Quem criou o icônico logo do PlayStation?

Quem criou o icônico logo do PlayStation?

No alto do sétimo andar de um prédio em Odaiba, Tóquio, funciona a Arrowgraph, estúdio de design que tem como fundador e diretor criativo Manabu Sakamoto.

Buscando mais independência, Sakamoto deixou a Sony em 2011 para fundar a Arrowgraph. Mas a história desse designer estará ligada eternamente à gigante japonesa, já que ele é simplesmente o responsável por um dos logos mais famosos da história do entretenimento, o logo do PlayStation!

Designer Manabu Sakamoto

O logo é usado até hoje, mas como uma aplicação de cor diferente, em preto. A ideia original, atrelada a outra época em termos de tendência no design, é a clássica versão do Ps colorido e com um ar de tridimensionalidade. Só de ver essa imagem, aposto que você já desbloqueou diversas memórias nostálgicas, incluindo o som da tela de boot do console.

Neste artigo vamos passar por algumas curiosidades sobre a criação desse símbolo que estará sempre ligado ao sucesso da Sony no mercado de jogos.

Logo do PlayStation foi criado em 1993

Natural de Tóquio, Sakamoto se formou em Design de Comunicação Visual na Universidade de Tsukuba, no Japão, em março de 1990, e ingressou na Sony no mês seguinte.

Após 3 anos de casa, o designer se deparou com uma missão que ficaria para sempre em sua história. Desenvolver o logo que seria responsável pela identidade visual do primeiro console da Sony, o PlayStation. Ele começou a trabalhar no logo em outubro de 1993 e terminou em dezembro.

O nome PlayStation veio de Ken Kutaragi, um dos principais engenheiros da Sony na época, responsável pelo projeto, e foi a pessoa que desde o início apostava que a empresa deveria prosseguir com o lançamento de um console, mesmo após o fracasso da parceria com a Nintendo.

 

A escolha do nome veio de uma associação que Kutaragi fez com o mercado de computadores. Se uma estação de trabalho é um workstation, uma máquina destinada a jogos precisava se chamar PlayStation.

Como um bom designer ou ilustrador, Sakamoto tinha um caderno de sketch, em que ia rabiscando, pensando, colocando no papel suas ideias. Para criar o logo do PlayStation, isso não foi diferente. Diversas opções foram imaginadas por ele. A versão escolhida foi aquela que o mundo passou a admirar ao longo dos anos.

Numa entrevista concedida pelo designer em 2017 para um site do Japão ele mostrou o caderno contendo os esboços originais do logo.

Sakamoto também criou a fonte usada na palavra PlayStation

Sakamoto atuava no departamento de design da Sony, e, em seus mais de 20 anos de serviços prestados à companhia, tanto no Japão quanto nos EUA, ele participou de inúmeros projetos, que não se resumiram apenas a logos.

Com o PlayStation, por exemplo, além do logo, ele criou a famosa fonte usada oficialmente para escrever a palavra que dá nome ao console, usada nos materiais oficiais dos produtos, além de também ter participado de discussões sobre a estratégia da marca.

Em 2000, alcançou o posto de produtor sênior, estando ainda mais ligado a todos os projetos da empresa, e se reportando diretamente ao presidente. Trabalhou diretamente em pesquisa e desenvolvimento de design para melhorar a usabilidade nos serviços em que a Sony estava apostando, como o Sony Bank, serviço de banco totalmente online lançado em 2001.

Sobre logos, uma parte do design que acaba sendo um elo fortíssimo entre o usuário e um produto, além do PlayStation, Sakamoto também trabalhou no logo da VAIO, linha de computadores lançada em 1996 como uma divisão da Sony, e que foi vendida em 2014. No entanto, todo o conceito do logo desenvolvido pelo designer Teiyu Goto, conhecido por ter criado o design do PS1, PS2 e PS3.

Sony VAIO PCV-70, lançado em 1996

3D com propósito

Ao longo dos anos, o mercado de design foi deixando de lado o uso de cores muito chamativas e tridimensionalidade, abraçando um rebrading com logo flat e mais simples.

Naquele recorte de tempo em que o PlayStation chegaria ao mercado, a ideia era outra, ainda mais se tratando de games. Enfatizar a capacidade 3D era uma das estratégias mais eficazes que poderiam ser feitas para chamar a atenção de um possível comprador. Esse detalhe fazia parte do briefing passado para o designer.

E esse ponto foi transportado para o logo do console. Sakamoto tentou emular certas emoções com as cores usadas, como a felicidade com o amarelo e a excelência com o verde, recorrendo à psicologia das cores, mas também reforçar o tridimensionalismo, combinando as letras P e S num truque de perspectiva, uma ilusão de ótica conhecida como Trompe-l’oeil.

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Não foi fácil chegar a essa ideia. O designer, que não estava muito interessado em jogos, até tentou seguir de forma mais analítico para criar o logo, mas a versão final surgiu apenas quando ele deixou de lado talvez optar em replicar características que estavam relacionadas a outros logos do mercado de games, e colocou mais seu feeling de designer como referência.

Versão colorida do logo perdeu espaço

Quando o PlayStation foi lançado, a ideia de um logo combinando diversas cores não era uma novidade. O logo da Apple, por exemplo, seguia essa mesma linha desde 1977. Mas, assim como a Apple, o colorido deu lugar a algo mais sóbrio. É cada vez mais raro ver o logo do PlayStation em sua forma original.

Em 2014, na comemoração aos 20 anos do console, a Sony lançou uma versão especial do PS4, na cor cinza e resgatou o inesquecível logo clássico.

Esse resgate, assim como qualquer ação que a Sony possa fazer no futuro envolvendo o logo em sua forma original, sempre irá evocar uma boa sensação em muita gente. Uma imagem que representa uma grande era do mercado de jogos.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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