Saiba como ativar o modo noturno do WhatsApp

Saiba como ativar o modo noturno do WhatsApp

Já faz um bom tempo que ouvimos dizer que o WhatsApp estava trabalhando no modo noturno para o seu aplicativo, seguindo uma tendência que está ganhando cada vez mais força, e que já está disponível em outro aplicativos famosos, como o Instagram e o Gmail.

Desde a introdução do Android 10 e iOS 13, ambos com seus próprios modos escuros no sistema, os desenvolvedores tentam criar suas próprias versões de seus aplicativos nas cores pretas. Google Chrome, Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter têm opções inteligentes que se adaptam ao sistema.

Até agora, o WhatsApp estava só na promessa em relação a esse recurso, mas a partir da noite da última terça-feira (21), alguns dias após o aplicativo ter ultrapassado a marca de  bilhões de downloads na Play Store, alcançando a mesma marca que o Facebook registrou um pouco antes,  os usuários da versão beta do mensageiro instantâneo mais utilizado no mundo começaram a receber o tal modo noturno, ou escuro, chame como desejar.

Em vez de preto profundo, o aplicativo utiliza uma paleta cinza,que também funciona em melhorar a usabilidade do app, já que reduz a emissão de luz, durante a noite e também acaba sendo um fator interessante em relação a economia de energia. Para os usuários que contam com aparelhos com tela OLED o melhor dos mundos é um modo noturno em que a a interface esteja configurada para a cor preta, já que os painéis com tecnologia OLED não utilizam nenhum tipo de backlight, a sua emissão de energia é baseada em acender ou desligar os pixels, com o modo noturno na cor preta os pixels de uma tela OLED são simplesmente desligados, promovendo uma economia de energia ainda maior.

No ano passado o site WABetaInfo comentou que os desenvolvedores do WhatsApp estavam projetando dois modos noturnos para o WhatsApp. Um deles é o que se tornou esse com a escala de cinza, que passou a valer a partir de ontem (21) para os usuários do beta, e que teria também outro com o modo todo preto, modo ideal para os usuários com aparelhos com tela OLED, pelas razões que comentamos acima. No entanto, até o momento, somente o modo com a escala de cinza foi liberado, e talvez ele seja o definitivo. Teremos que aguardar pra saber como ficará essa questão.

Com comentamos no início para que você possa ativar o modo noturno do WhatsApp é preciso que você seja um membro do programa WhtsApp Beta, isto é, um dos que irão poder testar os novos recurso antes da sua disponibilidade em larga escala. Infelizmente o programa beta do WhatsApp atingiu o limite de inscritos, o app não está aberto para novas inscrições no momento, portanto, para aqueles que não fazem parte desse hall terão que aguardar às próximas semanas para receber o modo noturno em seu aplicativo, mas continue aqui, já que mesmo que você não seja beta já irá saber como ativar o modo noturno nas configurações assim que for liberado para todos 🙂

Como ativar o modo noturno no WhatsApp

Para os inscritos no Beta do WhatsApp, que podem ter acesso a versão 2.20.13, que traz a possibilidade de ativar o modo noturno do WhatsApp, o procedimento de ativação é o seguinte:

  • Abra o aplicativo do WhtsApp;
  • Toque nos três pontinhos do canto superior direito da tela do aplicativo e em seguida na opção confgurações;
  • Agora você irá clicar na segunda categoria da tela, a opção conversas;
  • Na seção exibição, há a opção tema, e no momento estará ativo o modo claro, para aplicar o noturno basta que você clique sobre a opção tema e marque a opção escuro.
A partir desse momento, o menus de bate-papo, páginas de configurações,listas de contatos e as demais áreas do app ficam com o tema escuro. O tema está está bastante polido e em breve irá chegar para todos os usuários do aplicativo. A data exata não foi divulgada. 
 Vale lembrar que somente os usuários do sistema Android podem ativar o modo noturno do WhatsApp, a versão para iPhone (iOS) ainda está em desenvolvimento.

Aproveite para ler outras matérias relacionadas ao WhatsApp publicadas no Hardware.com.br.

Proteja sua conta! Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

Como utilizar duas contas do WhatsApp no mesmo celular

WhatsApp Web: como utilizar o WhatsApp no computador

Como baixar figurinhas para o WhatsApp?

Como criar figurinhas para o WhatsApp

WhatsApp completa 10 anos; relembre sua trajetória arrebatadora

8,5 milhões de pessoas já foram vítimas de clonagem de WhatsApp no Brasil

SIM Swap: entenda como funciona o golpe de clonagem do chip

Aprenda como converter áudio do WhatsApp em texto

Dicas e truques úteis para o WhatsApp

Como saber se alguém te bloqueou no WhatsApp

Como fazer GIFs no WhatsApp

Como excluir mensagens enviadas no WhatsApp antes de serem lidas?

QRLjacking: como funciona o golpe que sequestra contas do WhatsApp via QR Code

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X