Qual a diferença entre YouTube Music e YouTube Premium?

Qual a diferença entre YouTube Music e YouTube Premium?

Há pouco mais de quatro anos, em setembro de 2018, para ser mais exato, o Google lançou dois novos produtos. Estou falando do YouTube Music e do YouTube Premium. Ambos chegaram com um modelo de negócio baseado em assinatura mensal.

A proposta do YouTube Music é ser um rival para plataformas de streaming de música já consagradas, como Spotify e Deezer. O YouTube Premium, por sua vez, é a versão brasileira do YouTube Red. Ele permite assistir o conteúdo sem a interrupção de anúncios, fazer download dos vídeos e no começo até se propôs a bancar produções originais, com o YouTube Originals, que já foi descontinuado no começo de 2022.

Leia também
Há 15 anos, Youtube era lançado, relembre fatos de sua trajetória
Como transferir playlists do Spotify para o YouTube Music

Acontece que ambos os serviços são bem parecidos, o que pode acabar gerando dúvidas nos usuários. Algumas pessoas até acham que os dois serviços são a mesma coisa. Mas não é bem assim. Nos próximos parágrafos irei explicar as diferenças entre o YouTube Music e o YouTube Premium.

YouTube Music

O YouTube Music é o serviço de streaming de música da Gigante das Buscas. O grande diferencial desse serviço é a facilidade com que você encontra as músicas. Não é necessário sequer saber o nome da faixa. Basta saber um trecho da letra, por exemplo. O aplicativo possibilita encontrar facilmente músicas, artistas, álbuns e até mesmo shows e remixes.

É importante deixar claro que existem duas versões do YouTube Music. Existe a versão grátis que exibe anúncios entre uma música e outra. E há a versão Premium, que remove totalmente os anúncios e ainda adiciona outros benefícios, como a possibilidade de fazer download das músicas.

Além disso, o YouTube Music na versão paga permite que você assista aos vídeos das músicas, quando disponível. O aplicativo sugere outras faixas com base no seu gosto musical e também com base nas faixas que estão em alta no momento. Além disso, ao optar por pagar uma assinatura, você pode reproduzir as músicas em segundo plano.

O YouTube Music conta com aplicativo para Android, iPhone (iOS) e até uma versão web, para você curtir suas músicas favoritas no computador. Para novos assinantes, o Google disponibiliza uma avaliação grátis de 3 meses. Depois disso, é necessário pagar R$ 16,90 por mês.

YouTube Premium

O YouTube Premium, conforme já mencionamos, é a versão brasileira do YouTube Red. Dos dois serviços ele é o mais interessante, pois permite assistir a qualquer vídeo do YouTube sem anúncios. Além disso, ele inclui todos os serviços do YouTube Music Premium, que já foram explicados acima.

Para muitas pessoas, pode parecer bobagem pagar para assistir ao YouTube, sendo que o serviço é gratuito. No entanto, a exibição de anúncios está chegando em um nível que beira ao insuportável.

Na maioria dos vídeos o usuário precisa assistir dois anúncios. E nem sempre é possível pular as propagandas. Além disso, em vídeos maiores, o YouTube insere anúncios no meio do conteúdo, interrompendo a sua diversão para exibir conteúdo patrocinado. Costumo dizer que assinar o YouTube Premium é um caminho sem volta. Uma vez que você se acostuma em assistir os vídeos sem ser interrompido por anúncios, nunca mais você quer voltar para o “YouTube gratuito”.

Além da remoção dos anúncios, que é a grande e principal vantagem do YouTube Premium, a assinatura do serviço também contempla o download de vídeos e a possibilidade de vê-los em segundo plano. Esta é outra funcionalidade que eu gosto bastante.

Assim como o YouTube Music, o YouTube Premium conta com versão para smartphones Android, para iPhone (iOS) e também com versão web. Novos usuários podem usufruir de um período gratuito, mas depois precisam pagar R$ 20,90 por mês.

Como a assinatura do YouTube Premium também inclui o YouTube Music, não vejo muito sentido em assinar apenas o YouTube Music. É melhor pagar um pouco a mais e ter os dois serviços em uma única assinatura.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X