Como fazer uma reclamação na Anatel

Como fazer uma reclamação na Anatel

As operadoras de telefonia fixa, celular, internet banda larga e TV por assinatura estão entre as empresas com o maior número de reclamações entre os consumidores. São vários os problemas que tiram a paz dos clientes e demandam horas ao telefone para tentar resolvê-los. Quando a situação parece sem saída, recorrer à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é uma boa ideia.

Neste tutorial iremos mostrar o passo a passo de como fazer uma reclamação na Anatel. Eu mesmo já recorri à Anatel algumas vezes e sempre tive o meu problema resolvido com agilidade. É possível registrar uma reclamação pelo aplicativo “Anatel Consumidor”, pelo site ou por telefone.

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Quando recorrer à Anatel?

Uma das principais dúvidas dos consumidores é qual o melhor momento para acionar a Anatel. Tenha em mente que a função da Anatel é fiscalizar as empresas de telecomunicações, bem como adotar medidas que visem o interesse do público. Além disso, o órgão trabalha para fomentar o desenvolvimento do setor no país.

Portanto, você deve fazer uma reclamação à Anatel sempre que tiver problemas com o seu plano de telefonia fixa ou celular, internet banda larga ou TV por assinatura. Os problemas podem ser má qualidade do sinal, velocidade abaixo da contratada, cobranças indevidas e até mesmo denúncias de qualquer irregularidade.

No entanto, é importante que antes de acionar a Anatel você tente resolver o problema primeiro com a operadora. Depois de esgotar todas as possibilidades junto a operadora, é a hora de recorrer à Anatel.

Como fazer uma reclamação na Anatel

Atualmente, a Agência Nacional de Telecomunicações dispõe de três canais de atendimento ao consumidor. Você pode registrar uma reclamação pelo aplicativo, pelo site ou por telefone. Vamos ver cada um deles em detalhes agora.

Aplicativo Anatel Consumidor

Passo 1. A primeira coisa que você deve fazer é baixar o aplicativo Anatel Consumidor em seu celular. Ele está disponível gratuitamente para celulares Android e também para dispositivos com iOS.

Baixe o aplicativo nas lojas de apps

Passo 2. Depois de instalar o aplicativo, você deve fazer login. Caso seja o seu primeiro acesso, toque em “Cadastre-se” para criar uma conta no Anatel Consumidor. O processo é bem simples e exige apenas alguns dados.

Crie o cadastro para acessar a plataforma

Passo 3. Após criar o seu cadastro, volte para a tela de login e entre com as suas credenciais. Depois aceite os termos de uso do aplicativo.

Passo 4. Agora chegou a hora da verdade. Na tela inicial do aplicativo toque em “Registrar Solicitação” e na tela seguinte toque em “Reclamação”.

Telas para dar início a uma reclamação na Anatel

Passo 5. Agora é a hora de preencher o formulário de reclamação. Nesta etapa você deve informar qual a sua operadora; para qual serviço deseja reclamar e o assunto. No campo assunto os temas são Atendimento, Bloqueio, Cobrança, Cancelamento, dentre outros. Vá escolhendo as opções que melhor descrevem o seu problema.

Registrando uma reclamação na Anatel

Passo 6. Na última tela haverá o campo para você descrever a sua solicitação. O campo é limitado a 3.500 caracteres. Portanto, descreva o problema com precisão e de forma sucinta. Por fim, é só tocar no botão “Realizar Solicitação” para registrar a reclamação junto à Anatel.

Finalizando a reclamação na Anatel

E o que eu faço depois? Espere. As operadoras têm um prazo de 10 dias corridos para analisar e responder às reclamações. O aplicativo Anatel Consumidor também permite que você acompanhe o status da sua solicitação. Quando o problema for resolvido, a Anatel enviará um e-mail informando que o status foi alterado para concluído.

Pelo site da Anatel

Se preferir, você pode fazer uma reclamação diretamente no site da Anatel. É só seguir o passo a passo abaixo:

  • Passo 1. Acesse o site oficial da Anatel e faça o login. Caso não tenha se cadastrado ainda, é possível criar uma conta clicando em “Cadastre-se”. Há também a opção de entrar com a sua conta Gov.br.
  • Passo 2. Depois de fazer login no site, clique no botão “Registrar Solicitação” e, na tela seguinte, clique em “Registrar Reclamação”.
  • Passo 3. Agora preencha o formulário com as informações pedidas, tais como operadora, tipo de serviço e o assunto da reclamação.
  • Passo 4. Por fim, é só preencher com os seus dados e enviar a solicitação para a Anatel.
Fazendo uma reclamação na Anatel pelo site

Pelo telefone

A última alternativa para fazer uma reclamação na Anatel é através do telefone. Para isso, ligue para o número 1331. A central de atendimento da Anatel, no entanto, não funciona 24 horas por dia. É preciso ligar de segunda a sexta entre às 8h e 20h.

Canais de atendimento das operadoras

Antes de recorrer à Anatel, no entanto, é preciso tentar resolver o problema primeiro com as operadoras. Até porque a Anatel solicita o número de protocolo para registrar qualquer reclamação.

Cada operadora possui o seu próprio canal de atendimento. Para facilitar a sua vida, nós linkamos abaixo os canais de atendimento de cada uma das quatro principais operadoras do país.

Se não obtiver sucesso em resolver o problema direto com as operadoras, só então você registra uma reclamação na Anatel.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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