Motoristas criticam reajuste do Uber: não há garantia de aumento no valor das corridas

Ontem publicamos aqui que o Uber resolveu aumentar o preço das corridas em 6,5% como resposta aos aumentos nos valores de combustíveis no país e como uma forma de ajudar os motoristas parceiros a não terem prejuízos com toda essa situação.

Porém, a iniciativa não parece ser suficiente, de acordo com os próprios motoristas. A Frente de Apoio Nacional ao Motorista Autônomo (Fanma) divulgou uma nota onde criticam esse aumento de 6,5% no valor das corridas do aplicativo.

Leia também:

Bibi Mob: Interior de SP cria seu próprio Uber e motoristas levam 95% do valor da corrida
Procon-RJ notifica Uber e 99 por cancelamento recorrente de corridas

Reajuste do Uber não garante mais ganhos para motoristas

Uber

Segundo a Fanma, embora o valor das corridas vá aumentar para os passageiros, isso não significa que os motoristas vão receber mais. A organização vai de encontro com a decisão da empresa, revelando que o Uber “joga com os usuários e motoristas”.

Lembrando que, no e-mail enviado aos motoristas onde revelava o reajuste no preço das corridas, a empresa também afirmou que vai investir R$ 100 milhões no aplicativo aqui do Brasil para garantir promoções e descontos e, com isso, suavizar o impacto desse aumento para os passageiros. Isso foi informado também em uma postagem no site da empresa.

“Sabemos que motoristas estão entre os primeiros a sentir o impacto dos preços recordes dos combustíveis, então estamos implementando essas iniciativas para ajudá-los. Esperamos que essas ações emergenciais colaborem para reduzir os impactos no dia a dia, mas continuaremos ouvindo nossos parceiros, especialmente neste momento”

Porém, eles não especificaram quais tipos de ações serão essas. Enquanto isso, a Fanma criticou a iniciativa e explicou que mesmo com o reajuste, como os motoristas recebem valores que são flutuantes e não fixos, não existe nenhuma garantia de que eles verão um aumento em sua renda.

Uber

Em um trecho da nota, eles revelam que “Até dezembro de 2020, o motorista recebia por km rodado e tempo, e a partir de jan/2021 a Uber faz uma espécie de leilão na oferta das corridas, sendo impossível de o motorista ter uma previsibilidade de seus custos e ganhos, já que a mesma corrida pode ser ofertada por ‘x’ ou ‘xy’, dependendo de vários fatores”

A organização também culpa a empresa por alguns acontecimentos que vêm afetando a sua reputação no mercado como o aumento dos cancelamentos, as longas esperas por um carro e recusas por parte dos motoristas. Eles ainda compararam a iniciativa com a da concorrente 99, que aplicou o reajuste diretamente para os motoristas como uma forma de garantir que eles de fato possam receber mais para suprir esse aumento no valor do combustível.

Hoje em dia, muitos profissionais que trabalham com aplicativos de corridas tiram metade do seu lucro apenas para abastecer seus veículos.

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!