Qual a diferença entre Ultra HD e 4K?

Qual a diferença entre Ultra HD e 4K?

O mercado de televisores é um dos mais confusos para o consumidor. Há diversos padrões, termos e jogadas de marketing que tornam a escolha de uma nova TV uma tarefa não tão simples, ainda mais para quem não busca uma TV baseada na resolução, e sim analisando o conjunto, todos os recursos, prós e contras que ela oferece.

Atualmente, as TVs vendidas como 4K estão se tornando o padrão. Esses modelos eram bem caros até alguns anos, porém a popularização e massificação no mercado estão deixando essas TVs com preços cada vez mais atrativos, ampliando a possibilidade de aquisição de uma TV mais nova em termos de tecnologia. E agora, com a ebulição da nova geração de consoles, que tem o tal 4K como uma de suas bases, a procura por TVs baseadas nessa resolução será intensificada. Alias, temos aqui no site uma lista das melhores TVs para o Xbox Series S/X e o PlayStation 5.

Números revelados pela Statista comprovam o aumento na adoção de TVs com resolução acima do Full HD nos últimos anos. Em 2017, 62.9% do mercado era dominado por modelos com resolução Full HD, enquanto as 4K representavam apenas 37.1%. Em 2019, vimos uma divisão de 53.5% para o 4K e 46.3% para o Full HD.

Nessa sopa de letrinhas e termos que encaramos em qualquer anúncio de TVs na atualidade é bem certo dar de cara com o 4K e também com UHD, ou Ultra HD. Tanto a imprensa quanto os próprios fabricantes resolveram enfatizar mais o 4K na divulgação, mas tecnicamente o nome correto que deveria ser adotado quando estamos falando desses televisores é o Ultra HD. Neste artigo vou comentar sobre a diferença entre Ultra HD e 4K.

Qual a diferença entre Ultra HD e 4K?

Ambos são resoluções e termos aplicados constantemente como sinônimos, mas o fato é que são bem diferentes e essa confusão de nomenclaturas está presente desde os primeiros modelos de TV com resolução superior ao Full HD.

Quando o mercado de TVs com resolução acima do Full HD começou a ganhar forma – idos de 2013, houve uma divisão entre dois grupos. LG e Samsung adotaram o termo Ultra HD para fazer essa classificação, enquanto outras marcas, como Panasonic e Sony foram para o lado do 4K.

Ultra HD

Ultra HD, UHDTV ou UHD é um conjunto de especificações para o mercado de televisores definido pela International Telecommunications Union (ITU) . Além da resolução, o UHD (UHD-1) também define outros parâmetros para as TVs que o empregam, como o espaço de cores. Em relação à resolução, os números são os seguintes: 3840 x 2160 pixels.

Sim, a resolução que você vê constantemente nos materiais de divulgação das empresas do mercado de TVs. Portanto, as TVs vendidas como 4K utilizam a resolução estabelecida pelo que tecnicamente é o UHD.

diferença entre Ultra HD e 4K

É tão confusa essa relação de termos que UHDTV pode se referir tanto ao 4K como também ao 8K. Assim como o 4K, o 8K, para o mercado de TVs, tem uma diferença de resolução. Enquanto o 4K “real” é 4096 x 2160 pixels, o 8K é 8192 x 4320 pixels. Para o mercado de TVs o 8K é 7680 x 4320 pixels. Tecnicamente o padrão é chamado de UHD-2.

Em 2016 foi estabelecida a UHD Alliance, formada por 35 empresas, incluindo Sony, LG, Panasonic, Samsung, Dolby e Netflix. Essa aliança certificadora é responsável por definir as tecnologias para o mercado de TVs. Aparelhos que recebem o selo da UHD Alliance ( Ultra HD Premium) asseguram que são seguidas as características técnicas estabelecidas, como a resolução 3840 x 2160, profundidade de cor de 10-bit e mais de 90% de cores do espaço de cor P3.

Este ano chegou um novo modo, estabelecido em conjunto com a UHD Alliance e diretores renomados, como Martin Scorsede e James Cameron, para algumas TVs. Trata-se do Filmmaker Mode (modo diretor).

