda, já que Christopher Judge chega para tomar o lugar de T.C. Carson emprestando sua voz e seus movimentos para o personagem. O uso do Motion Capture aqui funciona muito bem, não só porque o porte físico de Christopher ficou mais adequado para a movimentação do personagem, mas também porque ele e o ator Sunny Suljic, que interpreta Atreus, tiveram uma ótima química.

Hellblade: Senua’s Sacrifice

Hellblade: Senua’s Sacrifice é um jogo único, que combina a solução de quebra-cabeças, horror psicológico e um pouco de ação hack-and-slash em alguns momentos. Os jogadores estão na pele de Senua, a personagem principal, que é uma guerreira céltica que viaja pelo mundo desconhecido de Helheim para recuperar a alma do seu amado morto das mãos da deusa de Helheim, Hela.

Melina Juergens, a atriz que dá vida a Senua na técnica de Motion Capture, inicialmente só interpretou a personagem para testar o equipamento. Porém, durante esse teste ela foi tão bem, mostrando emoções tão cruas e poderosas, que a produção a convidou para ser oficialmente a atriz da personagem. Isso deu tão certo que ela até levou o prêmio de melhor atuação naquele ano.

Detroit Become Human

Detroit Become Human é um jogo de emoções, essencialmente. Embora conte com algumas ações e cenas em que é preciso investigar, o foco do jogo está justamente em dar vida a robôs. Em DBH, os androides são criados para satisfazer as vontades dos seus donos, principalmente em tarefas domésticas. Inicialmente eles são apenas robôs, porém tudo começa a mudar quando alguns demonstram ter emoções e agem por conta própria, sem protocolos ou regras.

O jogo não tem apenas um protagonista, já que o jogador joga na pele de 3 personagens principais. Todo o processo é bastante satisfatório, com um ótimo trabalho dos atores e dos produtores, já que o resultado é quase um filme na tela. Esse é um dos casos em que eles utilizam as características físicas dos atores, o que torna tudo mais real.

Valorie Curry, Jesse Williams, e Bryan Dechart interpretam Kara, Markus, e Connor respectivamente. Jesse Williams, inclusive, já é bem conhecido pelo seu papel no seriado Greys Anatomy.

The Last Of Us

Como falar de Motion Capture e não lembrar de The Last of Us? Se o maior trabalho dessa técnica é dar vida aos personagens a um nível que os jogadores possam vê-los como pessoas reais, certamente aqui a promessa foi cumprida. No jogo, acompanhamos Joel e Ellie, que sobreviveram a um futuro apocalíptico onde pessoas se transformam em espécies de zumbi. Ellie é imune ao vírus e, ao que tudo indica, uma chance para que a cura seja descoberta.

Um dos pontos altos do jogo é, sem dúvidas, a química presente entre os atores Troy Baker e Ashley Johnson, que representam os personagens principais. No jogo, cerca de 85% das animações foram feitas através de Motion Capture.

Nesse caso, fica também uma menção mais do que honrosa para a continuação do jogo, The Last of Us – Part II, com técnicas mais avançadas e uma história ainda mais tocante. Um destaque vai para a atriz Laura Bailey, que interpretou uma nova personagem chamada Abby e levou o prêmio de melhor atuação em 2020.

Beyond Two Souls

Beyond Two Souls é um jogo lançado em 2013, e na época do seu lançamento se tornou muito conhecido e comentado principalmente por causa do Motion Capture de qualidade que apresentava. Além disso, o jogo trouxe atores de renome para papeis importantes e que deram vida aos personagens também nas características físicas, como Willem Dafoe e Ellen Page.

É um jogo prin

cipalmente de escolhas, e com algumas cenas de ação em que é preciso pensar rápido. Ele é dividido por capítulos da vida da personagem principal, Jodie, que vão desde a sua infância, adolescência e parte da vida adulta. Existem duas formas de jogar, uma é seguindo a linha do tempo e a outra é seguindo a ordem oferecida pelo próprio jogo.

Death Stranding

Death Stranding não poderia ficar de fora dessa lista, apresentando um dos projetos mais ambiciosos na categoria de Motion Picture. O game conta com nomes de peso, como Norman Reedus, conhecido pelo seu papel em The Walking Dead, Guillermo del Toro, e Mads Mikkelsen, que inclusive ganhou o prêmio em 2019 como melhor atuação no The Game Awards.

O criador do jogo, Kojima, utiliza com sabedoria os elementos cinemáticos para criar um ambiente bem realista para os personagens, porém mantendo sempre a certeza de que os jogos são feitos realmente para jogar e explorar, não apenas para assistir.

O futuro do Motion Capture para os jogos

Como toda tecnologia, o Motion Capture já avançou bastante nos últimos anos, mas precisará continuar avançando para não ficar estagnado e deixar de ser tão especial. Embora atualmente ela já esteja bastante avançada, o que se espera é que no futuro ela se torne mais acessível e menos trabalhosa.

Novas tecnologias podem diminuir o uso de câmeras e dar mais liberdade aos atores e até mesmo dar a chance para usar a técnica também em ambientes externos. No futuro, é possível que o Motion Capture se torne algo mais comum, mas ainda assim trazendo conteúdos valiosos.

E você, curte jogos mais realistas? Quais os títulos você acrescentaria na lista de jogos marcados pelo Motion Capture e qual te marcou mais pessoalmente? Comenta aí!

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