Ubuntu 11.04 ‘Natty Narwhal’ final é publicado

Ubuntu 11.04 ‘Natty Narwhal’ final é publicado

A equipe do Ubuntu acaba de lançar a versão final do Ubuntu 11.04, de codinome “Natty Narwhal“, conforme prometido anteriormente. Para usuários de PCs, o Ubuntu 11.04 tem como marcante a entrada do Unity como shell padrão, unificando então as versões para notebooks e desktops, e, segundo o CEO da Canonical, Jane Silber, traz estilo e eficiência na experiência do usuário. Lembro ainda que, para quem não gostar do Unity, é possível escolher o item Ubuntu Classic no menu do GDM.

Ubuntu 11.04

Dentre as novidades, podemos destacar:

  • Nova interface/shell Unity
  • Fusão da edição Netbook com a Desktop
  • Instalador ainda mais fácil de usar

Este vídeo mostra um pouco sobre algumas novidades dentro do Unity:

Em ternos de versões, além do Unity 3.8.10 propriamente dito, temos no Ubuntu 11.04 o kernel 2.6.38, além de LibreOffice 3.3.2 e Firefox 4; no Xubuntu, há o novíssimo XFCE 4.8:

… e no Kubuntu, o KDE 4.6:

Kubuntu 11.04

A manutenção para a versão 11.04 se dará por 18 meses, até outubro de 2012; a versão está disponível em 43 idiomas. O download pode ser feito em http://www.ubuntu.com/download. Entretanto, seguem alguns links das páginas para download:

Para quem já tem o Ubuntu instalado, basta aguardar o aviso no gerenciador de atualizações:

Update Manager no Ubuntu

Ou, no KDE:

Para desenvolvedores, imagens de referência são oferecidas para plataformas ARM da Texas Instruments (TI) selecionadas. Já o Ubuntu Server 11.04, além de reduzir o consumo de energia, torna a administração mais fácil; as versões para UEC e EC2 possuem novo kernel, e opções de inicialização e configuração melhoradas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X