Como criar GIFs a partir de vídeos

Como criar GIFs a partir de vídeos

Os GIFs são uma tendência na Web que está realmente aumentando e todas as redes sociais estão completamente invadidas dessas imagens animadas. Neste guia iremos te mostrar como criar GIFs a partir de vídeo. Existem várias ferramentas na Web que permitem executar esse procedimento de uma maneira muito simples e também aplicativos gratuitos para Android e iOS que podem fazer a conversão.

Como criar GIFs a partir de vídeos (online)

Uma opção muito boa e totalmente online para realizar a conversão de vídeos em GIFs é o Giphy, a maior plataforma do mundo de GIFs, um verdadeiro repositório recheado das imagens animadas que são tendência no mundo. Para usar esse serviço, basta conectar-se ao site oficial e, depois de abrir o link para o site, você perceberá que existem algumas caixas que permitem dar vida ao seu GIF.

Se você deseja criar seu GIF a partir de um vídeo no seu computador, clique no botão create, localizado no canto direito superior da tela inicial . Os requisitos para o upload de um vídeo é que ele não exceda 60 segundos e 100 Mb de espaço. Além disso, os formatos de vídeo suportados são MP4, MOV, MPG e M4V. Você também precisará fazer login, usando sua conta da Apple ou Facebook, para poder realizar a conversão.

Depois de adicionar o vídeo do seu dispositivo ou colar o link, você será direcionado automaticamente para uma seção do editor de GIF. Na verdade, você pode selecionar o ponto de início ou a duração do seu GIF, usando os indicadores horizontais ou os campos numéricos. Depois de definir esses parâmetros, clique no botão “continue to decorate”.

Nesta próxima tela, você poderá decorar seu GIF com algumas ferramentas disponibilizadas, será possível adicionar legenda e também alterar o estilo e animação do texto adicionado. Você também consegue adicionar adesivos para aplicar ao seu GIF, assim como desenhar livremente no Gif e aplicar filtros à imagem (como preto e branco ou sépia), para alterar os tons de cores do GIF.

Quando terminar a edição, você poderá fazer o upload do GIF no banco de dados do Giphy, e caso queira que seu GIF fique bem indexado poderá adicionar tags. Conclua o processo clicando em Upload to Giphy. Fique tranquilo caso você não queira que seu GIF fique público no site, basta apenas alterar na sessão Public de on para off.

Após o GIF ter sido enviado, você conseguia acessá-lo pelo link dedicado no próprio site do Gipy ou baixá-lo diretamente para o seu dispositivo. Você também pode compartilhá-lo diretamente nas redes sociais usando os botões de compartilhamento encontrados sob o título Compartilhar .

O Giphy também conta com seu aplicativo oficial, o Giphy Cam, disponível para Android e iOS, que também pode cuidar desse processo de conversão. Outra opção de serviço gratuito para a conversão é pelo site Imgflip.

Como criar GIFs a partir de vídeo no smartphone (Android e iOS)

O primeiro aplicativo que sugiro que você use para criar seus GIFs de vídeo é o ImgPlay . Este aplicativo está disponível gratuitamente para dispositivos Android (via PlayStore ) e iOS (via App Store ). Depois de baixar e instalar o aplicativo no seu smartphone, toque em abrir para começar a usá-lo. Se aparecerem pedidos de permissão, aceite-os.

A tela principal do aplicativo mostra todos os conteúdos multimídia presentes na memória do seu dispositivo. Toque no texto na parte superior e selecione Vídeo para GIF (o aplicativo também permite Fotos para GIF e a edição de GIFs). Agora procure o vídeo na memória do dispositivo que você deseja realizar a conversão.

Agora selecione a miniatura do vídeo que você deseja converter para GIF para iniciar o processo. Você também pode alterar a duração do seu GIF e sua velocidade de reprodução. Você também pode adicionar texto ou filtros usando os ícones na barra inferior. Depois de concluir sua personalização, toque no botão superior direito Próximo . Agora seu GIF está pronto e você pode decidir se deseja salvá-lo no seu dispositivo ou compartilhá-lo externamente em suas redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas. O aplicativo insere uma marca d’água, para a remoção é preciso passar para o modo pro.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X