Como fazer backup das conversas do WhatsApp no Android

Como fazer backup das conversas do WhatsApp no Android

Ativando o backup do WhatsApp você resguarda seus dados e pode solicitar a restauração quando trocar de aparelho e precisar ativar sua conta no seu novo dispositivo. Este backup pode ser local, armazenado diretamente no seu dispositivo, quanto externo, pelo serviço de armazenamento em nuvem do Google, o Google Drive. Neste tutorial iremos lhe mostrar as duas maneiras em aparelhos Android.

Backup do WhatsApp via Google Drive

Lembre-se de que o Google Drive será usado nesta opção de cópia dos dados; portanto, se você não o tiver, faça o download e instale-o no seu telefone onde você possui o WhatsApp instalado atualmente. Execute a mesma operação no novo aparelho, que receberá os dados, e conecte-o ao seu Drive para que ambos os telefones usem a mesma conta. Agora abra o WhatsApp no seu telefone aparelho antigo.

  • Clique nos três pontos localizados no canto superior direito da tela do WhatsApp
  • Selecione a opção Configurações e em seguida Conversas
  • Clique agora em backup de conversas
  • Agora vá em “Fazer Bsckup no Google Drive” e defina uma frequência. Este backup pode ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente. Caso você sempre fique em dúvida sobre qual o último backup automático realizado pelo Google Drive, você pode definir que os dados sejam salvos apenas quando você clicar no botão “Fazer Backup”
  • Após definir a frequência do backup selecione a sua conta do Google que ficará vinculada.
  • Abaixo você define se o backup será feito somente por Wi-Fi ou também pela rede de telefonia
  • Por último, você pode definir se deseja incluir vídeos no seu plano de backup

Vale destacar que o backup de dados para o Google Drive não garante o mesmo nível de segurança para suas mensagens. Em seu site, a empresa de segurança Kaspersky lembra que conversas armazenadas no WhatsApp são criptografadas e apenas seus participantes podem lê-las, enquanto que os backups feitos nos servidores do Google não têm essa proteção: os dados armazenados estão acessíveis. Dessa forma, esse tipo de backup é uma ameaça potencial à sua privacidade.

Backup do WhatsApp de forma local

O backup de dados do WhatsApp também pode ser feito de forma local. O WhatsApp explica em seu site que o backup local é feito automaticamente todos os dias às 02 da manha e salvos em formato de arquivo no seu aparelho. Para ter acesso a esse backup você precisará utilizar um gerenciador de arquivos.

Esses dados do backup no armazenamento interno do aparelho ficam na pasta /WhatsApp. Já em /WhatsApp/Databases ficam os históricos e em /WhatsApp/Media ficam as mídias. Lembrando que esses arquivos não podem ser acessados fora do WhatsApp. Os arquivos dessas pastas devem ser copiados para seu novo aparelho celular antes que você realize o processo de configuração da sua nova conta do WhatsApp, já que o mensageiro irá buscar esses arquivos para fazer a restauração.

Confira outros conteúdos interessantes relacionados ao WhatsApp no Hardware.com.br:

Como enviar imagens pelo WhatsApp sem perder qualidade

Proteja sua conta! Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

Como utilizar duas contas do WhatsApp no mesmo celular

WhatsApp Web: como utilizar o WhatsApp no computador

Como baixar figurinhas para o WhatsApp?

Como criar figurinhas para o WhatsApp

WhatsApp completa 10 anos; relembre sua trajetória arrebatadora

8,5 milhões de pessoas já foram vítimas de clonagem de WhatsApp no Brasil

SIM Swap: entenda como funciona o golpe de clonagem do chip

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X