Segundo beta do Ubuntu 11.04

Foi publicado o Ubuntu 11.04 beta 2. Faltam poucos dias para a versão final, que deve chegar no dia 28, se tudo der certo. Agora o sistema está bem mais maduro, faltam apenas ajustes básicos e correções de erros, sem adição de novos recursos daqui pra frente.

A novidade mais visível para os usuários anteriores é o Unity, ambiente gráfico criado pela Canonical (ou shell, interface, chame como quiser) . Nessa versão o Ubuntu manterá a opção de logar no GNOME clássico, mas na 11.10 (de outubro) o GNOME será removido completamente, ficando apenas o Unity.

O Unity usa componentes do GNOME e suas bibliotecas, mas a experiência de uso é bem diferente. O menu no topo é universal, no estilo do Mac, variando de acordo com o programa em uso. Isso permite economizar um precioso espaço da tela, já que quase todos os aplicativos têm uma barra de menus. A “barra de tarefas” também é radicalmente diferente, muitos já acompanharam nas notícias anteriores. Para o melhor proveito é necessário ter uma placa de vídeo com suporte a aceleração gráfica no Linux, mas uma versão 2D estará disponível para garantir o acesso aos recursos básicos. Aliás a versão 2D virá na versão ARM, ideal para alguns “smartbooks” (netbooks com processador ARM).

A troca do GNOME pelo Unity gerou inúmeras críticas para a Canonical, mas por um lado é bom: o Ubuntu se diferenciará mais das outras distros. Em outras palavras, essa distro cansou de ser um empacotamento de kernel + módulos + X + GNOME + programas + tema + papel de parede. Com uma identidade visual própria (mesmo que inspirada em parte em produtos de terceiros, como o Mac), a Canonical irá trabalhar no sistema operacional dos sonhos dela, custe o que custar.

É bem provável que seja fácil instalar o GNOME clássico depois, embora ele deixe de ser o foco do sistema. Creio que será possível instalá-lo (no Ubuntu 11.10 ou superior) de forma prática, e se não for, certamente aparecerão scripts e repositórios para isso. Assim como hoje temos o Kubuntu com KDE, Xubuntu com XFCE, Lubuntu com LXDE, etc, pode ser que apareça uma variante dele feita por fãs com o GNOME 3.0 (alguns até comentam um possível “Gubuntu” :P). Afinal, apesar de tudo, o Ubuntu não deixará de ser uma distro GNU/Linux, com suporte aos programas e bibliotecas básicas de qualquer outra distro, com o código fonte aberto a quem possa interessar, etc. Mais sobre isso comentei em tom bem pessoal recentemente no meu blog: afinal, o Ubuntu inova ou não?

Além do Unity essa nova versão trará um instalador melhor, mais fácil de usar. Rodando a partir do liveCD ou pendrive será possível atualizar um sistema, em vez de instalar do zero. Há mais alguns detalhes (e referências, imagens, vídeos) no site do André Gondim.

O download do beta pode ser feito em:

http://releases.ubuntu.com/11.04/

Lembrando que pode conter bugs. Se encontrar algum, procure reportar para ajudar os desenvolvedores. Essa versão está quase lá mas ainda não é a final, então não pode ser conclusiva caso não funcione como o esperado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X