Os melhores comerciais de empresas de tecnologia no Super Bowl

Os melhores comerciais de empresas de tecnologia no Super Bowl

O crescimento das empresas de tecnologia (para não dizer domínio), resultou, logicamente, em um grande investimento em publicidade, cujo maior símbolo são os comerciais do Super Bowl.

Na última década, a popularidade do futebol americano cresceu bastante no Brasil, portanto, dificilmente você nunca deva ter ouvido falar no Super Bowl. Um dos eventos esportivos mais midiáticos do planeta, O Super Bowl é só fica atrás da final da UEFA Champions League em termos de audiência.

comerciais tecnologia Super Bowl
A última edição do Super Bowl ocorreu em fevereiro deste ano, em Los Angeles.

No entanto, por se tratar da final do esporte mais popular da maior economia do mundo, o preço dos comerciais durante a transmissão do Super Bowl é o mais caro do mundo.

Inclusive, os comerciais mais caros da história foram transmitidos durante o Super Bowl e, curiosamente, foram de empresas de tecnologia.

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Além disso, um dos comerciais mais marcantes da história do Super Bowl, na verdade, de toda a história, foi lançado em 1984 por uma certa empresa cujo símbolo é uma maçã.

Por isso, vamos reunir aqui alguns dos melhores comerciais (e também piores, graças a Mark Zuckerberg) do Super Bowl feitos por empresas de tecnologia.

Melhores comerciais de empresas de tecnologia no Super Bowl

Apple: “1984”

Seria um sacrilégio iniciar essa lista com outro comercial que não fosse esse. O comercial intitulado 1984 da Apple, transmitido no Super Bowl de 1984, foi dirigido pelo premiado Ridley Scott (Gladiador). O comercial é inspirado no livro 1984, de George Orwell, famoso pela trama do controle social exercido pelo “Grande Irmão”.

Com esse enredo, a intenção do comercial da Apple foi cutucar a IBM, enfatizando que o Macintosh libertaria o mundo do domínio da IBM. A agência que produziu o comercial refuta essa ideia, afirmando que a intenção era que o Mac simbolizasse o “ideal de empoderamento”, sendo uma ferramenta para combater a conformidade e promover a originalidade.

1984 é considerado um dos comerciais mais importantes da história, não somente  do Super Bowl, mas também da publicidade e abriu o caminho para os comerciais de tecnologia.

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Atacando a IBM ou não, hoje em dia, ironicamente, a Apple quem domina o setor, sendo o “Grande Irmão” do século XXI. Essa postura, aliás, foi alvo de um comercial da Motorola que também foi ao ar durante o Super Bowl.

Pets.com: “If You Leave Me Now”

Certamente, você nunca ouviu falar dessa empresa, e isso tem um motivo muito importante para a história da internet. Você provavelmente conhece a famosa “bolha da internet”, ou “dot-com bub. Se não, o fato histórico foi bolha especulativa que começou em 1995. Caracterizada pela grande alta das ações das empresas baseadas na internet, a bolha da internet representou, portanto, o valor da nova era da economia.

Infelizmente, a bolha estourou em abril do ano 2000. Entretanto, por outro lado, houve tempo para a realização de um dos melhores comerciais de empresas de tecnologia da história do Super Bowl.

Na verdade, a 34ª edição do Super Bowl ganhou o apelido de “Dot-com Super Bowl”, pois o evento teve 14 comerciais de 14 empresas de internet que estavam no auge antes do sonho acabar.

Pets.com foi uma dessas empresas, que gastou US$ 2,2 milhões em seu comercial em que o mascote da companhia canta a canção “If You Leave Me Now”, grande sucesso da banda Chicago.

Infelizmente, em novembro do mesmo ano, Pets.com declarou falência, mas o comercial eternizou uma das empresas que mais representam o fenômeno da bolha da internet.

Microsoft: “We All Win”

Considerado o melhor comercial do Super Bowl de 2019, We All Win (Todos Nós Ganhamos) deixou muita gente emocionada. Para divulgar o Controle Adaptável do Xbox, a Microsoft enfatizou a importância da inclusão nos videogames.

O comercial reúne algumas crianças apaixonadas por videogames e que possuem alguma deficiência física que limitam suas mobilidades. Essa limitação de mobilidade dificulta o progresso dessas crianças na maioria dos games, e a intenção da Microsoft com o Controle Adaptável do Xbox é eliminar essa dificuldade.

Com isso, o comercial apresenta o relato dessas crianças sobre a importância do controle para eles, sendo uma das peças comerciais de empresas de tecnologia mais tocantes da história do Super Bowl.

Amazon: “Alexas Loses Her Voice”

E se a Alexa perdesse a voz? Esse é o tema do premiado comercial da Amazon que foi ao ar durante o Super Bowl e se tornou o comercial mais visto do YouTube em 2018. “Alexas Loses Her Voice” obteve mais de 50 milhões de views.

O conceito do comercial, como o título destaca, é a hipótese da assistente virtual Alexa perder a sua famosa voz. Desse modo, a Amazon reuniu várias celebridades do alto escalão, como Anthony Hopkins, para substituir a assistente virtual.

