Encontrei um site bem interessante que você pode utilizar para colorir automaticamente fotos em preto e branco, e o resultado é bem interessante. Ainda me lembro quando descobri em que era possível colorir uma foto em preto e branco no Photoshop. Encontrei retrato antigo na internet e passei algumas horas colorindo, e curti o resultado. Eu não fazia ideia de que, alguns anos depois, obteria um efeito melhor usando o site gratuito, capaz de colorir imagens em segundos e com um resultado bem interessante.
Atualmente registros em preto e branco são um charme no universo da fotografia, eu, por exemplo, curto muito tirar fotos com o smartphone e aplicar algum filtro que deixe a imagem nessa escala, o que hoje é um atrativo séculos atrás era o princípio do registro fotográfico.
Fotos coloridas surgiram apenas em 1861 (a primeira fotografia 1816), quando o físico e matemático escocês James Clerk Maxwell, um grande estudioso sobre como os seres humanos percebem cores, atingiu esse grande feito, que se tornou comercial quando os irmãos Lumière inventaram em 1903 autocromos coloridos, e é claro que também não posso deixar de mencionar a lendária Kodak que em 1935 lançou o Kodakchrome, um filme que era utilizado para tirar fotos coloridas através de câmeras da marca. Um tremendo marco para o mercado da fotografia. Seu rótulo é tão emblemático quanto o próprio filme.
Antes de mostrarmos o passo a passo sobre como colorir suas imagens pelo Colourise, é interessante contar um pouco sobre sua história. Como você já deve estar cogitando, a plataforma faz uso da inteligência artificial para entregar as variações de coloração para as imagens que passarão pelo processo, e também, assim como outros serviços baseados em IA e Deep Learning, há um modelo aprimorado de treinamento para que o resultado seja o mais realista possível.
A ideia de um site que realize essa “magia” em imagens P&B não é nova, temos, por exemplo, o caso do Algorithma, no entanto, o Colourise consegue entregar um resultado mais satisfatório, assim como seu concorrente, foi treinado com uma base gigantes de dados que garantem uma maior assertividade, seus criadores, o GovTech (Government Technology Agency of Singapore), divisão de dados e inteligência artificial do governo de Cingapura, diz que esse treinamento neural da plataforma passou por mais de 500 mil fotos antigas antes do site ser liberado ao público.
Em uma postagem no Medium, o engenheiro de software Preston Lin, um dos envolvidos no projeto, compartilhou alguns dos resultados com a colorização automática aplicada pelo Colourise.
Quero traçar um paralelo com um outro caso, o Google. Todos que acompanham o mercado de smartphone sabem muito bem que os aparelhos da linha Pixel, que é do Google, entregam um desempenho fenomenal em relação ao pós-processamento das fotografias capturadas, principalmente em relação a rostos humanos. Essa assertividade dos algortimos utilizados pela gigante das buscas tem total relação com a base gigantesca de dados que a empresa tem acesso, que vão servindo como parâmetro para refinamento do que é conhecido como fotografia computacional.
Além de um banco gigantesco de imagens, os responsáveis pelo Colourise também tiveram à disposição um hardware poderoso durante o desenvolvimento inicial, um série de placas de vídeo NVIDIA V100 trabalhando em conjunto, posteriormente todo o sistema passou para a computação em nuvem, com clusters de placas NVIDIA Tesla K80. Como passa por todo esse jogo de aprendizado profundo da máquina, o desenvolvimento do Colourise não tem fim, o serviço continuará sendo aprimorado, já que está constantemente à prova com novas fotos que serão colorizadas.
Nas palavras de seus criadores, o objetivo da ferramenta é gerar uma imagem com cores plausíveis. Embora o site não garanta que a colorização aplicada seja uma representação fiel daquele momento, os resultados são bons, passam uma naturalidade e você acaba se surpreendendo com o resultado de algumas imagens.
Como colorir uma imagem com o Colourise
Bom, é muito simples utilizar esse serviço online. A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site oficial. O serviço é gratuito e funciona em todos os navegadores da atualidade.
Ao rolar a página, você encontra um botão de captcha, que assim que for resolvido, libera o botão para que você faça o upload da imagem que passará pelo processo de colorização. O Colourise explica que a ferramenta funciona melhor com imagens em alta resolução e tenham como destaques humanos e paisagens. Em relação ao formato, fiz o teste com imagens em PNG e JPEG, não houve problema com nenhuma delas.
Após clicar no botão e upload a colorização é iniciada, o resultado é entregue rapidamente. Uma função interessante no site é que você tem um controle deslizante pra comparar o resultado, analisar a imagem em sua forma original, e após passar pela análise e conversão aplicada pelo Colourise.
Após o processo ter sido finalizado, você pode fazer o download da imagem, já colorida, como também baixar uma montagem, que de um lado está a foto em preto e branco e do outro a colorida.
Você também deve ler!
Como adicionar uma assinatura digital em um documento PDF
Deixe seu comentário