O cenário da publicidade digital está prestes a sofrer uma grande transformação, com o Google enfrentando ameaças significativas ao seu domínio no mercado de anúncios em buscas. Duas forças emergentes estão desafiando a hegemonia da gigante de Mountain View: o TikTok e as tecnologias de inteligência artificial (IA).
Leia também
TikTok vai trazer informações sobre filmes e séries que são mostrados nas postagens
Você sabe quem é o dono do TikTok?
TikTok pode aumentar em 10x sua participação de mercado no segmento de anúncios
O TikTok, popular aplicativo de vídeos curtos, está expandindo sua presença no mercado publicitário ao oferecer às marcas a possibilidade de direcionar anúncios com base nas pesquisas realizadas pelos usuários na plataforma.
Esta abordagem se assemelha ao modelo principal adotado pelo Google, marcando uma mudança significativa na estratégia do TikTok, que anteriormente não permitia a segmentação de anúncios por palavras-chave.
Alguns anunciantes já tiveram a oportunidade de testar esta nova modalidade, com resultados promissores, especialmente nos setores de eletrônicos de consumo, vestuário e beleza. Para participar, as empresas precisam se comprometer com um investimento mínimo de US$ 10 mil mensais durante pelo menos dois meses.
Apesar de atualmente deter apenas 3,4% do mercado de anúncios digitais nos Estados Unidos, o TikTok está em ascensão. Estimativas apontam que a receita publicitária da plataforma deve crescer 38,1% até o final deste ano. A empresa tem informado aos anunciantes que processa mais de 3 bilhões de pesquisas diárias em escala global, demonstrando seu potencial como plataforma de busca.
Pela primeira vez em 10 anos, Google perderá hegemonia no mercado de anúncios
Paralelamente, a inteligência artificial também emerge como uma ameaça ao domínio do Google.
A Perplexity, uma startup de IA apoiada por Jeff Bezos, fundador da Amazon, planeja começar a exibir anúncios em meio às respostas geradas por sua plataforma ainda em outubro. No mês passado, a tecnologia da Perplexity processou cerca de 340 milhões de pesquisas, com 46% delas levando a perguntas adicionais, evidenciando o potencial de alcance do modelo.
Como resultado dessas novas dinâmicas de mercado, espera-se que a participação do Google no mercado de anúncios em buscas nos EUA caia para menos de 50% em 2025, pela primeira vez em mais de uma década. Além do TikTok e da IA, a Amazon também representa uma ameaça significativa, podendo alcançar 22,3% de participação no mercado este ano.
Diante desse cenário desafiador, o Google não está parado. A empresa está permitindo que os anunciantes patrocinem buscas extras geradas por IA, como forma de aumentar a interação entre usuários e marcas, demonstrando sua adaptabilidade às novas tendências do mercado publicitário digital. Afinal de contas, quem não se adapta está fadado a deixar o mercado.
Fonte: Yahoo Finance