Empresa com nome Meta está processando a Meta que era Facebook

Empresa com nome Meta está processando a Meta que era Facebook

Em outubro do ano passado, o Facebook resolveu mudar o nome da empresa para Meta, uma mudança que simbolizou principalmente a nova estratégia da empresa que será voltada para o metaverso e as tecnologias de realidade virtual.

Na época essa mudança já trouxe algumas dores de cabeça por conta do nome e da logo, e parece que essa história não acabou ainda. Uma empresa com nome de Meta (Meta.is) está processando a ex-Facebook pelo nome.

Leia também:

Meta desenvolve inteligência artificial capaz de traduzir até 200 idiomas
Empresa brasileira de gestão de investimentos abandona Meta devido ao fracasso em competir com o TikTok

Empresa está preocupada com a toxicidade do Meta

Essa semana, a empresa que é uma instalação de arte chamada de META (ou Meta.is), anunciou que vai processar da empresa de Mark Zuckerberg com uma acusação de violação de marca registrada. Segundo eles, a renomeação da gigante de mídia social para Meta prejudicou a marca deles.

O site da pequena empresa revela um comunicado a respeito do assunto com os dizeres: “Em 28 de outubro de 2021, o Facebook assumiu nossa marca registrada e nome META, que gastamos nosso sangue, suor e lágrimas por doze anos inteiros desenvolvendo. Hoje, depois de oito meses tentando negociar de boa fé com o Facebook, não temos escolha a não ser processá-los”.

meta

De acordo com eles, a principal reclamação acontece principalmente por causa dos grandes escândalos a respeito da privacidade dos usuários que estão acontecendo entre o ex-Facebook e seus usuários, o que faz com que eles tenham ainda mais relutância em compartilhar o nome da marca.

Isso porque seus consumidores poderiam presumir que esses escândalos e essas queixas possam ter alguma coisa a ver com os seus serviços, o que acaba trazendo essa “toxicidade” da empresa de redes sociais.

“A Meta não pode mais fornecer bens e serviços sob a marca META”, argumenta a queixa, “porque os consumidores provavelmente acreditarão erroneamente que os produtos e serviços da Meta emanam do Facebook e que a Meta está associada à toxicidade que está inextricavelmente ligada ao Facebook.”

Mas, apesar da Meta.is ter uma marca registrada e válida do nome, essa batalha não será nada fácil. Isso porque o ex-Facebook já tem uma alta gama de aplicativos de marca registrada desde a mudança do nome até aqui.

Não é a primeira briga judicial do ex-Facebook

Essa não é a primeira vez que a empresa de Mark Zuckerberg enfrenta problemas por causa do novo nome. Eles, inclusive, começaram a aparecer antes mesmo do novo nome se tornar oficial, ainda na época do anúncio.

Uma empresa norte-americana de montagens de PC chamada de Meta PC entrou com um pedido para registrar a marca em agosto, ou seja, antes da mudança oficial. Mas o registro não foi feito e o Facebook pagou uma quantia para cobrir o custo de rebranding da Meta PC.

A logo do Meta também foi fontes de problemas, já que ela já era parecida com o de duas empresas, uma stratup M-sense, e uma agência de marketing e comunicações latino-americana chamada de Milenium Group.

Porém, esses problemas foram contornados pela empresa, mas pelo visto eles não serão os últimos. Por enquanto o Meta/Facebook ainda não se pronunciou a respeito do novo processo movido pela Meta.is.

Fonte: the verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X