O que é intranet e pra que ela serve?

O que é intranet e pra que ela serve?

Internet eu sei que você conhece. Mas e intranet você sabe o que significa? Neste artigo iremos tratar sobre este modo de rede. Basicamente a intranet é uma versão “miniaturizada” da internet, acessada por um grupo seleto de pessoas, como os funcionários de uma empresa. Uma intranet moderna reúne dados e processos em um portal, reunindo informações e serviços num único ambiente e fácil navegação.

Muito utilizada no ambiente corporativo, a intranet surgiu em meados dos anos 90, e foi concebida para que o acesso fora da estrutura física da rede daquela companhia não esteja disponível. Caso esse acesso externo seja realizado, como um funcionário home-office consultando alguns documentos ou páginas internas, da intranet, utilizando a internet para realizar essa requisição, dizemos que foi dado início a um processo conhecido como extranet, uma extensão da extranet para que agentes externos consigam utilizar a intranet.

A extranet também pode ter outras composições, quando o site criado pela empresa também permite que fornecedores e parceiros façam o acesso, isto é enquadrado como extranet. A intranet sempre será um ambiente restrito, para o público interno de uma corporação, centro acadêmico ou órgão público.

Com uma intranet devidamente implantada os funcionários da corporação conseguem ter um site com informações pertinentes a eles, transferir arquivos importantes, ter acesso aos boletins informativos, entre outras coisas. Sem uma intranet os funcionários podem ficar refém de conteúdo mal organizado, desatualizado, descentralizado. A intranet centraliza isso, torna o contato do funcionário com a corporação bem mais inteligente. É importante na fase de implementação da intranet uma análise de governança com estudo dos departamentos, verificando os principais conteúdos que irão fazer parte.

A intranet faz uso dos mesmos protocolos (HTML e TCP/IP) e serviços que a internet, inclusive para o acesso os usuários utilizam as mesmas ferramentas de acesso que costumeiramente estão associadas de contato com a internet, como os navegadores web.

Maiores benefícios da intranet

  • Melhoria na produtividade.
  • Facilidade no acesso a dados e informações.
  • Redução no gasto de alguns recursos, como impressão de papel no caso de comunicados.
  • Compartilhamento de recursos,
  • Maior alcance na divulgação das informações internas.
  • Distribuição de softwares e apostilas, dispensando gastos com cursos e treinamentos.

O processo de concepção da intranet possa pelo seguintes passos:

→ Planejamento e diagnóstico

Na primeira etapa é realizado o levantamento das informações e necessidades. Vale destacar que estamos nos referindo a um intranet personalizada, desenvolvida especificamente para as necessidades de cada empresa, uma solução completamente singular. Há também o que é conhecido como “ready-to-go-intranet”, uma versão da intranet que o custo é bem menor, já que alguns parâmetros são pré-estabelecidos.

→ Definição do desenvolvimento

Na segunda etapa será definido se a intranet será desenvolvida pela área de informática da empresa, ou por agentes externos. Caso o desenvolvimento seja repassado para terceiros, haverá a cotação de preços e levantamento das tecnologias para a implantação.

→ Início do projeto

Agora começa a fase de definir e escrever os aplicativos, conteúdos, links, público-alvo, etc.

→ Desenvolvimento

É iniciado o desenvolvimento do layout e programação

→ Testes

Todos os componentes da intranet são testados e uma análise de performance também é realizada

→ Intranet no ar

A intranet é publicada, dando início ao portal de comunicação interna que será utilizada por aquela corporação.

→ Divulgação

A empresa realiza ações de marketing para a divulgação da plataforma para seus funcionários

→ Ajustes

Com base no feedback, hora de “apertar os parafusos” realizar alguns ajustes para reparar links, conteúdos e outros pontos da intranet

→ Monitoramento

Nesta etapa é feita a avaliação da navegação, usabilidade, e levantamento das informações mais acessadas

→ Manutenção

Além de manter o monitoramento sempre no horizonte, a etapa de manutenção também é responsável por planejar as próximas ações com a intranet, e a evolução do conjunto de ferramentas a curto, médio e longo prazo.

 

Evidentemente que a segurança também não pode ser neglicenciada. Uma boa intranet precisa ter como guia a implementação da criptografia das informações no banco de dados, configurações do servidor web, controle de acesso a dados/informações por meio do log e controle de permissão do usuário.

Com a evolução das plataformas e uso de múltiplos dispositivos, a intranet também evoluiu para o uso em smartphones. Recentemente a empresa alemã Bayer lançou o aplicativo BayerNet. Esse app permite que os colaboradores acompanhem notícias e redes sociais da companhia em qualquer lugar do mundo. O app que combina elementos de intranet com extranet permite até que o download seja feito por pessoas fora da companhia. Evidentemente o acesso é mais limitado e com uma interface um pouco diferente.

Além da boa concepção e implementação, muitas empresas que utilizam a intranet estão constantemente tentando melhorar a relação do funcionário com a plataforma. Na primeira fase da intranet, nos anos 90, o modo arcaico da plataforma acabou criando uma certa rejeição. Atualmente, ajustando a forma de comunicação com o gigantesco universo das redes sociais, muitas intranets conseguem criar um ambiente que motiva a usabilidade, apostando em interatividade e layouts caprichados.

 

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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