74,5% dos brasileiros jogam games regularmente, revela pesquisa

74,5% dos brasileiros jogam games regularmente, revela pesquisa

Uma pesquisa feita com mais de 13 mil brasileiros em 26 estados revelou que 74,5% dos brasileiros costumam jogar algum tipo de jogo eletrônico regularmente. Aqui se incluem também os joguinhos para smartphones que, diga-se de passagem, é a plataforma principal para jogos. A pesquisa foi feita pela PGB (Pesquisa Game Brasil), que chega a sua 9ª edição.

O levantamento descobriu que a pandemia do novo coronavírus, que começou em março de 2020, fez com que os brasileiros ficassem mais tempo em casa e, consequentemente, jogassem com mais frequência. Em comparação com o ano passado, o público que costuma jogar algum tipo de jogo eletrônico cresceu 2,5%. Assim, podemos dizer que o “público gamer” no Brasil ultrapassou o seu recorde histórico.

Leia também
Gamer termina Elden Ring em menos de 9 minutos
Novo PlayStation Plus terá streaming de jogos e será lançado em junho

Isso significa que de cada 4 brasileiros 3 jogam algum tipo de jogo. A plataforma preferida são os smartphones, que ficam com 48,3% do total. E é até compreensível, já que qualquer pessoa hoje em dia possui um smartphone. E existem centenas, talvez milhares de joguinhos leves que as pessoas baixam apenas para passar o tempo. Sendo assim, é natural que o smartphone seja a “plataforma gamer” preferida dos brasileiros.

Em segundo lugar aparecem os computadores desktops, com 23,3% de taxa de uso. Por fim, fechando o pódio, aparecem os consoles, com uma taxa de uso de 20%. Infelizmente, a pesquisa não especificou quais os consoles favoritos. Os consoles portáteis, como o Nintendo Switch, ficaram apenas com 2,6% de taxa de uso entre os brasileiros. Além disso, 36,9% dos players preferem jogar partidas online com outros jogadores.

Falando em classes sociais, a classe média é quem mais costuma jogar. Eles são 62,7% do público gamer brasileiro. E a classe menos presente em jogos é a D e E, com apenas 11,6%. A classe média alta fica com 12,3% e a classe A fica com 13,5%. Creio que não seja nenhuma surpresa descobrir que a classe que mais joga seja a classe média.

Voltando a falar sobre os smartphones, é interessante perceber que dos jogadores que preferem o smartphone para jogar, 60,4% são mulheres. Ou seja, o público gamer feminino se concentra principalmente nos smartphones. Já o público masculino prefere muito mais o PC e os consoles. Assim, podemos concluir que as mulheres são jogadoras muito mais casuais que os homens.

Abaixo você confere outras informações interessantes sobre o público gamer no Brasil:

  • 49,4% dos gamers brasileiros são negros (pardos e pretos) e 46,6% são pessoas que se identificam como brancas;
  • 72.2% dos jogadores afirmam terem jogado mais durante a pandemia;
  • 81.2% dos gamers já ouviram falar ou acompanham competições de eSports;
  • NFT e Metaverso são assuntos conhecidos por 49,2% e 63,8% do público gamer, respectivamente;
  • 76,5% dos gamers brasileiros consideram os jogos como a principal forma de entretenimento;
  • Jovens entre 20 e 24 anos são a maioria entre os jogadores com 25,5%;
  • 17% dos gamers brasileiros investem em criptomoedas, com o Bitcoin tendo a maior preferência (79,2%);
  • Com o crescimento de 2.5% no número de jogadores no Brasil, esse total passa para 74,5% da população afirmando jogar algum tipo de jogo eletrônico em 2022.

Esses números são interessantes mas não são absolutos. Considerando que a amostragem da pesquisa foi de apenas 13.051 pessoas, podemos concluir que é um universo bem pequeno para tirarmos maiores conclusões. Mesmo assim, é inegável perceber que o interesse por jogos no Brasil vem crescendo cada vez mais.

Fonte: PGB

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X