Como ocultar seu endereço IP

Como ocultar seu endereço IP

O conceito de computação em rede engloba não apenas dispositivos conectados à internet, lida também com a comunicação entre computadores e outros gadgets de forma interna, numa empresa, por exemplo, para a troca de informações entre eles, facilitando o manejo de dados e automatizando a operação.

Independente se é uma conexão pela internet ou uma rede interna, que atenda as necessidades de uma empresa ou residência, o endereço IP é um componente primordial para que tudo aconteça. Esse endereçamento, fixado a qualquer dispositivo em rede, permite sua identificação na rede, e a comunicação com os demais elementos naquela malha.

A forma como esse endereço IP é atribuído cabe ao administrador da rede, que, também definirá sua classe, ,máscara de sub-rede  e se a distribuição acontecerá via automática, com o servidor DHCP, que atribui o endereço IP de forma automatizada a cada um dos dispositivos conectado na rede, ou se serão determinados de forma fixa. 

No caso do nosso contato com o mundo online, com a maior rede de todas, a web, navegamos com base em nosso endereço IP público. Esse endereço público é atribuído diretamente pelo seu provedor de acesso. Na rede interna, a comunicação entre dispositivos, por exemplo, na sua rede doméstica, o que manda é o endereço IP privado.

Portanto, ao navegar na web pelos seus inúmeros serviços, o seu endereço IP público está exposto. Além da sua identificação estar escancarada para a identificação, dependendo do seu endereço IP, que carrega a base geográfica da onde foi reservado, você terá restrições em termos de conteúdo, bloqueados com base na localização de determinada faixa IP.

Felizmente é possível contornar isso, você pode navegar de forma mais anônima e não ter restrições de conteúdo, camuflando e alterando o seu endereço IP público.

Antes de mostrar como é possível colocar em prática essa ocultação e camuflagem, é preciso saber como identificar o seu endereço IP Público. Você pode realizar essa consulta de forma muito fácil, usando um próprio site da web. Acesse meuip.com.br. Pronto, seu endereço IP público será exibido em destaque na página. 

O que faremos agora é a troca, deixar com que os sites e serviços da web, e possíveis bisbilhoteiros se deparem com uma sequência camuflada, que mascare seu endereço real e sua localização. 

Para isso existem alguns métodos, os mais comuns são o Proxy e a VPN, ambos são intermediários entre seu dispositivo e um servidor na web, a principal diferença entre ambos é que a VPN oferece mais segurança por criptografar o conteúdo a ser trafegado, um encapsulamento de pacotes – técnica conhecida como VPN Tunneling.

Este tunel de dados encapsula o tráfego que pertence a um número de hosts por trás dele e adiciona seu próprio cabeçalho sobre os pacotes atuais. Ao encriptar o pacote e o cabeçalho originais (e rotear o pacote com base no cabeçalho adicional da camada 3 adicionado ao topo), o dispositivo de túnel efetivamente oculta a origem real do pacote, explica a Cisco.

No Hardware.com.br temos uma matéria com os melhores aplicativos para utilizar VPN gratuitamente. É bom destacar que, embora a VPN possa sim ser utilizada gratuitamente, a melhor opção é realmente partir para o modo pago desses serviços, já que a versão gratuita conta com diversas limitações, como, por exemplo, em relação à quantidade de dados que podem ser trafegados por dia – VPNs gratuitas costumam oferecer uma média de 500 MB de dados. Há também um número menor de servidores disponíveis para a conexão.

Para mascarar e ocultar meu endereço IP utilizei o ProtonVPN. Esse serviço, mesmo na sua versão gratuita, não impõe restrições de banda, porém há limitações em outros pontos, como o uso de apenas um dispositivo e escolha de três regiões para a conexão, e limitação na velocidade. O ProtonVPN está disponível para Windows, MacOS, Android e Linux.

Após criar um cadastro no site da ProtonVPN, você poderá baixar a versão correspondente ao seu dispositivo. No meu caso realizei esse teste no Windows 10. Ao baixar a versão gratuita, você tem direito a 7 dias de teste do modo pago. O procedimento para mascarar o IP é bem simples, com a interface do ProtonVPN aberta basta clicar no botão Quick Connect. Pronto, seu endereço IP público já foi alterado. 

Também é possível escolher na parte inferior da tela do software a localização do servidor que ele usará para a conexão – lembrando que após o modo trial expirar, os usuários da versão gratuita do ProtonVPN terão menos opções de escolha neste quesito. 

Para confirmar que seu endereço IP foi alterado visite novamente o site meuip.com.br e veja que agora a sequência está diferente.

Outro método muito simples para você ocultar seu endereço IP público durante a navegação é através do navegador Tor. Navegar usando este browser significa que o tráfego será colocado em um pacote criptografado e que seus dados passarão por muitos servidores, tornando muito difícil a sua localização. Para baixar o Tor clique aqui

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X