Segundo Anatel, TV Boxes piratas podem espionar tela do celular

TV boxes não homologadas, ou seja, piratas, são equipamentos muito comuns no Brasil. Elas são utilizadas de maneira ilegal para acessar canais pagos e serviços de streaming. Apesar da “vantagem” em acessar muito conteúdo pagando “pouco”, elas podem representar um perigo para os usuários.

Um novo relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) verificou a existência de diversas vulnerabilidades nesses dispositivos. Dentre elas, é possível até mesmo espionar a tela do smartphone que esteja conectado na mesma rede. Nos próximos parágrafos você encontra mais detalhes sobre isso.

Leia também
Como fazer uma reclamação na Anatel
O que quer dizer quando um dispositivo é homologado pela Anatel?

TVs boxes piratas são a porta de entrada para hackers

Apreensao de aparelhos de TV Box no Rio e1640294093779.webp?fm=pjpg&ixlib=php 3.3

De acordo com Moisés Moreira, membro do conselho da agência, foram encontrados problemas de segurança graves durante o processo de atualização do aplicativo. Isso permite que, durante o update, os dados sejam alterados por hackers. Com isso, é possível instalar aplicativos maliciosos nas TVs Boxes piratas.

Os técnicos da Anatel também afirmam que terceiros podem ter acesso irrestrito ao dispositivo, inclusive com privilégios de administrador.

Para piorar ainda mais a situação, os dispositivos conectados à mesma rede que a TV box não homologada ficam expostos ao risco de execução remota de aplicativos maliciosos. Dessa forma, é possível capturar imagens da tela e até mesmo gravá-las sem que o usuário perceba.

Os testes foram realizados em conjunto com técnicos da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). Eles incluíram uma “prova de conceito”, ou seja, uma simulação de um ambiente residencial, com celulares, tablets e computadores conectados ao mesmo roteador que a TV box.

Faz tempo que Anatel alerta sobre os perigos de TV Boxes piratas

tv box pirata anatel porto santos.webp?fit=scale&fm=pjpg&h=492&ixlib=php 3.3

Este não é o primeiro caso em que a Anatel testa esses produtos e encontra falhas. Algum tempo atrás, a agência descobriu que alguns aplicativos Android permitem a criação de backdoors. O resultado disso é que é possível monitorar todos os sinais da rede em que a TV box está conectada, incluindo informações pessoais.

Além disso, as TVs boxes piratas podem ser utilizadas para realizar ataques de negação de serviço distribuído (DDoS). Um ataque DDoS utiliza vários dispositivos para acessar um site ou aplicativo ao mesmo tempo. Isso congestiona o servidor e pode tirar o site ou aplicativo do ar por várias horas.

Não é de hoje que a Anatel expõe as inseguranças das TV Box não homologadas. Em 2021, a agência revelou que o modelo HTV, o mais vendido naquele período, vinha com um malware que roubava dados pessoais e os enviava para o exterior. Apesar de todos os alertas, muitos usuários acreditam que a Anatel divulga esses dados por interesse próprio e de outras empresas privadas.

Fonte: Anatel

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!