Qual foi o primeiro vídeo postado no YouTube?

O primeiro vídeo postado pelo Youtube foi “Me at the Zoo”, no dia 23 de abril de 2005 por um dos fundadores da plataforma, Jawed Karim. O vídeo teve apenas 19 segundos e foi seguido pelo segundo vídeo postado no Youtube por apenas algumas horas.

Confira como isso aconteceu, veja o vídeo que ainda está disponível na plataforma e entenda mais um pouco sobre como o Youtube surgiu.

Leia também:

Vídeos com mais de 1 bilhão de visualizações? YouTube criou uma playlist só para eles!
YouTube é a principal fonte de notícias para os brasileiros, revela pesquisa

O primeiro vídeo postado no Youtube

Hoje em dia o Youtube faz parte da internet, e não há como negar. Dificilmente alguém que mexe com internet ou está começando agora a mexer não conhece ou nunca usou a plataforma de vídeos para alguma coisa. Seja ver desenhos, receitas, vídeos engraçados, postagens de seus influenciadores preferidos, jogos, entre muitas outras opções que ela oferece atualmente.

Mas isso muitas vezes traz algumas dúvidas, como por exemplo: qual foi o primeiro vídeo postado no Youtube? Bom, isso aconteceu no dia 23 de abril de 2005, perto das 20 horas, quando Jawed Karim publicou o pequeno vídeo chamado “Me at the Zoo”, que em tradução significa “Eu no zoológico”.

O vídeo tem apenas 19 segundos, é bem curtinho, e mostra o próprio Jawed Karim durante sua visita ao zoológico de San Diego. Uma curiosidade interessante é que é em San Diego que está o quartel-general do Youtube até hoje.

Ficou curioso para conhecer o vídeo? Dá só uma olhada:

Outro detalhe importante nessa história é que Jawed não era um usuário qualquer e sim um dos 3 co-fundadores do serviço, que teve seu início no dia 14 de fevereiro de 2005, ou seja, apenas alguns dias antes da postagem. Além dele, a plataforma foi criada também por Chad Hurley e Steve Chen.

Eles simplesmente se uniram e resolveram registrar o domínio youtube.com, o que acabou dando muito certo. Certamente Jawed não sabia que, ao postar o pequeno vídeo, estaria dando o primeiro passo para uma evolução incrível na história do site e da internet. Isso porque na época que o Youtube surgiu ainda não existia nenhuma plataforma para postagem de vídeos ou streaming. Ou seja, compartilhar um vídeo naquele tempo era bem complicado.

E mesmo hoje em dia, existindo agora vários serviços que trazem esse tipo de serviço e facilidade, o Youtube segue líder nessa categoria, tendo mais de 1 bilhão de horas de conteúdo assistidas diariamente em todo o mundo com mais de 2 bilhões de usuários ativos todo mês.

O vídeo está disponível até hoje

O pequeno vídeo “Me at the zoo” ainda está disponível no Youtube para quem quiser assistir, e hoje em dia já tem mais de 238 milhões de visualizações e mais de 11 milhões de comentários.

Ainda existem mais curiosidades acerca dele, como o fato de ter sido o único vídeo que Karim tenha postado na plataforma e que o segundo vídeo do Youtube foi postado poucas horas depois, por um usuário chamado “mw”. Esse vídeo se chama “My Snowboarding Killz” (Minhas habilidades no snowboard) e também ainda está disponível na plataforma mostrando que o título é ligeiramente irônico. Confira:

Youtube surgiu a partir da ideia de postar vídeos polêmicos

A história por trás da criação do Youtube era desconhecida há algum tempo, o que fez com que várias teorias começassem a surgir. Uma delas afirma que eles queriam apenas uma plataforma para colocar vídeos engraçados e se divertir um pouco. Essa teoria afirma que Chen e Hurley tinham filmado alguns vídeos que eles acharam engraçados em uma festa e queriam compartilhar, e daí a ideia.

Porém Karim nega que isso aconteceu.

Os três amigos eram funcionários do PayPal na época, e de acordo com ele, o Youtube surgiu da necessidade de encontrar provas ou poder rever alguns momentos polêmicos. Um exemplo foi o escândalo envolvendo Justin Timberlake no Super Bowl XXXVIII, que expôs o seio direito da cantora Janet Jackson durante a apresentação de forma acidental.

https://www.youtube.com/watch?v=bdqrooiRS4U

E pelo visto a ideia não era só dele, porque hoje em dia a plataforma ainda é utilizada para essa finalidade, afinal de contas quando algo polêmico acontece, todo mundo corre para o Youtube procurando o vídeo de tal acontecimento. E foi a partir daí que eles tiveram a ideia de criar uma plataforma onde as pessoas poderiam postar qualquer vídeo livremente.

Após ter a ideia, eles começaram a coloca-la em prática em um escritório pequeno que eles alugaram em cima de uma pizzaria e de um restaurante japonês em San Matteo. Inicialmente tiveram um investimento da Sequoia Capital de US$ 11,5 milhões.

O serviço foi ao ar no dia da postagem do primeiro vídeo, em abril, porém o primeiro beta aberto só foi disponibilizado em maio. Sua versão oficialmente estável só ficou pronta em 15 de novembro de 2005.

vídeo do Youtube

A partir daí os números só passaram a crescer. Menos de um ano depois, em julho de 2006, o Youtube já contava com 65 mil vídeos e mais de 100 milhões de visualizações por dia. Foi aí que o Google começou a ficar de olho na plataforma e na sua capacidade. Pouco tempo depois, em outubro daquele ano, a empresa anunciou a compra da plataforma, por um valor de US$ 1,65 bilhão em ações.

Os co-fundadores foram se afastando da plataforma logo no começo. Karim nunca foi um funcionário do Youtube, desde o começo do projeto, então ficou como conselheiro. Chen logo renunciou ao cargo de CTO, e Hurley, que foi quem mais ficou no cargo de CEO, acabou renunciando pouco tempo depois, em 2007, também ficando apenas como conselheiro.

Vídeos mais vistos da plataforma

Atualmente, o vídeo mais visto no Youtube, é o da música infantil “Baby Shark” (e se você já conheceu uma criança que gosta dessa música, vai entender o motivo, já que elas ouvem a todo momento). Em janeiro desse ano, o clipe atingiu uma marca inédita, passando os 10 bilhões de visualizações.

Ele já tinha se tornado o vídeo mais visto do Youtube desde novembro de 2020, e manteve sua posição, só aumentando as visualizações. Dessa forma, ele desbancou Despacito, o clipe da música de Luíz Fonzi. Confira os 10 mais vistos:

Vídeos mais vistos da história do YouTube

  1. Baby Shark Dance (10 bilhões de visualizações)
  2. Despacito (7,7 bilhões de visualizações)
  3. Johny Jonhny Yes Papa (6,1 bilhões de visualizações)
  4. Shape of You (5,5 bilhões de visualizações)
  5. See You Again (5,3 bilhões de visualizações)
  6. Bath Song (4,8 bilhões de visualizações)
  7. Learning Colors – Colorful Eggs on a Farm (4,5 bilhões de visualizações)
  8. Masha and the Bear – Recipe for Disaster (4,48 bilhões de visualizações)
  9. Uptown Funk (4,42 bilhões de visualizações)
  10. Phonics Song with Two Words (4,41 bilhões de visualizações)

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!