À época do lançamento, um dos recursos mais badalados do Windows 11 foi a compatibilidade com apps Android. No entanto, a funcionalidade não foi disponibilizada no lançamento do sistema. Ela está sendo liberada aos poucos. Por enquanto, o Windows Subsystem for Android foi liberado apenas para desenvolvedores e para os membros do programa Insider nos Estados Unidos.
O Windows Subsystem for Android possui um kernel Linux e roda um sistema operacional baseado no AOSP (Android Open Source Project). Além disso, ele roda numa máquina virtual, o que possibilita que os apps Android e a plataforma da Microsoft se comuniquem.
Leia também
Como atualizar para o Windows 11
Aplicativos Android no Windows 11 exigirão pelo menos 8 GB de RAM
Isso foi possível graças a uma parceria da Microsoft com a Amazon Appstore. Mas é possível fazer sideloading e instalar outros aplicativos para Android. Conheça a ferramenta WSATools, que promete simplificar o processo de instalação de aplicativos Android no Windows 11.
Você pode baixar o WSATools na Microsoft Store. Esse utilitário dispensa a necessidade de usar linhas de comando ou de instalar o Android Debug Bridge. Ou seja, ele faz todo o trabalho “sujo” que é necessário para a instalação de apps Android. De qualquer maneira, você precisa cumprir esses três requisitos para instalar a ferramenta:
- Ter o Windows Subsystem for Android instalado em uma build compatível do Windows 11;
- Ativar o Modo Desenvolvedor (Developer Mode);
- Ativar a depuração USB (debugging).
Prontinho! Depois disso, você pode instalar arquivos APK do Android no Windows 11. Os repositórios mais famosos são o APKMirror e o APKPure. Eles disponibilizam o APK de milhares de aplicativos Android. Mas, cuidado redobrado se você decidir fazer isso para não acabar instalando algum malware no PC.
É importante mencionar também que os apps do Google provavelmente não funcionarão corretamente. O motivo disso é porque o Windows não possui o Google Services Framework.
A WSATools acaba sendo uma ferramenta bem interessante para fugir da limitação da Amazon Appstore. A loja da gigante do varejo conta com cerca de 500 aplicativos compatíveis com o Windows 11. Portanto, fatalmente uma ou outra opção não estará disponível para os usuários. Para burlar essa limitação é que existe o sideloading, ou seja, a instalação de um aplicativo direto do arquivo (APK), sem precisar passar por uma loja.
500 aplicativos é um valor muito baixo quando pensamos no mercado como um todo. A própria Amazon Appstore possui mais de 460 mil apps. E a Google Play, por sua vez, abriga mais de 3,4 milhões de apps. 500 não é nem uma gota no oceano.
Fonte: Liliputing