Como enviar fotos e vídeos pelo WhatsApp sem perder qualidade

Como enviar fotos e vídeos pelo WhatsApp sem perder qualidade

O WhatsApp, mensageiro instantâneo mais utilizado no mundo, garante aos seus usuários uma forma de enviar arquivos multimídia sem o efeito da compressão.

De acordo com dados do próprio WhatsApp, mais de 4,5 bilhões de imagens são enviadas diariamente pelo app por sua base de mais de 2 bilhões de usuários. A grande maioria dessas imagens, ou até mesmo vídeos, são enviados com perda de qualidade – gerada pelo efeito da compressão causada pelos algoritmos da plataforma.

O caminho mais comum do envio costuma ser sempre este: o usuário acessa a janela do chat do contato que receberá a imagem, clica no ícone do clipe e em seguida na opção galeria. Escolhe a imagem e realiza o envio.

Dessa maneira a sua imagem irá passar pelo processo de compressão, modo para deixar o arquivo mais leve, o que resulta na redução da qualidade final do arquivo.

Esse processo de compactação não acontece apenas nas imagens, todos os arquivos multimídia que você envia pelo processo padrão do app também sofrem essa redução na qualidade.

WhatsApp

Independente da resolução da imagem que você enviar o WhatsApp irá reduzir o arquivo final. Em alguns casos a compressão ultrapassa 90%. Para quem busca a melhor qualidade para o arquivo compartilhado isso é péssimo, mas não podemos esquecer que o WhatsApp trabalha de forma mais ampla, lidando com os mais variados cenários de conexão – o tamanho final do arquivo conta muito!

Para realizar o envio de imagens ou vídeos sem perda de qualidade você terá que marcar outra opção, o anexo de arquivos. Vale lembrar que você poderá realizar o envio de conteúdo multimídia sem perder qualidade tanto no Android quanto no iOS. Neste artigo mostraremos o processo, mas antes vamos dar uma olhada nos efeitos da compressão causa nos arquivos enviados.

Efeitos da compressão do WhatsApp

Repare na imagem abaixo deste belo bolo Red Velvet

Essa imagem foi tirada com o smartphone Galaxy Note 10+ e foi tratada no app Adobe Lightroom mobile – um preset foi aplicado na imagem. Repare abaixo os dados que detalham este arquivo, informações que o próprio smartphone em que a foto foi tirada revela.

Além dos metadados relacionados à câmera, com informações como a abertura, ISO e exposição, temos dois detalhes que serão determinantes para verificar o efeito da compressão causada pelo WhatsApp: espaço de armazenamento ocupado pelo arquivo e resolução. O arquivo tem 3,53 MB e resolução 2829×3771 pixels.

Peguei essa mesma imagem e a enviei no chat para um amigo pelo WhatsApp. Confira abaixo a imagem após o envio pelo WhatsApp.

Vamos agora para as informações sobre o arquivo:

Os metadados relacionados a câmera sumiram e o tamanho final do arquivo e sua resolução sofreram uma redução significativa. Enquanto o arquivo inicial tinha 3,5 MB e uma resolução de 2829×3771 pixels a foto após a compressão do WhatsApp passou para 106,04 KB e a resolução de 960×1280 pixels.

Evidentemente que, deixando de lado uma análise mais apurada entre os arquivos, a foto que passou pela compressão do WhatsApp ainda tem um resultado satisfatório, pensando nesse universo das redes sociais.

O problema realmente aconteceria caso você precisasse fazer o envio desse arquivo para alguma finalidade em que o arquivo enviado impactará no resultado final, como a impressão, por exemplo. Ou até mesmo se for um arquivo bruto que irá passar por um processo de uma pós-edição.

Teste da função do WhatsApp de seleção de qualidade de envio

Quero passar agora para uma segunda etapa dessa análise da compressão do WhatsApp. Destacando um recurso que foi liberado este ano dentro do aplicativo. A função que permite escolher qual será a qualidade do envio de fotografias – que, em teoria, muda a qualidade final da foto enviada. São três opções: economia de dados, qualidade alta e automático.

Essa função de escolher a qualidade do envio é encontrada em configurações >armazenamento e dados > qualidade das fotos.

Mas será que na prática muda alguma coisa? Vamos verificar.

Recorri novamente a fotografia do bolo Red Velvet que vimos acima. Peguei a imagem inicial – o arquivo de 3,5MB, e enviei pelo WhatsApp três vezes. Cada envio foi aplicado um dos três modos de qualidade de envio de fotos do WhatsApp: economia de dados, qualidade alta e automático.

O resultado foi surpreendentemente ruim. Independente do modo de qualidade escolhido o arquivo final ficou do mesmo jeito daquele já tínhamos visto acima com a compressão do envio através da galeria.

O arquivo final ficou com 106,04 KB e resolução 960 x 1280 pixels. Portanto, até a publicação desta matéria, essa nova função do WhatsApp ainda não cumpre sua função de envio de imagens em alta qualidade.

Como enviar fotos ou vídeos no WhatsApp sem perder qualidade

Até o presente momento, a única forma de enviar fotos e vídeos pelo WhatsApp sem que a qualidade do arquivo seja comprimida é através da função documentos do aplicativo. Abaixo está o passo a passo para Android e para o iOS

Enviando fotos ou vídeo sem perder qualidade no Android

  1. Abra o WhatsApp e selecione o contato que receberá o arquivo;
  2. Na tela da conversa, clique no ícone do clipe, você terá acesso as sessões para envio de arquivos;
  3. Ao invés de clicar em galeria, o modo tradicional de envio de imagens, clique em documento;
  4. Agora você terá que navegar pelos arquivos internos e escolher o que será enviado
  5. Diferentemente do modo tradicional, que a imagem aparece já com um pequeno preview, o envio de arquivos, pelo anexo, gera uma outra forma de visualização, uma caixa com o nome do arquivo e o tamanho do arquivo.

Enviando fotos ou vídeos sem perder qualidade no iOS

No sistema dos dispositivos da Apple o procedimento é um pouco diferente

  1. Entre no aplicativo fotos e clique em selecionar;
  2. Selecione o arquivo que será enviado;
  3. Desliza para a direita e clique em salvar arquivos;
  4. Selecione a opção iCloud e clique em adicionar;
  5. Agora abra o WhatsApp e escolha o contatp que receberá o arquivo;
  6. Toque no ícone de + e escolha a opção documento;
  7. Clique em explorar, escolha a foto ou vídeo que você deseja enviar. Caso queira enviar mais de uma clique em selecionar;
  8. Clique em enviar.

 

Aproveite para conferir outras matérias interessantes relacionados ao WhatsApp aqui no Hardware.com.br:

Proteja sua conta! Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

Como utilizar duas contas do WhatsApp no mesmo celular

Aprenda como converter áudio do WhatsApp em texto

Como baixar figurinhas para o WhatsApp?

Como criar figurinhas para o WhatsApp

Como acelerar áudios do WhatsApp

Como transferir figurinhas do Telegram para o WhatsApp

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X