O Windows 10 continua recebendo atenção da Microsoft. A ferramenta de busca do sistema foi totalmente redesenhada e também ganhou algumas funções que antes eram exclusivas do Windows 11. Dentre eles estão os quadros dinâmicos, cujo conteúdo é baseado nas pesquisas do usuário. Sem falar no design minimalista e muito mais bonito.
Leia também
Windows 10: grandes atualizações serão feitas apenas anualmente
Função do Windows 11 para otimizar jogos vai ser lançado também no Windows 10
Nova ferramenta de busca do Windows 10
A nova ferramenta de busca do Windows 10 pode ser acessada pelo menu Iniciar, assim como acontece no Windows 11. O menu Iniciar é dividido em duas partes. Do lado esquerdo você vê os programas instalados e do lado direito os quadros dinâmicos. Neles você verá imagens diversas e também as pesquisas que estão em alta no mundo todo.
Além disso, você pode continuar usando a ferramenta de busca para procurar por pastas, arquivos e programas instalados. Só que agora você pode visualizar conteúdos atualizados de maneira automática, a depender da sua atividade online.
Apesar das mudanças, é importante deixar claro que a nova ferramenta de busca do Windows 10 não oferece suporte ao feed de notícias da Microsoft. O mais próximo que temos disso são as pesquisas em alta do Bing. Por fim, se o computador pertencer a uma empresa, a área de busca poderá mostrar informações úteis para a companhia, como perfis de funcionários e documentos que todos devem ler.
Não gostou? É só desativar!
Como expliquei nos parágrafos anteriores, os quadros dinâmicos são atualizados de acordo com as suas atividades pessoais. Por isso, caso você queira interromper o compartilhamento de informações, isso é plenamente possível. Para desativar a nova ferramenta de busca do Windows 10 basta ir às configurações do sistema e desabilitá-la.
A novidade ainda não foi lançada para todos os usuários. Está disponível na build de testes 19044.1618 (KB5011543), liberada no programa Windows Insider. As versões estáveis do Windows 10 devem receber a nova ferramenta de busca nos próximos meses. A Microsoft também está trabalhando para deixar a busca do Windows 11 mais rápida e assertiva.
Fontes: Microsoft e Windows Latest