Como consultar o CPF no Serasa, SPC e SCPC

Como consultar o CPF no Serasa, SPC e SCPC

Em situações em que você deseja pedir um empréstimo ou solicitar um cartão de crédito a análise do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) o resultado de uma análise prévia desse documento é determinante para prosseguir ou não com a solicitação, caso você esteja negativado, popularmente como “nome sujo” é bem provável que você tenha que adiar esse plano de um novo cartão ou empréstimo. Será necessário regularizar as pendências relacionadas ao seu CPF.

De acordo com dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) atualmente cada consumidor brasileiro considerados inadimplentes deve, em média, R$ 3.277,74. Quando você faz alguma solicitação que exija essa análise do seu CPF bancos e empresas consultam os três principais bancos de dados das organizações de proteção ao crédito: Serasa, administrada pela Serasa Experian, SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), administrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), administrado pela Boa Vista Serviços.

Não há um prazo mínimo estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor para que o nome do consumidor seja enviado para a lista de inadimplentes de algum dos três bancos de dados que citamos acima. Antes de negativar o CPF a empresas são obrigadas por lei a informar o cliente sobre a pendência e propor acordos – esses acordos costumam ser um valor mais baixo da dívida final com uma flexibilidade para o pagamento (parcelamento).

É comum que as empresas aguardem ente 30 a 60 dias para incluir o nome do cliente na lista de inadimplentes, e após a dívida ser quitada o nome é retirado do banco de dados de negativados em até cinco dias uteis. O nome pode ficar negativado por até cinco anos, passado esse período a dívida é prescrita.

Você pode consultar facilmente a situação do seu CPF no Serasa, SPC e SCPC pela internet. Durante o processo de consulta você deve realizar o processo em cada um desses órgãos tem informações distintas sobre um conjunto de empresas, então pode acontecer do seu nome não constar como negativado no Serasa mas aparecer dessa maneira no SPC ou SCPC. Abaixo você confere como consultar o CPF em cada um desses três bancos de dados:

SCPC

O SCPC é Serviço Central de Proteção ao Crédito, administrado pela Boa Vista Serviços, criado em 1955, este é o serviço de proteção ao crédito mais antigo do Brasil. Sua base tem mais de 200 milhões de CPFs cadastrados, cerca de 180 milhões de consultas são realizadas mensalmente na plataforma. Quase 60 milhões de consumidores são marcados atualmente como inadimplentes no SCPC.

Para verificar a situação do seu CPF na base de dados do SCPC é bem simples, basta apenas que você acesse o site Consumidor Positivo, crie um cadastro. Este cadastro é gratuito. Além de consultar o seu CPF você também terá acesso ao que a plataforma chama de Score. Esse score é uma pontuação que serve como parâmetro para que instituições financeiras neguem ou aceitem sua solicitação em alguma operação, como empréstimo. A pontuação determina os riscos que a empresa terá, se você é ou não um bom pagador.

Serasa

Administrado pela Serasa Experian, o Serasa tem uma base de mais de 180 milhões de CPFs cadastrados e cerca de 65 milhões de consultas são realizadas todo mês em sua plataforma. Quase 60 milhões de consumidores estão inadimplentes a plataforma do Serasa.

Além da consulta pelo site Serasa Consumidor, similar ao que vimos anteriormente com o SCPC, com a exigência de um cadastro, o Serasa também permite que a consulta seja realizada por um aplicativo, o Serasa Consumidor, disponível para Adroid e iOS. Além da consulta, o aplicativo acompanha a situação do seu Serasa Score e verifica as dívidas e pendências em aberto.

Segundo o Serasa o principal setor que o brasileiro tem pendencia é o de bancos e cartões (28,6%/ abril de 2019), seguido por utilidades (20,2%) e telefonia (12,1%).

SPC

Por último temos o SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, administrado pela Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), que conta com uma base de mais de 180 milhões de CPFs cadastrados. Atá o ano passado era a única entre esses três serviços de consulta que cobrava uma taxa (R$ 9,90 para verificar a situação do CPF. Felizmente isso mudou, a consulta agora pode ser realizada de forma gratuita. Basta acessar o site oficial da plataforma a realizar o cadastro.

 

Além do aplicativo do Serasa que permite a consulta do CPF em sua base, há outros dois bons apps que também vale menção. O primeiro é o Guia Bolso, esse aplicativo, através da sua função Radar CPF, mostra a situação atual do seu CPF, com base nos dados do SCPC. O app ainda consegue mostrar as últimas consultas realizadas por instituições financeiras ao seu CPF. A segunda recomendação é o Pessoa Física, app da Receita Federal. Ele verifica a situação do seu CPF junto ao órgão.

 

Você também deve ler!

Proteja sua conta! Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

Como restaurar seu celular Android para as configurações de fábrica

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X