Além disso, o comercial inclui a participação de Jeff Bezos. O magnata, à época CEO da Amazon, formula o plano para lidar com a perda da voz da Alexa. Agora, caso a Alexa perca sua voz, pessoas mortas poderão substituir a assistente virtual.

“Alexas Loses Her Voice” é o primeiro dessa lista de comerciais do Super Bowl de empresas de tecnologia que possuem mais de um comercial marcante no evento. Além disso, é um dos comerciais que centram em assistentes virtuais, assim como o próximo da lista.

Google: “Loretta”

Em 2020, dois anos depois do premiado comercial da Amazon, as empresas de tecnologia enfrentavam o início do que é chamado “Caça às Bruxas” pelo governo americano.

O maior problema que o governo enxergava — e ainda enxerga, aliás — no caso das big techs, além do monopólio, é a massiva coleta de dados dos usuários para fins comerciais.

Portanto, o Super Bowl de 2020 marca o período em que as empresas de tecnologia tentam obter uma boa imagem da opinião pública através dos seus comerciais.

O comercial “Loretta” feito pelo Google mostrou uma perspectiva que apela para o sentimento com o fim de mostrar o lado bom da coleta e preservação de dados extremamente privados.

Portanto, a narrativa do comercial foca em um idoso viúvo que pede ao Google Assistente uma série de coisas sobre sua falecida esposa cujo nome dá o título ao comercial.

Duas coisas tornam “Loretta” um dos comerciais mais marcantes da história do Super Bowl não somente entre as empresas de tecnologia. O primeiro é o fato de que a peça publicitária custou US$ 16,8 milhões, sendo o comercial mais caro de toda a história.

Além disso, o idoso que aparece no comercial é o avô de da chefe da divisão de marketing do Google, com a narrativa inspirada em sua história real. 

Squarespace: “Make it Happen”

Talvez esse não seja o comercial mais famoso da Squarespace, plataforma para criação de websites. A empresa de tecnologia marcou o Super Bowl com a série de comerciais do bebê da Squarespace.

No entanto, as razões para a escolha desse comercial que foi ao ar na edição de 2018 do evento se baseiam na presença da lenda Keanu Reeves.

O eterno Neo estrela o comercial recitando a letra da canção Adventures in Success, de Will Powers. “Você é uma pessoa importante. Uma criatura única. Nunca existiu ninguém como você. E nunca existirá. O poder de fazer qualquer coisa que você imagine está dentro de você quando você se descobre de verdade. Faça acontecer…”

Faça Acontecer, ou Make it Happen, sublinha, portanto, a possibilidade de criar o que quiser usando o Squarespace. O que marca esse comercial é o fato de Keanu Reeves ser cliente da empresa desde 2015. O famoso ator utiliza a plataforma para o site da sua companhia de motocicletas.

A Squarespace convidou o ator para estrelar o comercial após descobrir essa informação.

2022: o ano das criptomoedas e do metaverso no Super Bowl

A última edição do Super Bowl marcou o investimento pesado em comerciais por empresas de tecnologia que fazem parte do universo das criptomoedas. O metaverso também não ficou de fora, com um comercial do Meta Quest 2, o primeiro após a empresa de Mark Zuckerberg mudar de nome.

Coinbase, Cypto.com. eToro e FTX fizeram suas estreias no evento, apelidado de “Crypto Bowl” pela imprensa americana. 

O comercial mais marcante dessa edição é o da FTX, a carteira digital de criptomoedas. A produção conta com a participação de Larry David, um dos criadores da série Seinfeld.

Essa propaganda também marca a primeira vez em que Larry David estrelou um comercial. O ator aborda vários marcos da tecnologia e da sociedade durante a história, indo desde a invenção da roda às criptomoedas.

Enfim, também a Coinbase também pode se considerar como uma das empresas de tecnologia com comerciais mais marcantes da história do Super Bowl. O marco aqui, no entanto, não é o comercial, mas sim os seus efeitos.

Após a transmissão do comercial, o site da Coinbase caiu, pois recebeu 20 milhões de acessos em apenas um minuto.

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O comercial da Coinbaise foi parodiado pelo Meta. A nova holding do Facebook postou um anúncio similar para uma transmissão ao vivo do show da banda Foo Fighters após o Super Bowl.

Aliás, nesta edição do Super Bowl, o Meta também conseguiu fazer um dos piores comerciais não só de empresas de tecnologia da história do Super Bowl. O comercial em questão é um anúncio para o novo headset VR da empresa, extremamente difícil de assistir, mas veja se tiver estômago.

Ademais, além dessas empresas, a Amazon foi outro grande nome do setor de tecnologia com um comercial no Super Bowl deste ano. Contando com a presença de Scarlett Johansson e seu marido Colin Jost, o comercial “Mind Reader” aborda a possibilidade de a Alexa conseguir ler as nossas mentes.

Por fim, vale destacar que faltaram alguns comerciais interessantes nessa lista, como o da Intel de 2010, outro do Google do mesmo ano, e de outras grandes empresas de tecnologia. Mas, para não deixar a lista muito longa, optamos por deixar os links abaixo.

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