Desenvolvedor consegue colocar Google Play Store no Windows 11

Desenvolvedor consegue colocar Google Play Store no Windows 11

Uma das novidades mais interessantes do Windows 11 é a compatibilidade com aplicativos Android. O recurso ainda não está disponível para a versão geral do sistema operacional e por enquanto apenas quem participa do programa Windows Insider pode ter um gostinho de como ele funcionará.

Já é sabido que no Windows 11 para baixar os aplicativos Android é preciso ter acesso a Amazon AppStore, o que, teoricamente, limitaria o uso no sistema para apenas aplicativos que sejam oferecidos na loja da Amazon. Porém, alguns usuários já estão conseguindo o colocar a Google Play Store no Windows 11 e baixar aplicativos por lá.

Leia também:

Como atualizar para o Windows 11
Windows 11: já é possível testar aplicativos do Android

Baixar Google Play Store no Windows 11 é processo complicado

Windows 11

O processo é uma espécie de gambiarra, então não é feito de forma fácil e nem suportada pela Microsoft. Quem postou essa descoberta foi o perfil ADeltaX no Twitter. Para ter acesso a loja, é preciso utilizar o simulador de Terminal do Windows 11, então é um processo que só pode ser feito por quem realmente entende desse tipo de coisa e não por leigos.

De maneira geral, o hacker conseguiu ter acesso ao subsistema Windows para Android (WSA) e mexeu nele diretamente para permitir o suporte ao Google Play Services e, claro, a loja de aplicativos Android da empresa. Com isso, é possível instalar os aplicativos diretamente de lá.

windows 11

Apesar de não ser uma forma oficial, esse experimento é interessante no sentido de que abre margem para várias possibilidades no futuro. Vale ressaltar, entretanto, que mesmo com o truque, nem tudo está funcionando direito com a Play Store no Windows 11, como já era de se esperar.

Essa compatibilidade acontece devido a uma máquina virtual que está integrada ao Windows 11, então é como se fosse um Android rodando dentro do computador. O responsável pela descoberta inclusive postou um vídeo no Youtube mostrando o passo a passo, porém como já dito, o processo é complicado. Também existe um tutorial no GitHub para quem quiser dar uma conferida.

Vale lembrar que esses processos estão todos em inglês e é preciso estar na versão mais recente do Windows 11 do canal Beta para conseguir o feito.

O que se espera é que com o tempo outras soluções mais fáceis e viáveis comecem a surgir. Por enquanto ainda não há sequer uma previsão de quando essa compatibilidade com aplicativos Android chegará para todos no Windows 11.

Fonte: windowslatest

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X