Lançado Firefox 4 final

Lançado Firefox 4 final

Uma das versões mais aguardadas do Firefox foi lançada hoje, como prometido. O Firefox 4 teve nada mais nada menos do que 12 betas públicos (muitos programas não passam do beta 2, outros vivem em beta por muito tempo, como os do Google…). E ainda dois RC (Release Candidate).

A versão final é basicamente o Firefox 4 RC 1, porém haviam publicado um novo RC sem muita divulgação apenas corrigindo probleminhas leves.

Na página do anúncio a Mozilla publicou um vídeo destacando os principais recursos.

Firefox 4 no Windows

No Windows

Firefox 4 no Linux (Ubuntu)

No Linux (Ubuntu)

Segundo a Mozilla o FF4 é até seis vezes mais rápido do que as versões anteriores, especialmente no carregamento de páginas e execução de scripts. Isso parece ter um preço, no entanto, não são poucos os relatos de usuários de que ele ficou mais pesado em computadores/notebooks com configuração fraca.

Nessa versão todos os recursos já amplamente comentados nas páginas dos betas e RC estão presentes de forma estável. Alguns dos destaques:

  • App Tabs, guias permanentes para sites muito favoritos, como serviços web que você mais usa.
  • Switch to Tab: um meio fácil de alternar para qualquer aba, sem precisar abrir uma nova.
  • Panorama: organização das abas abertas com arrastar-e-soltar.
  • Firefox Sync: sincronização do histórico da “Awesome Bar”, favoritos, abas abertas, senhas e dados de formulários entre computadores e dispositivos móveis.
  • Novo gerenciador de extensões.
  • Recurso ‘Do Not Track’, provendo certa privacidade contra algumas redes de anúncios que rastreiam o comportamento dos usuários entre sites diversos.
  • Suporte a HTML 5 com aceleração por hardware, CSS 3, SVG, WebM, 3D, armazenamento offline de dados dos sites, fontes da web, interfaces touchscreen e a Mozilla Audio API, que permite criar experiências visuais para som.
  • Sistema anti-travamentos para alguns plugins (essencialmente Flash, QuickTime ou Silverlight); se eles travarem o Firefox pode recarregar a página sem precisar ser reiniciado.

Como de costume, um bom local para baixá-lo é:

http://br.mozdev.org/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X