Meta desenvolve inteligência artificial capaz de traduzir até 200 idiomas

Meta desenvolve inteligência artificial capaz de traduzir até 200 idiomas

A Meta acabou de anunciar um novo modelo de inteligência artificial que visa melhorar as traduções automáticas de conteúdos. O modelo em questão é o NLLB-200. Ele traz suporte a 200 idiomas e uma assertividade na tradução 44% maior do que outras tecnologias parecidas. E para melhorar ainda mais a ferramenta, a Meta disponibilizou o código-fonte no GitHub e vai premiar com US$ 200 mil organizações sem fins lucrativos que demonstrem as aplicações mais impactantes da ferramenta.

O NLLB (No Language Left Behind) é o sistema que a Meta usa para fazer traduções automáticas de conteúdo no Facebook e no Instagram. Com a chegada desse novo modelo de inteligência artificial, as traduções automáticas serão mais assertivas e abrangerão a maioria dos idiomas falados no planeta.

Leia também
Cientistas desenvolvem inteligência artificial que pode prever terremotos
O poder da inteligência artificial: Brasileiros desenvolvem detector de fake news

Traduções automáticas melhores

Para você ter uma ideia, para alguns idiomas africanos e indianos, a inteligência artificial conseguiu fazer traduções 70% melhores! Mas a média de melhoria ficou mesmo em 44%. O que já é incrível e já ajuda bastante para termos traduções com mais lógica e coesão.

Além do NLLB-200, a equipe de inteligência artificial da Meta lançou também o FLORES-200. Trata-se de uma série de dados que vão permitir aos pesquisadores avaliar o desempenho da inteligência artificial em mais de 40 mil direções de linguagem diferentes. O resultado disso serão traduções de alta qualidade em todos os idiomas.

Código-fonte aberto para todos os desenvolvedores

Quanto mais cabeças pensando em um projeto, melhor. Justamente por isso a Meta disponibilizou o código do NLLB-200 e do FLORES-200 no GitHub. Dessa forma, qualquer desenvolvedor ou pesquisador poderá ter acesso à ferramenta e melhorá-la. Eles poderão também implementá-la em suas próprias ferramentas de tradução, o que também ajuda a aprimorar a tecnologia.

Outra maneira encontrada pela Meta para disseminar o uso da nova inteligência artificial é com um belo prêmio em dinheiro. Os pesquisadores, desenvolvedores e organizações sem fins lucrativos que apresentarem as aplicações mais impactantes do NLLB-200 ganharão um prêmio de US$ 200 mil!

É importante ressaltar que as iniciativas das organizações precisam ser focadas em educação, segurança alimentar, sustentabilidade, violência baseada em gênero e outras áreas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Metaverso se beneficiará da inteligência artificial

NLLB-200 será usado em diversas áreas

Obviamente que a Meta usará a sua nova inteligência artificial NLLB-200 também em suas redes sociais (Facebook e Instagram). A tecnologia será aplicada também no desenvolvimento do Metaverso. Porém, a IA poderá ser usada também em outras ferramentas, tais como assistentes de voz e programas para legendar filmes.

Caso você queira ver um pouco dessa tecnologia em ação, a Meta disponibilizou uma página de testes. Lá você encontra várias histórias ilustradas, escritas nos mais variados idiomas. Daí é só escolher para qual idioma você deseja que a inteligência artificial NLLB-200 traduza e é só conferir o resultado. Pelo que pude ver aqui, as traduções ainda não são 100% certeiras, mas nada que comprometa a compreensão do texto.

Fonte: Meta

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X