Lançado Xfce 4.8, com várias atualizações para distros recentes

Lançado Xfce 4.8, com várias atualizações para distros recentes

Foi lançado nessa semana o Xfce 4.8. Depois de cerca de 2 anos da versão estável anterior o projeto amadureceu muito. Esse release marca a migração do Xfce para ferramentas novas, eliminando boa parte de códigos antigos.

Agora o gerenciador tem integração nativa com vários protocolos de compartilhamento, como SFTP, SMB, FTP e outros. A tela de operações de arquivos foi unificada numa só.

O painel foi reescrito, trazendo melhorias para o lançador e gerenciador de itens. Transparência também não ficou de fora. Há um novo menu para plugins, mas o framework é compatível com os plugins da versão 4.6.

Entre outras partes reescritas estão as aplicações de configuração. A de tela, por exemplo, suporta o RandR 1.2, detectando telas automaticamente e permitindo alterar resolução, taxa de atualização e rotação. As telas podem ser configuradas para serem espelhadas ou atuarem como extensão da área de trabalho.

Como se vê, são várias coisas básicas ou “essenciais” (dependendo do perfil de uso) que estão aparecendo agora no Xfce. O gerenciador é pequeno perto do KDE e Gnome mas mostra que está vivo, muito vivo.

Mais detalhes no anúncio e também num tour, com muitos screenshots:

http://www.xfce.org/about/tour

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X