Sim caro leitor, mais uma vez a sul-coreana Samsung resolveu se meter em uma nova encrenca em 2016. Como se não fosse suficiente ter causado inúmeros acidentes, devido aos mais de 100 casos de explosões com o mal projetado Galaxy Note 7 e até realizar o recall de mais de 2,8 milhões de máquinas de lavar que desprendia a parte de cima quando funcionava em ciclo de rotação mais elevado, chegando inclusive a acertar com alta pressão as costas de uma mulher, a companhia agora está exibindo anúncios na interface de suas Smart TVs.
A ascensão do televisor inteligente é bem parecida com o do telefone móvel, saímos de uma era que as opções de funcionalidades eram bem restritas para todo um mundo de novas possibilidades. No caso das TVs estou me referindo ao que o mercado nomeou como Smart TV, assim como o Smartphone, é uma variação do produto, que tem como objetivo ser realmente mais inteligente, mais plural em termos de recursos e claro, conectado.
Com a possibilidade de uma TV inteligente e de um telefone inteligente, ambos com conexão à internet, ficou mais fácil para que os fabricantes conseguissem transformar esses dispositivos em uma grande mina de informações, colhendo dados de comportamento do usuário, e claro, permitindo que o direcionamento dos anúncios seja mais preciso, basicamente o que você enfrenta diariamente no Facebook, basta interagir com algum assunto para que rapidamente você comece a ver anúncios relacionados dentro da rede social do Sr. Zuckerberg.
Mas calma aí, o Facebook é gratuito, e como você já bem deve saber, quando não pagamos com dinheiro pagamos com outros elementos, principalmente nossas informações, que valem muito para as companhias, já que hoje em dia esses dados podem ser analisados para melhorar o produto e dependendo do negócio vender publicidade direcionada, que é o grande trunfo do Facebook e do Google.
Mas no caso das Smart TVs, pagamos por ela, fomos até a loja, ou acessamos algum site de e-commerce e adquirimos o produto, então só de imaginar que uma empresa está enviando publicidade por esse meio é bizarro, mas é justamente isso que o site AdAge observou. Uma atualização de software faz com que as Smart TVs da Samsung exibam anúncios. A imagem abaixo mostra uma publicidade da própria Samsung sendo exibida, referente ao Gamefly, serviço de streaming de jogos pela TV.
A Samsung chegou a ser contactada pelo AdAge, e a companhia se limitou a dizer que está sempre em busca de formas para melhorar a experiência de assistir TV, e que os usuários podem optar por não receber esses anúncios baseados em interesse a qualquer momento, basta apenas desabilitar o recurso através das configurações.
Um trecho da declaração da Samsung é interessante: anúncios baseados em interesses. Esse é o ponto que citei acima da coleta de dados para criar perfis e então mandar publicidade direcionada, com um maior nível de acerto. Ah outro detalhe, o usuário pode optar por não receber os anúncios baseados em interesses, mas isso não significa que irá parar de receber anúncios aleatórios. Isso é o que alguns usuários do Reddit têm relatado. Mesmo desabilitando a opção, anúncios continuam sendo mostrados.
Não é a primeira vez que as Smart TVs da Samsung estão envolvidas em uma polêmica. No ano passado os termos de política e privacidade dos modelos com reconhecimento de voz deixavam claro que tudo era registrado. Esses dados são enviados para terceiros. Sabe quem são os terceiros? As empresas que irão lançar novas aplicações para a TV, e claro, os anunciantes. A Samsung tentou se justificar dizendo que todos os dados eram criptografados, mas não colou, alguns pesquisadores da Pentest Partners verificaram que era mentira.
Confira abaixo um trecho desses termos:
“Você pode controlar sua SmarTV, e utilizar muitas das suas características, como o comando de voz. Caso você habilite este recurso, você poderá interagir com a sua SmartTV utilizando a sua voz. E para proporcionar o reconhecimento de voz, alguns comandos podem ser transmitidos (juntamente com informações sobre o dispositivo, incluindo identificação do dispositivo) para serviços de terceiros que convertem a sua voz em texto ou na medida necessária para forcener os recursos de reconhecimento de voz para você. Além disso a Samsung poderá recolher os dados para avaliar e melhorar os recursos. Por favor esteja ciente de que suas palavras podem contar informações pessoais ou confidenciais, e essa informação estará entre os dados capturados e transmitidos a terceiros por meio do uso de reconhecimento de voz.”
Eu não seria radical ao ponto de falar para você não comprar uma Smart TV, seria o mesmo que pedir que você jogue seu smartphone fora e troque por um “tijolão” da Ericsson. Por mais que ainda seja possível encontrar TVs sem o recurso, será difícil convencer alguém que já conhece o conceito de Smart TV optar por uma que não é. A ideia de manter a TV desconectada da internet também é estranha, já que boa parte dos que compraram querem justamente poder navegar e acessar os aplicativos disponíveis.
A recomendação de comprar uma TV convencional e utilizar set-top-box, ou dongles de streaming, como o Google Chromecast também não resolve o problema já que a coleta de dados acontece do mesmo jeito. O aprimoramento dessas tecnologias é baseado nos nossos padrões de acesso, a diferença é que quando algo desse tipo fica escancarado é um choque mesmo, ainda mais quando falamos de exibição de anúncios, um tema que é bastante polêmico na internet e que criou toda uma cultura de uso acerca de softwares como o AdBlock, para tentar minimizar o problema. Porém ao mesmo tempo, o usuário que usa ferramentas para coibir o anúncio também acaba indiretamente prejudicando o site que ele tanto gosta, já que impactará na receita, então é realmente um tema complicado de ser comentado.
O preço de um ecossistema de aparelhos conectados é esse, e continuaremos pagando, nossos dados e os recursos que usurfurem disso são as taxas, e como isso está se tornando tão enraizado, parece que algumas empresas não estão se importando muito como isso será passado ao cliente. Ah botei anúncios na sua TV sem a sua permissão? É só responder que estamos melhorando a experiência do usuário, essa desculpa costuma colar sempre!
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