Novo presidente da Anatel diz que a proibição da aplicação da franquia de dados na internet fixa deve permanecer por muito tempo

Novo presidente da Anatel diz que a proibição da aplicação da franquia de dados na internet fixa deve permanecer por muito tempo

Desde que João Rezende, renunciou ao cargo de presidente da Anatel, a agência reguladora vem mudando de postura em relação a forma como lidar com a polêmica da aplicação da franquia de dados na internet fixa. Em agosto, Aristóteles dos Santos, que era ouvidor da agência, divulgou um comunicado dizendo que por tempo indeterminado nenhuma limitação de acesso à internet seria imposta aos consumidores. No mês passado foi aberto uma nova consulta pública para saber a opinião do público brasileiro em relação ao tema, e agora mais uma boa notícia para os consumidores: a proibição da aplicação da franquia de dados na internet fixa deve ficar por muito tempo.

Isso é o que diz Juarez Quadros, novo  presidente da Anatel. Quadros afirmou que a medida cautelar que impede as operadoras de aplicar a franquia de dados na internet fixa continuará válida por um bom tempo. “A cautelar está em vigor e não penso em tratar dessa questão tão cedo”, disse o presidente.

Depois de assumir uma postura que claramente dava a entender que a franquia de dados seria adotada, inclusive com declarações do ex-presidente João Rezende, que causaram grande alvoroço, como, por exemplo, culpando os usuários que jogam online pelo alto consumo de banda, e que não há mais possibilidade das operadoras oferecerem serviço de banda larga fixa sem franquia (ressaltando inclusive que o usuário é mau acostumado, com essa questão de não haver limitação da  franquia ) a Anatel está adotando uma nova forma de ver o caso, obviamente depois da grande comoção causada pelo público e mídia.

Diferentemente do que muitos executivos de telecomunicações dizem, a franquia de dados na internet fixa não é uma tendência mundial. Um estudo da ONU diz que quase 70% dos países possuem seus planos de internet fixa sem franquia.

Em outubro a Anatel revelou que houve um crescimento de 4,28% na quantidade de acesso via banda larga no Brasil, em relação ao mesmo período de 2015. No total foi registrado 61,45 mil novos assinantes. A operadora que mais ganhou mercado foi a TIM, com uma expansão de 35,6%.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X