O que é latência (ping) e qual sua influência na conexão?

O que é latência (ping) e qual sua influência na conexão?

A latência ou ping em uma conexão de internet é um parâmetro muito importante para medirmos a qualidade da conexão, bem como sua velocidade. No entanto, a maioria dos usuários se preocupam apenas com a velocidade da conexão.

Porém, se você joga online, especialmente games de tiro em primeira pessoa, sabe qual a importância da latência (ping) em uma conexão de internet. Neste artigo nós vamos explicar o que é latência e por que ela é tão importante para definir a qualidade de uma conexão à internet.

Leia também
Como funciona o teste de velocidade da internet? 4 opções de velocímetro para você conhecer
Como entender os resultados do teste de velocidade da internet

O que é latência ou ping?

Em termos simples, latência é o tempo que leva para que uma informação seja transmitida de um ponto a outro em um sistema ou rede. Em geral, a latência é medida como o tempo entre o momento em que uma solicitação é enviada e o momento em que a resposta é recebida.

Em redes de computadores, a latência é geralmente medida em milissegundos (ms) e pode afetar a velocidade e a eficiência de uma conexão de rede. Baixas latências são desejáveis para aplicações que exigem respostas rápidas, como jogos online e negociações de ações. Ou seja, a latência diz se um determinado dispositivo conectado à rede está ativo e funcionando e também diz a qualidade da conexão.

O ping foi criado em 1983 pelo engenheiro da computação Michael John Muuss (1958-2000). Ele escreveu o software enquanto trabalhava no Ballistic Research Laboratory. Devido à sua utilidade, o ping foi implementado em um grande número de sistemas operacionais, inicialmente Berkeley Software Distribution (BSD) e Unix, mas depois no Windows e Mac OS X.

O termo ping se tornou acrônimo de Packet Internet Groper (Localizador de Pacotes na Internet).

Qual a utilidade do ping?

Como explicado no tópico anterior, o comando ping faz uma medição, em milissegundos, do tempo que leva para uma solicitação chegar ao destinatário e da resposta chegar ao emissor. Mas, além disso, o ping mede quantos pacotes foram enviados, quantos foram recebidos e se algum pacote se perdeu pelo caminho.

O conceito de latência (ping) é bem similar a uma partida de ping pong (inclusive o nome surgiu daí). Os jogadores são os computadores. A bolinha representa os pacotes de dados. Se os dois jogadores são bons, a partida flui normalmente. Se eles são muito bons, a bolinha viaja mais rapidamente. Mas se um deles comete uma falha, a partida é interrompida.

Da mesma forma, em uma rede de computadores, todos os dispositivos conectados precisam “jogar”, ou seja, funcionar perfeitamente, para que não haja interrupções na comunicação entre os dispositivos.

Portanto, a utilidade do comando ping é justamente medir a velocidade da troca de informações e se está havendo perda de pacotes. Se isso estiver acontecendo, o administrador da rede precisa verificar onde está a falha. Ela pode ser de hardware ou de software.

Como saber a latência da minha conexão?

É muito simples descobrir a latência da sua conexão. Basta abrir o terminal do sistema operacional. No caso do Windows, você abre o menu Iniciar e digita “cmd”, clicando em “Prompt de Comando” em seguida. Quando ele se abrir, você digita o comando “ping” (sem aspas) e depois o endereço da máquina com a qual você quer checar a velocidade de latência.

Na imagem abaixo você confere um exemplo. O comando usado foi: ping hardware.com.br. Dessa forma eu consigo saber se o meu computador está se comunicando normalmente com o servidor onde o nosso site está hospedado. Como você pode ver na imagem, nenhum pacote foi perdido e o tempo de latência foi de 45 milissegundos.

Usuários de macOS podem abrir o Finder, depois ir em Acessórios, depois em Utilitários e procurar pelo terminal. Em distribuições Linux basta usar a combinação de teclas Ctrl + Alt + T. A partir daí você pode repetir o comando, já que ele é universal. Você pode também digitar o endereço IP de um computador em uma rede empresarial (intranet).

Além disso, você pode usar serviços que medem a sua velocidade de conexão. Sites como Speedtest, Fast.com e nPerf fazem a medição das velocidades de download, upload, ping (latência) e outros dados da sua conexão.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X