06 curiosidades sobre o YouTube

06 curiosidades sobre o YouTube

O YouTube é, hoje em dia, o segundo site mais acessado do planeta. Fica atrás somente do próprio Google. E é inegável a importância da plataforma para milhões de pessoas. Muitas conseguiram fazer fortuna através de seus canais na plataforma. Casos emblemáticos são os de Felipe Neto e Whindersson Nunes, que hoje são celebridades e extremamente ricos.

Neste artigo você verá 06 curiosidades sobre o YouTube que eu tenho certeza que você não sabia. Por exemplo, você sabia que teve gente que foi contra a compra do YouTube pelo Google? Você sabe quais foram os primeiros sucessos da plataforma? E quanto tempo leva para ver todos os vídeos? Essas e outras curiosidades você verá nos próximos parágrafos.

Leia também
Como criar um canal no Youtube
09 curiosidades sobre o Google

01. Primeiro vídeo do YouTube

O primeiro vídeo postado no YouTube data de 24 de abril de 2005, há quase 17 anos. Ele se chama “Me at the zoo”. Trata-se de uma gravação caseira simples de um dos fundadores da plataforma no zoológico de San Diego. No momento de escrita deste artigo, o vídeo já conta com mais de 223 milhões de visualizações.

Por falar nos fundadores do YouTube, ele foi criado por três amigos: Jawed Karim, Chad Hurley e Steve Chen. Na época os 3 trabalhavam no PayPal. A própria ideia que deu origem à plataforma é uma curiosidade sobre o YouTube.

Os 3 amigos haviam marcado um jantar, ao qual Jawed (o rapaz que aparece no vídeo acima) não pôde comparecer. Daí os outros dois amigos começaram a bolar uma ideia de como poderiam compartilhar os vídeos filmados no jantar Aposto que você não imaginava que o YouTube surgiu de uma necessidade tão trivial como essa.

02. Compra bilionária

curiosidades sobre o YouTube

O YouTube foi comprado pelo Google apenas 18 meses depois de sua fundação, no dia 09/10/2006. O valor da transação foi de US$ 1,65 bilhão. Mas o Google não tirou um centavo sequer do bolso. O pagamento foi feito em ações. Ou seja, os 3 fundadores receberam uma quantidade de ações equivalente a esse valor em dinheiro.

O interessante é que o Google tinha um concorrente na época, o Google Vídeo. Mas o YouTube era muito mais popular. Outro curiosidade sobre o YouTube é que o vídeo que convenceu a empresa a comprar a plataforma foi um cover da música “As Long As You Love Me”, da banda Backstreet Boys. A música era cantada por dois garotinhos chineses.

A executiva à frente do Google Vídeo, na época, Susan Wojcicki, explicou: “Aquele foi o vídeo que me fez perceber: ‘Wow, pessoas ao redor de todo o mundo podem criar conteúdo, e eles nem precisam estar dentro de um estúdio‘”. 6 meses depois o YouTube pertencia ao Google. O resto é história.

03. “Eu acho que o Google está louco”

curiosidades sobre o YouTube
Cê é o bichão mermo, né doido?

É muito fácil ser engenheiro de obra pronta. Olhando hoje, 17 anos depois, a compra do YouTube pelo Google parece uma ideia lógica. Mas, na época, nem todo mundo pensava assim.

Por exemplo, no mesmo dia que o Google anunciou a compra do YouTube, um investidor bilionário chamado Mark Cuban (dono da equipe de basquete Dallas Mavericks) escreveu um artigo em seu blog com o título: “Eu acho que o Google está louco”. Ele escreveu: “só um idiota compraria o YouTube, uma empresa com tantas possibilidades de sofrer  processos”.

E, na ocasião, muitos ditos especialistas concordaram com ele. Mas, na época, a argumentação até fazia sentido. Como o Google iria controlar o que os usuários postavam no YouTube? Certamente haveria muitas violações de direitos autorais e de imagem. Hoje sabemos que o Google criou seus próprios mecanismos de regulação e fatura anualmente uma receita bilionária com o YouTube.

04. Os primeiros sucessos

https://www.youtube.com/watch?v=KpU7lsKcL2s

Você sabe qual vídeo alcançou primeiro a marca de 1 milhão de visualizações? Foi um comercial da Nike com o Ronaldinho Gaúcho. No vídeo, ele recebe a nova chuteira da Nike e mostra as suas habilidades com a bola. O vídeo é bem legal, mas é montagem. Ele foi publicado em 2005.

Outro sucesso impactante foi o do cantor sul-coreana Psy que, em 2012, postou no YouTube o sucesso Gangnam Style. Na época ele ultrapassou a música “Baby”, do Justin Bieber, que era o vídeo com mais views. O artista sul-coreano atingiu nada mais nada menos do que 4 bilhões de views!

Para você ter uma ideia, nem os programadores do YouTube acreditavam que algum vídeo ultrapassaria essa marca. E por isso o contador de views do YouTube na época teve que ser reprogramado para mostrar números maiores do que 2 bilhões de views.

Psy só foi ultrapassado em 2017 com o estrondoso sucesso da música Despacito, de Luis Fonsi e Daddy Yankee. A música alcançou 7,4 bilhões de visualizações. E em 2020 tivemos um novo recorde com a canção infantil Baby Shark, que já bateu a marca de 9 bilhões de visualizações.

05. Vídeo com mais dislikes

Acabamos de falar sobre os sucessos. Mas e o vídeo mais odiado da plataforma? Ironicamente, é um vídeo produzido pelo próprio YouTube. Trata-se do YouTube Rewind 2018: Everyone Controls Rewind.

Infelizmente, o YouTube acabou removendo a contagem de dislikes. Mas antes da remoção, o vídeo já contava com mais de 19 milhões de dislikes. Caso você não saiba, o YouTube Rewind é feito todos os anos como uma espécie de retrospectiva com o que mais fez sucesso na plataforma ao longo do ano.

06. Quanto tempo demoraria para assistir todos os vídeos do YouTube?

Essa é uma pergunta bem difícil de ser respondida. Estima-se que a cada minuto são enviados para o YouTube cerca de 500 horas de vídeo!!! Como a quantidade de vídeos só aumenta, fica difícil estimar quanto tempo levaria para ver todos.

Mas dados de 2013 (quase 10 anos atrás) revelaram que, na época, o YouTube tinha cerca de 300 milhões de vídeos. A média de tempo deles era de 3 minutos. Isso nos dá 900 milhões de minutos que você teria que assistir. 900 milhões de minutos = 15 milhões de horas = 625 mil dias = 20.833 meses = 1.736 anos.

Sim, é preciso ter algumas vidas para conseguir assistir todo o conteúdo do YouTube.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X