Em 18 segundos tudo mudou, a partir de um vídeo com essa duração, publicado em uma nova plataforma, uma nova cultura, alicerçada no compartilhamento de vídeos dos mais variados temas, virou uma mania, anônimos ganharam voz numa velocidade jamais vista, e personalidades de outras mídias projetaram ainda mais seu sucesso. O momento exato que tudo mudou foi no dia 23 de abril de 2005, quando o ainda desconhecido Youtube recebeu seu primeiro vídeo, produzido por um dos fundadores desse site que em pouco tempo virou uma tendência, a verdadeira “TV da web”. Neste artigo relembramos fatos curiosos sobre a trajetória do Youtube nestes 15 anos de mercado.
O início como site de namoro
Muitos canais que hoje em dia são verdadeiros canhões de mídia, com números impressionantes de views e inscritos, começaram de forma totalmente despretensiosa e com uma produção amadora, calcado apenas na vontade de produzir aquele conteúdo.
Esse mesmo fator despretensioso e sucesso por acaso têm a ver com a própria fundação do Youtube como empresa e mudanças que foram aplicadas. Você sabia que a ideia dos fundadores do Youtube não era criar um site de compartilhamento de vídeos de qualquer assunto e sim focar em conteúdo de relacionamento?
Isso mesmo, o Youtube surgiu com o propósito de ser uma plataforma em que as pessoas enviam vídeos de si mesmos para que outras pessoas pudessem assistir e decidir se iriam ou não se conectar a elas. A meta era encurtar o caminho para que novas relações fossem estabelecidas, mas a ideia não deu muito certo. Nesta época o nome da plataforma não era nem Youtube, era “Tune In, Hook Up”
Como explicou um dos fundadores do Youtube, Jawed Karim, durante seu discurso na Universidade de Illinois em 2007, ele, assim como Chad Hurley e Steve Chen, não sabiam muito bem como “vender” aquela ideia, e o site não realmente não emplacou em quantidade de vídeos postados, o que fez com que batesse o desespero e Karim começasse a postar vídeos de outros temas, como vídeos de um avião 747 decolando e aterrissando, coisas bem aleatórias mesmo. Com a mudança também veio um novo nome, a partir de fevereiro de 2005, sai “Tune In, Hook Up, e entra Youtube.
Foi justamente esse acaso em torno do conteúdo, apenas uma maneira de preencher o site, que o Youtube encontrou seu caminho, e decolou como o 747 postado por Karim. O Youtube se tornou então uma plataforma aberta e sedenta por receber o que o público estava disposto a postar, de trechos das férias a brincadeiras com cachorros.
O Logo
O icônico logo do Youtube foi criado por Chad Hurley, um dos três fundadores do projeto. Hurley desenhou o logo quando ainda trabalhava na plataforma de pagamento PayPal, empresa que também abrigava os outros dois fundadores do Youtube, Steve Chen e Jawed Karim.
Huyley é formado em artes plásticas pela Universidade Indiana (Pensilvânia). O logo, que sofreu algumas alterações ao longo do anos, inicialmente tinha You em negrito e a palavra Tube (tubo) dentro de uma telinha, que representa uma TV. Youtube em uma tradução livre significa a TV feita por você. Você diretamente no tubo, o produtor do conteúdo. O termo até ganhouma derivação que simboliza um novo tipo de trabalho nos dias de hoje “youtuber”.
O primeiro vídeo e o primeiro viral
O primeiro vídeo do Youtube, que continua no ar até hoje, mostra Jawed Karim, um dos fundadores do site, na época com 25 anos, mostrando um trecho da sua visita ao Zoológico de San Diego, nos EUA. O título do vídeo é tão direto quanto o próprio video: “Me at the Zoo” (Eu no Zoológico).
Este vídeo foi postado quase dois meses após o domínio youtube.com ser registrado. O registro foi feito no dia 14 de fevereiro de 2005 e o vídeo foi postado no dia 23 de abril do mesmo ano. Acumula, até o momento, mais de 91 milhões de views.