Assim como já existem alguns presets de configuração na TV que alteram parâmetros que mudam completamente a forma como o conteúdo é exibido, esse novo modo vem para deixar a reprodução mais fiel ao que diretores da indústria esperam para suas obras.  Há até um selo especial para que os consumidores possam identificar facilmente as TVs compatíveis.

Filmaker Mode
Filmmaker Mode

A principal característica desse “modo diretor” é desligar certos artificios, como o interpolador de quadros, que estragam totalmente a experiência em filmes e séries.

4K

O 4K (DCI-4K) é um termo implantado pelo consórcio Digital Cinema Initiatives (DCI) que define os padrões para a projeção na resolução 4K e outros aspectos. O 4K tem uma resolução superior ao Ultra HD, já que estamos falando de 4096 x 2160 pixels. Portanto, em termos de resolução, nem de longe o 4K e o Ultra HD são a mesma coisa.

Além da resolução e aplicação técnica – o Ultra HD voltado para monitores e TVs e o 4K direcionado aos projetores, há também a questão do formato da imagem, a relação de aspecto. No cinema a relação de aspecto empregada comumente empregada é 21:9 (ou 14:10 em IMAX ou 19:10 em IMAX Digital) , enquanto em TVs o formato é 16:9 (widescreen). Abaixo está a imagem do projetor CP4220, da Christie, empresa referência no mercado de projetores 4K para cinema.

Além de uma resolução, o 4K também é um método de  gravação de um fluxo de dados, que é compactado no padrão JPEG 2000 com uma taxa de bits máxima de 250 Mbps, 12 bits 4: 4: 4 em cores. Encontrar uma TV com a resolução do “real” 4K é impossível, mas no caso dos monitores é possível, mas em casos raríssimos, como, o já antigo (lançado em 2011), DuraVision FDH3601, da Eizo. Este modelo tem a resolução 4096 x 2160 pixels, assim como o LG 31MU97C-B e 31MU97Z-B.

Há também o conhecido caso do caríssimo iMac 4K, com uma tela Retina que chega bem próximo ao 4K. A resolução é 4096 x 2304 pixels.

Para ficar ainda mais claro a diferença entre Ultra HD e 4K vamos analisar o número de linhas verticais e horizontais que compõe cada um desses dois padrões de resolução.

O Ultra HD duplica o número de linhas da resolução Full HD, que é 1920 x 1080, totalizando 3840 x 2160. Já no caso do 4K é dobrado o número de linhas da resolução 2K, que é 2048 x 1080. O total: 4096 x 2160. Aqui entramos numa outra confusão. A resolução UHD presente nas TVs não representa um salto de 4 vezes em relação aos modelos Full HD. Esse tipo de comparação continua sendo aplicado, mas é incorreto. Como vimos acima o número de linhas que compõe a resolução é apenas dobrado, e não quadruplicado. O salto de 4x em relação ao Full HD aparece apenas na contagem de pixels!

Aliás, pode ser bem desanimador comprovar que em muitos casos uma TV Ultra HD de entrada consegue entregar um resultado com menos impacto do que uma TV Full HD com uma taxa de contraste mais alta, por exemplo. O salto apenas da resolução não é tão impressionante quanto o conjunto de specs de uma boa TV, como pico de brilho mais alto ou uma maior taxa de contraste.

É por isso que hoje em dia, além da resolução Ultra HD, o que realmente acaba mudando completamente a experiência durante jogos ou na reprodução de filmes e séries, é a maneira como essa TV lida com conteúdos em HDR. Lembrando que aqui estou me referindo a modelos que realmente entregam suporte a HDR e não aquelas TVs que utilizam o termo na promoção, mas que, na verdade, não possuem nem os requisitos técnicos necessários para lidar e interpretar esses metadados da maneira correta.

Pronto, agora está solucionada a dúvida sobre a diferença entre Ultra HD e 4K 🙂

Você também deve ler!

Os melhores antivírus para o Windows 10

Os melhores programas para compactar arquivos

Como mudar a senha do Wi-Fi

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X