Os melhores encurtadores de links

Os melhores encurtadores de links

No ano passado o Google tomou uma decisão que deixou muitos usuários revoltados, o encerramento do seu serviço de encurtamento de links, o goo.gl, que estava ativo desde 2009. A decisão foi tomada porque a companhia está apostando em uma alternativa mais funcional, o  Firebase Dynamic Links (FDL), permitindo que desenvolvedores direcionem o usuário para uma tela específica de um app, por exemplo, aumentando a chance de conversão.

Os encurtadores de link podem ser utilizados para diversas finalidades, como alguns links são bem extensos esses encurtadores acabam atuando como um meio de deixar aquela URL mais “amigável” e personalizada. Com o advento do Twitter, com sua limitação inicial de 140 caracteres, os encurtadores ganharam ainda mais espaço e importância. O próprio Twitter desde 2011 incluiu um encurtador de links na plataforma. Todos os links publicados em Tweets são encurtados usando o serviço t.co.

Além de tornar as URLs menores, serviços encurtadores de link também permitem que seja feito o acompanhamento da interação externa com aquele link, tendo a informação de quantas pessoas clicaram e qual a origem do clique. Para SEO e campanhas de marketing digital essa possibilidade é fundamental.

Neste artigo separamos os melhores encurtadores de links que você pode utilizar 🙂

Bit.ly

Começamos com o Bit.ly, lançado em 2008. Este serviço permite criar facilmente seus links encurtados, além de oferecer um painel com um design bem moderno e funcional que reúne diversas estatísticas sobre como o link está performando. É possível consultar a quantidade de cliques, origem do clique, localização, e muitas outras informações se você fizer a para o modo upgrade.

Is.Gd

Este é pra quem não quer perder tempo, o Is.Gd é um encurtador de links básico, mas que vai direto ao ponto. Ao acessar o site você se depara com uma caixa, com a finalidade de colar o link que você deseja encurtar, e um botão com a palavra Shorten abaixo, que fará a conversão do link.

Bl.ink

A próxima indicação é o Bl.ink, que, assim como o Bit.ly, também oferece um excelente acompanhamento sobre como o link está desempenhado. Na versão free é possível encurtar apenas 1.000 links por cadastro.

TinyURL

Assim como o Is.Gd, o TinyURL é uma opção de encurtador de link que é simples e não exige cadastro para começar a utilizar. Acesse a página cole o link que será encurtado e pronto. Você também tem a opção de escolher um nome personalizado para ficar ao final no link encurtado, após https://tinyurl.com/.

Encurtador

“O Encurtador é uma ferramenta grátis para encurtar um link de rede social. Use o nosso Encurtador de URL para diminuir uma url longa e gerar um link curto”, essa é a descrição no site do Encurtador, nossa próxima indicação. A função de contador de links está disponível, oo que garante o monitoramento da quantidade de acessos que determinada URL encurtada recebeu.

Polr

O Polr é um encurtador de links de open-source (código aberto) com um diferencial bem interessante. Além de gerar o link encurtado o site também permite que você gere um QR Code integrado ao link – mais uma forma de compartilhamento. A opção de personalizar parte do nome usado no link encurtado também está disponível.

Ow.ly

O Own.ly é um encurtador de links que está integrado ao conjunto de ferramentas de gerenciamento de redes sociais oferecido pelo Hootsuite. O site exige um cadastro para ter acesso ao encurtador, é possível escolher entre três opções de modelo de nome para o links, e as estatísticas de performance da URL encurtada também estão presentes.

Rebrandly 

O Rebrandly é uma ferramenta encurtadora de links que foi desenvolvida para atuar como um meio mais profissa de realizar esse processo de tornar a URL realmente única. Na plataforma você tem um nível de personalização bem interessante para o link, podendo incluir o nome da sua empresa ou serviço prestado. Seguindo o que vimos acima com o Polr, o gerador de QR Code também disponível. Na versão gratuita é possível encurtar apenas 500 links.

Cuidado com o link encurtado que você clica!

Muitos cibercriminosos utilizam encurtadores de links para mascarar links maliciosos, que podem dar origem a instalação de algum código malicioso em seu dispositivo. Uma maneira de se blindar contra isso é usando serviços que revelam qual a URL original que se tornou a versão encurtada que foi compartilhada.

Há diversos sites que oferecem esse serviço, um deles é o CheckShortURL. Basta acessar o site, colar o link da URL encurtada que você deseja revelar o seu real caminho, e então clicar em “expand”. A URL completa irá aparecer na seção Long URL.

Outro site com a mesma finalidade é o URLEX. Acesse o site e cole na caixa o link e clique em “expand”. Voilá, o link será revelado.

 

Você também deve ler!

Utilize esses aplicativos para bloquear chamadas e SMS indesejados no celular

O que é IPTV e como funciona?

O que avaliar na hora de comprar um robô aspirador de pó

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X