Ele é o responsável pelo design do PS1, PS2 e PS3 (incluindo o controle bumerangue)

Ele é o responsável pelo design do PS1, PS2 e PS3 (incluindo o controle bumerangue)

Transmitir a ideia do infinito do espaço sideral e a água que representa o planeta Terra. Esse é o conceito por trás do design de um dos consoles que muitos apontam como um dos, ou o mais bonito já lançado, o PlayStation 2.

E esse conceito e a parte estética que compõem o que entendemos como o design do PS2 é de autoria do designer japonês Teiyu Goto, responsável também pela parte visual do PS1 e do PS3, incluindo a versão slim dos dois primeiros consoles lançados pela japonesa Sony.

Teiyu Goto

Uma trajetória de sucesso

Natural Kyoto, Japão, Goto trabalhou na Sony entre abril de 1977 a maio de 2009, e esteve diretamente envolvido com o sucesso da Sony no mercado de consoles, já que o designer e toda a comunicação visual de um produto é uma parte importantíssima para fidelizar clientes e, com o passar dos anos, reativar boas memórias.

É provável que só de mencionar PS1, PS2 e PS3 diversas lembranças tenham vindo à sua mente. Não somente dos games, mas os primeiros contatos com o produto, estabelecendo uma relação direta com a estética, com o planejamento de design.

Após se formar no Departamento de Arte Industrial (com especialização em design industrial ) da Kanazawa College of Art em 1977, Goto ingressou na Sony Corporation.

Quando a Sony decidir investir em um console, projeto que se tornou o PlayStation, Goto já era um designer muito experiente. Seu portfólio incluia diversos produtos da Sony, principalmente aparelhos de TV, incluindo o modelo KV-29ST1, conhecido como Kibara Basso. Lançada em 1991, a TV teve como grande garoto propaganda nada mais, nada menos que Michael Jackson. Clique aqui para ver o material de divulgação dessa TV.

É preciso ser ousado

A partir de meados de 1993, Goto começou a se envolver diretamente com o projeto PlayStation. O designer ficou altamente motivado a colaborar no projeto após tomar contato com uma demo sobre o que seria a capacidade gráfica do console.

A demonstração exibia um dinossauro e mostrava efeitos que não estavam disponíveis nos consoles da época. Goto teve total liberdade para definir o que seria o design do produto.

Embora não tenha sido imposto em algum briefing, Goto resolveu rejeitar algo próximo ao que seria o Nintendo PlayStation, a parceria que não deu certo entre a Sony e a Big N.

O esboço já traçava o que viria ser a versão final do console, o retângulo com um grande círculo no meio, que seria a tampa que escondia o CD-Player do console.

O conceito foi rapidamente aprovado por Ken Kutaragi, o pai do projeto PlayStation, e outros figurões da Sony.

Com o controle o processo não foi tão simples. Aconteceu uma certa tensão entre Kutaragi e Goto, visões distintas sobre o que deveria ser o joystick do console.

Kutaragi queria algo mais tradicional, próximo ao que já era feito pela Nintendo. Goto queria partir para algo mais ousado, que não fosse tão “manjado”, que quebrasse essa ideia de que o jogador não iria se adaptar a uma grande mudança. Alterações que incluíam suas pontas compridas, uma espécie de alça para o jogador segurar o controle.

Seguindo o que Kutaragi queria, o design do controle do PlayStation seria algo mais nessa linha:

Ao tomar contato prático com o protótipo seguindo as recomendações de Kutaragi, o presidente da Sony, Norio Ohga, não gostou nada do que foi apresentado. Com a negativa, Goto pôde  prosseguir com o design que estava trabalhando há quase um ano. O padrão que ficou mundialmente conhecido, e que inclui os famosos símbolos triângulo, círculo, o X e um quadrado. Ícones que também foram ideia do designer japonês. Já o famoso logo Ps foi criado pelo designer Manabu Sakamoto. 

Controle oficial do PS1, modelo SCPH-1010

Em entrevistas, o designer já explicou o que os símbolos representam:

  • Triângulo: representa a direção, o ponto de vista do jogador;
  • Quadrado: menus e documentos;
  • Círculo: Sim, a confirmação;
  • X: Não, algo em oposição

E já que estamos falando em controle, Goto também é o responsável pelo lendário Dualshock, e também o famigerado controle bumerangue do PS3, exibido durante a revelação do console em 2005, na E3 daquele ano. Temos um artigo dedicado a ele, caso queira ler, clique aqui.

Controle bumerangue do PS3, opção ficou fora da versão final do console

Goto também desenvolveu o design do PocketStation, da tela LCD do PS1,  além da icônica tipografia usada no PS2, com suas letras estilizadas, e também do PS One e PlayStation 3. O designer também desenvolveu todo o conceito por trás do logo da linha de computadores Sony Vaio, e alguns computadores da marca, como o VAIO Tower e VAIO Note 707, além do disco UDM, usado no PSP.

Alguns dos outros projetos desenvolvidos por Goto

Desde que deixou a Sony, em maio de 2009, o designer dedica-se ao seu próprio negócio, com a Teiyu Goto, inc.

Em declaração ao site italiano PlayStation Generation, Goto afirmou que, como designer, se sente emocionado por ter se envolvido no desenvolvimento deste tipo inovador de tecnologia, e que foi uma grande alegria estar relacionado com produtos que venderam milhões de unidades em todo o mundo.

Aproveitando que fizemos esse passeio pela história do responsável pelo design das versões mais populares do PlayStation, comente abaixo qual console você acha que tem o design mais bonito.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X