Para muitas pessoas, outubro de 2021 foi o mês em que o Windows 10 deixou de rodar em seus computadores para dar espaço a mais nova versão do sistema operacional, o Windows 11. Porém, nem todo mundo está animado para seguir com as atualizações da Microsoft. Existe um país que a maioria dos seus moradores já não atualizam o Windows a décadas, estacionando no Windows XP.
A versão de 2001 completou 20 anos na semana passada e ainda é a querida por muitos na Armênia, de acordo com uma pesquisa feita pela StatCounter. No país, a maioria dos computadores de mesa ainda rodam o Windows XP.
Leia também:
Desenvolvedor consegue colocar Google Play Store no Windows 11
AMD e Microsoft liberam patch para correção de problemas no Windows 11
Windows XP segue em disputa com Windows 10 no país
A pesquisa mostra que em setembro de 2021, 53%5% dos computadores desktop na Armênia ainda rodavam primariamente o Windows XP. Em segundo lugar vem o Windows 10, presente em 32,8% dessas máquinas.
Nessa pesquisa ainda não estão inseridos os dados de outubro, então ainda não é possível saber qual a porcentagem do uso do Windows 11 por lá, mas provavelmente não chega nem perto de destronar o Windows XP, que ainda é o preferido da maioria dos Armênios.
Ainda não se sabe exatamente o motivo do Windows XP e Windows 10 continuarem ainda na batalha pela dominância na fatia do mercado a cada mês no país. Ocasionalmente o Windows 10 acaba chegando perto, empatando, as vezes até toma de volta a coroa, mas também não se sabe como, depois de tantos anos, o Windows XP continua subindo e atingindo o topo nessa briga.
A Armênia é um pequeno país que fica localizado entre a Geórgia, Turquia e o Irã, ou seja, entre a Ásia e a Europa. Vale lembrar que o Windows XP já deixou de ter suporte oficial da Microsoft há alguns anos, então não é muito seguro continuar usando o sistema já que está aberto para mais perigos.
A conclusão que se tira disso tudo é que se você ainda não está muito convencido(a) a mudar para o Windows 11 e prefere manter versões mais antigas do Windows, não está só. Claro que o ideal é utilizar versões que ainda contam com suporte e atualizações.
Talvez a Microsoft precise dar um pulinho na Armênia e melhorar um pouco mais a sua estratégia de marketing para o Windows 11 por lá. Lembrando que a empresa atualmente estampou a marca do novo sistema operacional no prédio mais alto do mundo.
Fonte: statcounter