YouTube é a principal fonte de notícias para os brasileiros, revela pesquisa

YouTube é a principal fonte de notícias para os brasileiros, revela pesquisa

O que você anda vendo para se manter informado a respeito dos principais acontecimentos do mundo? Há alguns anos, a maioria das pessoas responderia que viam o jornal ou acompanhavam portais de notícias.

Porém, um novo relatório do Reuters Institute mostra que agora o YouTube é a principal fonte de notícias para os brasileiros. A plataforma de vídeos conseguiu superar a concorrência pesada do Facebook e do WhatsApp.

Leia também
06 curiosidades sobre o YouTube

YouTube ultrapassa Facebook e WhatsApp

A edição 2022 do Digital News Report, encomendado pelo Reuters Institute, revela que 43% dos brasileiros entrevistados usam o YouTube para se manterem informados. Isso representa 4 pontos percentuais a mais do que em 2021. Em segundo lugar aparece o WhatsApp, com 41% das respostas. O mensageiro caiu 2 pontos percentuais em relação ao ano passado. Em terceiro lugar aparece o Facebook, que era o líder desta pesquisa até 2021. Ele caiu 7 pontos percentuais.

YouTube subscribers

Não é novidade nenhuma que a TV vem perdendo espaço para a internet em todos os aspectos. E não poderia ser diferente com as notícias. Com a popularização das redes sociais e conexões cada vez mais rápidas, até mesmo as conexões móveis, é natural que os brasileiros gastem menos tempo na frente da TV e mais tempo com seus celulares/computadores.

O relatório mostrou que 64% dos entrevistados usam as redes sociais para se manterem informados. E apenas 55% ainda costumam ver os tradicionais jornais na TV. E essa distância vai ficando cada vez maior ano a ano. Em 2021, por exemplo, as redes sociais já estavam na frente da TV, mas por uma diferença ainda pequena. Era 63% para as redes sociais e 61% para a TV. Agora a diferença é de 9 pontos percentuais.

Facebook perde espaço para outras redes sociais

É interessante também ver a “dança das cadeiras” das redes sociais. Enquanto umas crescem, outras vão perdendo relevância. É o caso do Facebook, que vem perdendo cada vez mais relevância entre os brasileiros. Por outro lado, YouTube, Instagram e TikTok cresceram vertiginosamente.

Facebook

Levando em consideração apenas os relatórios de 2021 e 2022, o Instagram cresceu 5 pontos percentuais na pesquisa. Ele saltou de 30% para 35%, ficando em quarto lugar. O quinto colocado, que é o Twitter, tem apenas 13% de uso. O que é bem impressionante. Em seus primórdios, o Twitter tinha esse viés jornalístico muito mais forte.

E o Twitter está quase sendo ultrapassado pelo TikTok, que estreou na pesquisa do Reuters Institute apenas em 2022 e já exibe 12% de uso.

Porém, é importante salientar que o recorte da pesquisa é bem limitado. A pesquisa entrevistou apenas 2022 brasileiros entre os meses de janeiro e março. É uma amostragem bem pequena e que pode ser facilmente viciada. Mas, se a pesquisa tiver sido bem feita, já dá para termos uma ideia de quais plataformas os brasileiros mais usam para se manterem informados.

Fonte: Relatório Digital News Report (PDF)

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X