No mês seguinte, o Youtube se torna público numa versão beta, e em setembro um dos seus vídeos já tinha recebido mais de 1 milhão de visualizações e tinha um astro brasileiro como protagonista.
Você deve conhecer esse vídeo, o clássico momento em que Ronaldinho Gaucho, nos tempos em que jogava no Barcelona, mostra sua habilidade com a pelota, acertando três vezes seguidas a bola no travessão sem deixar a bola cair. Este viral produzido pela Nike, numa época em que vídeos na internet nem recebiam tal atribuição, foi o primeiro a alcançar 1 milhão de views no Youtube.
Em novembro deste mesmo ano, o Youtube recebeu seu primeiro grande investimento. A Sequoia, empresa de capital de risco, injetou US$ 3,5 milhões na empresa, e em abril de 2006 mais US$ 8 milhões foram adicionados.
Google compra o Youtube e a plataforma se “profisisonaliza”
Em 2006, o Youtube já era um fenômeno. Ocupava a décima posição entre os sites mais visitado do mundo. 65 mil vídeos eram colocados no ar diariamente na plataforma, e a revista Time o elegeu como invenção do ano, atribuindo a ele mérito por ter desenvolvido uma nova maneira de entretenimento que educou, abalou, e chocou milhões de pessoas, de uma forma nunca vista anteriormente.
2006 também foi um ano importante para o Google. Além de ultrapassar o Yahoo, se consolidando como o segundo site mais acessado do mundo, a gigante de Montain View fez sua primeira grande aquisição: a compra do Youtube. No dia 9 de outubro de 2006 vinha a confirmação. Google adquire o Youtube por US$ 1,6 bilhão. Nesta época a plataforma de vídeos tinha 67 funcionários e um grande problema: 90% do seu conteúdo violava direitos de copyright. Situação que o Google foi administrando e resolvendo com o passar da “profissionalização do Youtube”.
A partir da administração do Google, o Youtube mudou em diversos parâmetros, com incentivos claros para que mais pessoas produzissem cada vez mais conteúdo. Em maio de 2007, foi lançado o primeiro programa de parcerias do Youtube para permitir que as pessoas começassem a ser pagas por seus vídeos. Um ano depois o Google decidiu implementar publicidade no Youtube. Em 2011 foi dado mais um passo para o conceito de televisão no Youtube, com a possibilidade de transmissões ao vivo.
Quando foi adquirido pelo Google, o Youtube detinha 100 milhões de visitas diárias, após 7 anos a plataforma ostentava seu primeiro bilhão de visitas mensais. Atualmente, o Youtube tem 2 bilhões de usuários mensais e é o segundo site mais acessado do mundo, atrás apenas do Google.
O Youtube também partiu pra cima de outras plataformas de streaming de uma forma mais estruturada nos últimos anos, com a produção de conteúdo diretamente com sua curadoria, o Youtube Originals, e até uma versão focada nos amantes de música, o Youtube Music, que concorrente com o Spotify e outros serviços.
Outras curiosidades sobre o Youtube
– O vídeo mais visto do Youtube é o clipe da música Despacito, do cantor Luis Fonsi com a participação de Daddy Yankee. O vídeo acumula 6,7 bilhões de visualizações;
– O clipe Gangnam Sytle do cantor coreano PSY foi o primeiro a atingir 1 bilhão de views;
– Um dos youtubers que mais faturam com a plataforma é um garoto de 8 anos, Ryan Kaji. O canal infantil foi o que mais faturou em 2019, arrecadando US$ 26 milhões, segundo a Forbes;
– – Há mais de 50 milhões de criadores de conteúdo no Youtube.
– O vídeo com o maior número de dislikes foi produzido pelo próprio Youtube, Rewind 2008, vídeo de retrospectiva daquele ano. O vídeo conta com mais de 16 milhões de dislikes;
– 500 horas de vídeo são enviadas para o Youtube a cada minuto;
– Mais de 1 bilhão de horas de vídeo do Youtube são vistos por dia;
– 70% dos acessos do Youtube são via dispositivos móveis.
Deixe seu comentário