Nesta quarta-feira (27) a Meta, empresa dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, divulgou o relatório financeiro do segundo trimestre de 2022. E pela primeira vez em uma década, a companhia de Mark Zuckerberg teve uma queda no faturamento trimestral. Em comparação com o segundo trimestre de 2021, a queda foi de apenas 1%. É um número pequeno, mas que evidencia ainda mais o atual momento de baixa da empresa.
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Primeira queda de faturamento em 10 anos
A receita total referente aos meses de abril, maio e junho de 2022 foi de US$ 28,82 bilhões. Já no mesmo período do ano passado, a receita da Meta foi de US$ 29,07 bilhões. Desde que a empresa se tornou pública e entrou na bolsa de valores, em maio de 2012, esta é a primeira vez que há uma queda na receita.
Se a queda de 1% no faturamento não assusta, a queda de 36% no lucro líquido preocupa bastante. No segundo trimestre de 2022 o lucro líquido da Meta foi de US$ 6,69 bilhões. Já no mesmo período de 2021 o lucro foi de US$ 10,39 bilhões. Uma diferença considerável. Parece que a ideia de criar um metaverso não foi tão bem recebida assim. De qualquer maneira, Mark Zuckerberg e seus executivos continuam determinados a gastar bilhões de dólares na ideia.
Mas nem tudo está perdido
Entretanto, o cenário não é de terra arrasada. O relatório financeiro mostrou também alguns resultados positivos. Por exemplo, o faturamento da Meta aumentou em relação ao primeiro trimestre de 2022. Nos três primeiros meses do ano a receita total foi de US$ 27,9 bilhões. E como já informamos no início da matéria, o faturamento total no segundo trimestre foi de 28,82 bilhões.
Outro número positivo é a quantidade de usuários diários na família de produtos da Meta. Isso inclui Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram. O aumento foi de 4% em relação ao mesmo período de 2021. Isso significa que, em média, 2,88 bilhões de pessoas logaram pelo menos uma vez no dia em um dos quatro serviços citados acima.
Metaverso dá prejuízo, mas Zuckerberg está confiante
Enquanto isso, o metaverso continua dando prejuízo para a Meta. Ainda referente ao segundo trimestre de 2022, a Facebook Reality Labs (FRL), teve um prejuízo de US$ 2,81 bilhões! Caso você não saiba, a FRL é a divisão da Meta responsável por investimentos em realidade aumentada e virtual.
O prejuízo ainda é grande, mas aos poucos os números vão melhorando. Se formos analisar os sucessivos prejuízos trimestrais da FRL, veremos que eles estão diminuindo. Abaixo você confere o prejuízo dos últimos três trimestres:
- Último trimestre de 2021: prejuízo de 3,3 bilhões;
- Primeiro trimestre de 2022: prejuízo de 2,96 bilhões;
- Segundo trimestre de 2022: prejuízo de 2,81 bilhões.
A despeito disso, Mark Zuckerberg segue confiante no metaverso. Ele disse aos investidores que a sua ideia de metaverso ainda vai levar vários anos para se concretizar. Porém, os gastos bilionários vão ser convertidos em lucros bilionários quando a sua ideia de metaverso começar a tomar forma.
Portanto, a Meta continuará investindo na divisão Facebook Reality Labs e em seus planos para o metaverso. Caso você queira entender um pouco mais sobre o que é esse tal de metaverso, temos um artigo bem completo sobre o tema. Leia:
Fonte: Meta Investor Relations