Como restaurar seu celular Android para as configurações de fábrica

Como restaurar seu celular Android para as configurações de fábrica

Formatar seu celular com sistema Android pode ser útil para ajudar a melhorar a performance ou até mesmo para quando deseja passar seu aparelho para um familiar ou amigo, além de ser essencial caso seu objetivo seja vender o aparelho. A formatação, essa restauração para as definições de fábrica, fará com que todos os seus dados e configurações sejam apagadas, e o dispositivo volte da mesma forma como saiu da loja. Como todos os dados serão apagados é recomendável que você faça o backup das informações antes de partir para o processo de restauração.

Há duas formas bem objetivas de realizar essa restauração para as definições de fábrica, procedimentos realizados diretamente pelo aparelho. Também é possível realizar a formatação utilizando o computador.

A forma mais básica de realizar a formatação é pelas configurações do próprio aparelho, também é possível através do menu Recovery, acessado antes mesmo do Android iniciar completamente e a última forma exige softwares instalados no PC. É bom frisar que, embora este artigo trate especificamente de celulares com Android, o processo de restauração citado aqui também vale para tablets que rodam o sistema.

Vamos começar pelo passo da restauração pelas configurações do aparelho:

Formatando o celular Android pelas configurações do celular

– Vá até as configurações do seu aparelho

– Procure a opção “fazer backup e redefinir”. Dependendo do aparelho, como os da Samsung, o acesso ao processo de restauração pode ser um pouco diferente.

– Serão exibidas três opções de redefinição:

  • Redefinir configurações – redefina todas as configurações para o padrão;
  • Redefinir as configurações de rede – redefina as configurações de Wi-Fi, Bluetooth e de outras redes para o padrão;
  • Restaurar config acessibilidade – restaura configurações de acessibilidade para os valores padrão;
  • Restaurar padrão de fábrica – redefina para suas configurações padrão de fábrica. Isso apagará todos os seus dados, incluindo arquivo e aplicativos baixados.

Para a restauração completa o aconselhável é escolher “restaurar padrão de fábrica”. Pronto, agora basta o processo ser finalizado. Seu telefone será reiniciado e todos os dados apagados e configurações restabelecidas.

Formando pelo menu recovery do Android

O recovery, como a própria tradução do nome sugere é a recuperação. Em alguns casos não é possível acessar normalmente o sistema, por alguma situação de brick, por exemplo, em que a única alternativa para tentar realizar alguns procedimentos técnicos é através do recovery. Armazenado em um porção diferenciada da memória interna, o que garante sua inicialização independente do estado em que o sistema Android padrão se encontra.

Pelo recovery é possível aplicar um novo firmware, apagar o cache da partição, reiniciar o dispositivo e, é claro, restaurar as configurações para as definições de fábrica. Para acessar esse modo você irá precisar ligar o aparelho utilizando apertando um conjunto de teclas.

– Primeiramente desligue o aparelho

– Agora você irá precisar religar o aparelho utilizando a configuração de teclas que dará o acesso. Isso pode variar de acordo com o dispositivo. Uma das formas mais comuns de ter esse acesso é através da seguinte sequência: botão de “abaixar o volume”, “home” e “power” simultaneamente, também pode ser apenas o botão de abaixar o volume + botão power. Caso tenha dúvida sobre o conjunto de teclas de acesso específico para o seu aparelho procure no site do fabricante.

– O aparelho será iniciado com uma tela preta com opções em amarelo, organizadas em modo lista. Com os botões de volume você pode ir navegando pelas opções disponíveis. Para a formatação e restauração para as definições de fábrica escolha “Wipe data/ Factory reset”, para confirmar aperte o botão power.

– No novo menu que será exibido selecione a opção sim e confirme

– Você retornará para a tela anterior. Agora selecione a opção “Wipe cache partition”

– Novamente marque a opção Sim

– Agora clique na primeira opção do menu recovery: Reboot System Now

Pronto, aparelho restaurado 🙂

Formatando o celular com o ADB e FastBoot

ADB e FastBoot são ferramentas conhecidas por desenvolvedores. Esses programas realizam a integração entre o PC e o smartphone, permitindo que comandos sejam enviados diretamente do computador para o celular. Com essas ferramentas também é possível por em prática a formatação do celular. O passo a passo é o seguinte:

  • Baixe e instale  no computador os drivers correspondentes ao fabricante do aparelho. Em nosso caso baixamos os drivers para Samsung, disponível neste link. ;
  • Baixe e instale o Minimal ADB FastBoot;
  • Conecte o seu smartphone ao PC pelo cabo USB e habilite o modo desenvolvedor em seu aparelho
  • Habilite a opção depuração USB;
  • Abra o Minimal ADB Fastboot;
  • Digite adb devices (depois pressione enter)
  • Digite recovery –wipe_data (pressione enter)
  • Caso o comando acima não funcione faça este: wipe data (pressione enter)
  • Seu smartphone irá iniciar o processo de restauração
  • O comando correspondente a formação terá que ser digitado na tela aberta do ADB Fastboot. Use uma das seguintes opções: fastboot erase cache (limpe o cache e normalmente resolva problemas, sem redefinir o telefone celular) ou fastboot erase userdate (restauração de fábrica).

Caso você queira conhecer o passo a passo para a restauração do iPhone, processo que é bem diferente, clique aqui e leita nosso artigo sobre o tema. Aproveite para ler outro conteúdos relacionados ao universo mobile. Deixamos como recomendação as seguintes matérias: Antivírus para Android: preciso realmente instalar no meu aparelho?, melhores smartphones para jogos, melhores aplicativos para usar VPN gratuitamente, utilize esses aplicativos para bloquear chamadas e SMS indesejados no celularcomo ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X