AMD e Microsoft liberam patch para correção de problemas no Windows 11

AMD e Microsoft liberam patch para correção de problemas no Windows 11

Poucos dias depois do Windows 11 ser lançado, a AMD confirmou que existiam 2 bugs relacionados a seus processadores Ryzen rodando o sistema operacional, que acabavam afetando o desempenho dos computadores em questão.

Os bugs eram ligados ao cache L3 e ao mecanismo de núcleo preferencial, e por isso acabavam afetando o desempenho em single-core. Mas finalmente a solução já chegou, já que tanto a AMD quanto a própria Microsoft já disponibilizaram correções para essas falhas.

Leia também:

Windows 11: já é possível testar aplicativos do Android
Atualização do Windows 11 traz novos emojis e correções de bugs

Bugs afetam o desempenho nos pcs com processadores AMD e Windows 11

processadores AMD e Windows 11

A AMD divulgou no começo de outubro mais informações sobre os bugs. Segundo a empresa, o Windows 11 estava sendo responsável por provocar um aumento na latência do cache L3 em cerca de 3 vezes. A consequência disso é que qualquer aplicativo que fosse sensível ao tempo de acesso a esse subsistema de memória seria afetado, e esses efeitos eram bem notáveis principalmente em jogos de eSports, que apresentavam quedas de 10 a 15%.

Com o Patch Tuesday lançado em outubro pela Microsoft, essa falha se agravou ainda mais, aumentando a latência que antes era de 17 ns para até 31,9 ns.

O segundo bug era relacionado com o núcleo preferencial, ou seja, ele acaba afetando a capacidade dos processadores AMD de identificar quais eram os melhores núcleos para cada tarefa, o que afetava principalmente aquelas que são mais exigentes. Isso porque como eles atribuíam as tarefas a cada núcleo de forma aleatória, acabava prejudicando o desempenho single-core.

As atualizações já foram lançadas pelas empresas

processadores AMD e Windows 11

A boa notícia é que tanto a AMD quanto a Microsoft já resolveram a situação. A AMD lançou um driver para os processadores que é capaz de corrigir o segundo bug, que é a falha na tecnologia de núcleo preferencial. Para quem tiver interesse esse driver pode ser encontrado na página da empresa, clicando aqui.

E para corrigir o primeiro bug relacionado ao cache L3, a Microsoft já liberou uma correção para a versão estável do sistema, já que ela tinha sido disponibilizada primeiramente para os Insiders. A atualização é a KB5006746 e estará presente no Patch Tuesday de novembro. Para quem preferir, já é possível baixa-la manualmente pelo site, clicando aqui.

Fonte: tomshardware

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X